ÉTICA, CULTURA E PROPÓSITO NAS EMPRESAS
Compartilho um artigo sobre ética, cultura e propósito nas empresas, baseado na aula de @Marcia Lourenço, tema que foi bastante discutido e ampliado pela participação dos colegas de turma do PFCC23 da Board Academy Br
#BoardAcademy #Ética #Cultura #Conselheiro #Conselho #GestãoDePessoas
Iniciamos esse artigo trazendo a diferença entre Ética e Moral, fundamental para o entendimento de todo o restante do material.
A Ética se concentra na compreensão dos conceitos relacionados ao certo e ao errado, ao bem e ao mal, à virtude e ao vício.
A Moral se refere às normas e valores específicos que uma sociedade ou cultura adota como guia para o comportamento humano.
O ambiente do trabalho é o grande ambiente do exercício da diferença. A ética profissional é respeito ao espaço do outro, e compreensão ao ambiente de trabalho, através da convivência com o poder(hierarquia) e com a diversidade.
Cultura e Valores
“O organograma da empresa diz muito sobre o modelo de poder da empresa (Cultura)”
Cultura Organizacional é a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam uma organização diariamente, no intuito de alinhar o comportamento dos colaboradores ao comportamento esperado pela empresa.
Existem 8 tipos e estágios de Cultura Organizacional de uma empresa, e dependendo do tipo e estágio, as empresas passam por um processo de Mudança Organizacional. Essas mudanças podem ser de forma voluntária, incremental, evolucionária, involuntária, transformacional e revolucionária. Dependendo de como são realizadas (com mais ou menos dor dependendo do tipo), é sempre muito importante avaliar o impacto dessas mudanças em todos os stakeholders.
Agora vamos entender um pouco mais sobre o Estilo Brasileiro de Gestão
Recomendados pelo LinkedIn
· Tem uma grande distância do poder, ou seja, ninguém quer ter responsabilidade
· É baseada em afeição, demonstração de emoções e sentimentos
· As relações pessoais são super importantes e muitas vezes estão em primeiro lugar
· Dificuldades para administrar conflitos abertamente
Como recomendação de leitura, o livro Gestão à Brasileira, da Professora Betania Tanure.
Isso impacta diretamente no modelo de gestão das empresas, pois a cultura brasileira é um dos pilares da Cultura Organizacional. Mais uma vez aqui entra o papel dos Conselhos, procurando entender a cultura local e o modelo de gestão da empresa, assim mudanças organizacionais necessárias serão realizadas com um alinhamento entre Conselho e Gestão.
Propósito
É quando conseguimos criar uma conexão entre nossos Valores e Cultura, e nosso Equilíbrio Profissional e Pessoal. A forma mais eficaz de demonstrar nosso propósito é pelo Exemplo.
Como os Conselhos podem influenciar (Papel dos Conselheiros)
O Conselheiro consultivo deve ser leal, ético, alinhado ao propósito e com a cultura da empresa, e deve fomentar mudanças positivas no meio ambiente aonde atua e transita.
Ele é um agente importante para apoiar a empresa na definição, implantação e vivência de uma cultura saudável e com propósito.
Os membros do conselho devem auditar a cultura, ou seja, sair a campo. Conversar com as pessoas, saindo das salas das reuniões de Conselho.
Devem ouvir com atenção as pessoas da organização, e procurar possíveis problemas na cultura da organização.