Ética Individual e Ética Corporativa
Entende-se que a ética individual deve estar ligada aos nossos valores pessoais, porém baseada em valores fundamentais da sociedade. Com a ética, nos tornamos responsáveis pelos nossos atos, procurando sermos honestos, educados e leais a esses valores.
Ética é uma ciência humana que procura estudar, refinar e estruturar as condutas de um ser humano perante seus semelhantes, pautando-se segundo critérios morais, religiosos e jurídicos vigentes num campo delimitado de tempo e espaço. Norteia o comportamento do ser humano de fora para dentro. Não podemos esquecer que ética e moral tem conceitos diferentes, pois a moral é o conjunto de normas de reprovabilidade ou aceitabilidade de condutas humanas vigentes imperativamente apenas no íntimo de cada pessoa. Norteia o comportamento do ser humano de dentro para fora. Esta é a moral individual.
Em um aspecto geral a ética profissional pode ser definida como um conjunto de normas de conduta que devem ser seguidas no exercício de qualquer profissão, ou seja, uma ação reguladora que age diretamente no desempenho profissional de todas as atividades remuneradas; tem caráter normativo e jurídico de acordo com estatutos e códigos específicos.
Sendo assim, pode-se considerar a ética inerente à vida humana, principalmente na vida profissional, pois cada colaborador independente de sua área de atuação, tem responsabilidades individuais e sociais.
Dentro deste cenário não se pode deixar de levar em consideração o fato que o ser humano sempre estará à mercê de conflitos, pois no cotidiano ele está exposto a situações e condições complexas que tem o poder de fazer com que este indivíduo cometa ações que vão contra o que ele entende por ser uma atitude correta. A partir dessa premissa, o comportamento do colaborador dentro de seu ambiente de trabalho é uma extensão de suas vivencias pessoais e valores morais e éticos.
Em contrapartida a empresa, enquanto uma organização social, deve assumir a responsabilidade de suprir as exigências éticas e morais impostas pela sociedade na qual está inserida, sempre levando em consideração as finalidades da organização. Neste contexto a educação e cuidado em adotar uma postura ética são obrigatórias na estrutura e desenvolvimento da empresa. Se esta busca somente atingir resultados e/ou vantagens imediatas, a probabilidade de sobrevivência desta a longo prazo é quase nula; pois sua conduta antiética irá repercutir não somente no desempenho de seus funcionários e qualidade de seus produtos ou serviços, como também no seu relacionamento com seus clientes e fornecedores. Deste prisma pode-se perceber que a ética isolada não é suficiente para propiciar condição para um bom negócio, mas favorece a credibilidade da mesma no mercado financeiramente e socialmente.
Quando o colaborador está inserido em uma instituição em que são valorizadas a ética e a moral e a busca constante por seu aprimoramento e de seus funcionários, tende a apresentar como recurso humano pessoas motivadas, que vestem a camisa da empresa, com iniciativa, produtivas e engajadas.