Ética profissional: Salvaguarda para o crescimento sistêmico e pessoal
1. Ética, [Do lat. ethica < gr. ethiké.], “Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.”, nas precisas palavras do Mestre Aurélio.
2. Ética: cinco letras, pequena palavra, porém de elevado alcance social e moral. Sem a observância da ética em nossas relações, sejam pessoais ou profissionais, os atos ficam destituídos de conteúdo, de força vinculante, de moral.
3. Ultimamente temos observado uma perda gradativa da aplicação da ética nas relações interpessoais com consequências nefastas para a vida pública e privada. Atos escandalosos ocorrem todo dia, seja envolvendo representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sejam representantes da sociedade civil.
4. Para o grande jurista e filósofo, KANT, a ética formal se opõe a qualquer ética material, não podendo a moral basear-se na experiência, devendo o juízo moral ter validade absoluta, já que é um imperativo categórico.
5. Desta forma nas relações profissionais devemos nos ater aos preceitos morais e da ética, também nas relações pessoais, pois assim estaremos construindo em bases sólidas e indestrutíveis o nosso bom nome, a nossa vida pregressa, presente e futura.
6. Que saudades dos tempos em que bastava “o velho e bom fio de bigode” a garantir as relações comerciais. Época em que a palavra tinha “força de lei”, obrigava ao seu cumprimento. Isto é ser ético. Cumprir com o pactuado, acordado, apalavrado e escrito. Isto é construir uma relação sólida.
7. No conturbado século XXI, a palavra não tem valor, o próprio escrito é discutido. Pessoas sem ética contratam operações para depois no vencimento, alegarem um sem número de motivos para não honrarem o que acordaram. Pessoas sem ética relacionam-se dizendo amigas e quando não estamos presentes, demonstram o seu verdadeiro ser: cruel e sem ética.
8. Profissionais das mais variadas especialidades se comportam sem ética nos relacionamentos com os seus clientes, com os seus colegas de profissão e com a própria sociedade. Buscam somente o lucro fácil, não importando a origem de seus ganhos. Alguns chegam ao cúmulo de “copiar”, plagiar trabalhos alheios como se seu fossem, divulgando informações alheias como se sua autoria para “colher os louros da vitória fácil”, esquecendo-se do trabalho voluntarioso realizado pelos que têm ÉTICA.
9. Portanto caros cooperativistas, no nosso negócio ÉTICA É TUDO.
10. Como uma cooperativa pode avançar, crescer, produzir frutos se não for ética em seus relacionamentos com os cooperados, com a sociedade, com os poderes constituídos? Lado outro a recíproca é verdadeira: como os cooperados poderão cobrar ética dos negócios sociais, se muitas vezes são os primeiros a não colocarem em prática este valioso bem ao não cumprirem com o que acordaram, ao não trabalharem para o crescimento da sua organização cooperativa.
11. Finalizando rogo a todos que não se esqueçam de serem ÉTICOS, de praticarem a ÉTICA em todos os momentos de sua vida, de incentivarem a ÉTICA, de cobrarem que todos sejam ÉTICOS.
Parcerias em E.S.G. / LGPD / Educação de Segurança / Cliente Oculto / Transporte Sigiloso de Bens / Proteção de Pessoas Ameaçadas / Serviços Secretos Privados.
7 aCaro Paulo Braga. Excelente convocação aos Éticos para que não deixem barato. Abs forte. Moretzsohn