Índia inaugurou a maior usina de energia solar do mundo!
Imagens foram liberadas mostrando o tamanho de uma nova usina de energia solar no sul da Índia. A instalação em Kamuthi, Tamil Nadu, tem uma capacidade de 648 MW e cobre uma área de 10 km2.
Isso o torna a maior usina de energia solar em um único local, levando o título da Fazenda Solar Topaz na Califórnia, que tem uma capacidade de 550 MW.
A planta solar, construída em oito meses impressionantes e financiada pelo Grupo Adani, é limpa diariamente por um sistema robótico, carregado por seus próprios painéis solares.
A plena capacidade, estima-se produzir eletricidade suficiente para alimentar cerca de 150.000 casas. O projeto é composto de 2,5 milhões de módulos solares individuais, e custou US $ 679 milhões para construir.
A nova planta ajudou a deslocar a capacidade solar total instalada da Índia em toda a marca de 10 GW, de acordo com uma declaração da empresa de pesquisa Bridge to Índia, unindo apenas um punhado de países que podem fazer essa afirmação.
À medida que a energia solar aumenta, espera-se que a Índia se torne o terceiro maior mercado solar do mundo a partir do próximo ano, depois da China e dos EUA.
Apesar da indústria de energia solar em rápido crescimento, a Índia ainda precisará aumentar sua absorção de painéis solares se quiser alcançar os objetivos ambiciosos estabelecidos pelo governo.
Em 2022, a Índia pretende alimentar 60 milhões de casas ao sol. Faz parte do objetivo do governo de produzir 40% de sua energia a partir de combustíveis não-fósseis até 2030.
Este objetivo foi elogiado por grupos ambientalistas e espera-se também ajudar a reduzir o problema do país com a qualidade do ar. No início deste mês, o nível de poluição na capital Nova Delhi atingiu seus piores níveis em 17 anos.