Novo destino para as garrafas PET
As garrafas de plástico descartadas poderiam ser usadas para construir estruturas de concreto mais fortes e flexíveis, desde calçadas e barreiras de rua até prédios e pontes, de acordo com um novo estudo.
Os estudantes de graduação do MIT descobriram que, ao expor os flocos de plástico a doses pequenas e inofensivas de radiação gama, pulverizando os flocos em pó fino, eles podem misturar o plástico irradiado com pasta de cimento e cinzas volantes para produzir concreto que é de até 15% mais forte que o concreto convencional.
O concreto é, depois da água, o segundo material mais utilizado no planeta. A fabricação de concreto gera cerca de 4,5 por cento das emissões de dióxido de carbono induzidas pelo homem. Substituir mesmo uma pequena porção de concreto com plástico irradiado poderia, assim, ajudar a reduzir a pegada de carbono global da indústria de cimento.
A reutilização de plásticos como aditivos de concreto também pode redirecionar velhas garrafas de água e refrigerante, a maior parte do qual terminaria em um aterro sanitário.
"Há uma enorme quantidade de plástico que é aterrado anualmente", diz Michael Short, professor assistente do Departamento de Ciência e Engenharia Nuclear do MIT. "Nossa tecnologia tira o plástico do aterro sanitário, trava-o em concreto e também usa menos cimento para fazer o concreto, o que faz menos emissões de dióxido de carbono. Isso tem o potencial de retirar os resíduos de aterro plásticos do aterro sanitário e para os edifícios, onde realmente poderia ajudar a torná-los mais fortes ".
A equipe inclui Carolyn Schaefer '17 e MIT Michael Ortega, que iniciou a pesquisa como um projeto de classe; Kunal Kupwade-Patil, cientista de pesquisa no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental; Anne White, professora associada do Departamento de Ciência e Engenharia Nucleares; Oral Büyüköztürk, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental; Laboratório Nacional Carmen Soriano de Argonne.
"Esta é uma parte do nosso esforço dedicado em nosso laboratório para envolver estudantes de graduação em experiências de pesquisa pendentes lidando com inovações em busca de novos materiais melhores e concretos com uma classe diversificada de aditivos de diferentes substâncias químicas", diz Büyüköztürk, diretor do Laboratório para Ciência da Infra-estrutura e Sustentabilidade. "Os resultados desse projeto de estudantes de graduação abrem uma nova arena na busca de soluções para infraestrutura sustentável".
Analista de Planejamento e Performance | Business Intelligence | People Analytics | Data Analyst | Supply Chain
6 aAceito fazer parte da equipe da Votorantim Cimentos que irá iniciar este projeto através de Benchmarking com a MIT (Massachusetts Institute of Technology); para melhorar o Brasil e o Mundo.