#04 - Divertida Mente e a Inteligência Emocional
Na animação Divertida Mente, por grande parte da vida de Riley (protagonista) se encontra feliz na cidade em que mora com seus pais, porém ao completar 11 anos, algumas mudanças fazem com que sua vida saia do "controle".
Riley se vê confusa diante de suas emoções que também começam a mudar com frequência, principalmente quando a alegria que sentiu na maior parte da sua infância, não se encontra tão presente assim.
Com esta animação, trouxe 4 aprendizados que podemos para desenvolverem um olhar mais profundo em torno de nossas emoções.
1- Todas as emoções importam
No filme, existe uma grande preocupação em manter a garota Riley feliz. A alegria está sempre trabalhando constantemente para manter a garota sempre feliz, e dessa formas as outras emoções como tristeza e raiva acabam sendo bloqueadas. Aqui podemos perceber que principalmente a tristeza acaba sendo evitada o tempo todo. Mas após fugir de casa, guiada pela raiva, a menina fica confusa em suas decisões. E quando ela volta para casa, quem assume os controles é a Tristeza, e de uma forma bastante positiva.
Mas não devemos nos esquecer que muitas coisas boas podem surgir de emoções consideradas negativas. Elas nos fazem refletir sobre nossos erros e medos, transformando-se em lições importantes para nosso crescimento. Como por exemplo, sentir raiva é uma emoção de justiça também, que nos impulsiona a mudar algo que esteja errado.
Haverão momentos de tristeza que são fundamentais para nos moldar como seres humanos. e, precisamos acolher essas emoções no lugar de apenas tentar fugir do que é desagradável.
Se permita viver, entendendo que não é preciso reprimir os seus sentimentos, mas sim caminhar passo a passo em busca de um equilíbrio, que te permita aproveitar ao máximo o seu dia a dia respeitando cada uma de suas emoções.
Aceitar cada tipo de emoção, com harmonia entre elas é atingir maturidade. Lembrando que ser feliz, não significa estar alegre o tempo todo.
2- Não se apegue ou desapegue das memórias, apenas aprenda com elas.
É natural que certas recordações sejam esquecidas com o passar dos anos. No filme, esferas que não são utilizadas vão parar num lixão e viram poeira com o tempo. Mas isso também é algo importante para lidar com situações traumáticas. Assim podemos apagar alguns fatos, seguir em frente e lidar com a situação da melhor maneira possível.
Não se apegue em situações ruins, não deixando que essas memórias afetem seus sentimentos a longo prazo. É normal se sentir mal, sentir tristeza, frustação, ódio no início de um acontecimento desagradável, mas não é legal e saudável deixá-las dominar sua vida.
3- Ignorar nossas emoções é ignorar o quem somos
Em Divertida Mente, as recordações são as memórias base, são aquelas esferas em que estão guardados os momentos especiais da vida de Riley. Outras recordações, porém, são muito importantes e determinam boa parte de nossa personalidade pelo resto da vida, e elas só são possíveis quando não ignoramos as nossas emoções.
Neste contexto, que não esquecemos nossas recordações base, um aprendizado em família, uma lembrança da época de escola, tudo isso muda nosso pensamento e percepção daquilo que somos ou queremos nos tornar.
4- As crises levam ao autoconhecimento
A crise é uma maneira de nos levar ao autoconhecimento e reconhecer padrões que estão por trás do jeito que você reage ao mundo.
Raiva, injustiça são tipos de crises que representam um turbilhão de afetos com os quais não sabemos lidar. Mas esses instantes são essenciais para o crescimento da protagonista e também para o nosso crescimento individual.
Crises são oportunidades para encararmos o mundo de outra forma e para nos redescobrirmos. Mas antes é necessário dar atenção a esses sinais e investigá-los para evoluir enquanto seres humanos, permitindo que aos poucos possamos nos libertar das repetições que nos bloqueiam a superar nossos limites.
Quando se deparar com uma crise, seja ela qual for, tente tirar algo bom, de crescimento dela.
A maior lição de Divertida Mente que fica é: Não é preciso reprimir seus sentimentos, apenas busque a harmonia entre eles. Todos os sentimentos tem um papel fundamental em sua trajetória, saiba retirar o que é bom de cada um deles.
Gostaram do artigo e animação de hoje? Deixe nos comentários a sua opinião 😁
➔ Sobre os artigos
Todas às quartas-feiras, é publicado aqui no LinkedIn, um artigo sobre os clássicos da Disney e as suas lições para nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal.
➔ Sobre a autora
Graduada em Publicidade e Propaganda, especialista na área de Marketing e Comunicação e, corriqueiramente envolvida com Design Gráfico e entretenimento. Apaixonda por animaçâo e tudo sobre o universo Disney.
Seguros | Sinistro | Atendimento | Analista
3 aLillian Pheodora que texto !!!!!! Está incrível!!! Parabéns!!! Obrigada por aceitar minha sugestão! Buscando a felicidade, as emoções ruins certamente vão existir, mas passarão mais rápido, dando novas oportunidades as alegrias. Bjsss