#05 - Os 3 pilares de um negócio de sucesso

#05 - Os 3 pilares de um negócio de sucesso

Quando entramos no mundo do empreendedorismo, passamos a achar que apenas uma mentalidade focada em inovação é o que vai criar um negócio promissor. 

A verdade é que não é bem assim.

Se apenas uma mentalidade inovadora fizesse negócios chegarem ao sucesso, a taxa de unicórnios estaria crescendo de maneira descontrolada em todo mundo.

Na verdade, acredito que o que faz um negócio evoluir de maneira consistente não se limita apenas a um ou dois fatores. 

Se analisarmos com calma, veremos que uma série de ações feitas em conjunto é o que permite empresas crescerem saudáveis e consistentes. 

Atualmente, sendo CEO de uma empresa de tecnologia que, por aproximadamente 5 anos cresceu sem nenhum investimento externo, trago alguns pilares que considero essenciais nesse crescimento.

Vale lembrar que todos esses pilares funcionam muito bem quando são trabalhados juntos.


1 - Pessoas

As pessoas devem ser a base de qualquer negócio. 

Se pararmos para pensar, até um negócio Business-to-business (B2B) também acaba sendo voltado para pessoas, pois os decisores que tomarão decisões sobre os fornecedores e parceiros também são pessoas.

E, observando de um cenário mais macro, gestores, colaboradores, clientes e prestadores de serviços também se encaixam nessa categoria.

Por isso, acredito que para criar um negócio extraordinário e com sucesso no longo prazo, devemos ter pessoas extraordinárias envolvidas.

Além disso, as pessoas também devem estar alinhadas com a visão do negócio, seja de curto ou de longo prazo.

Por exemplo, aqui na AutoForce, buscamos profissionais e parceiros com características como estas:

  • Entregar além do esperado (Overdelivery)
  • Foco no cliente
  • Adaptabilidade
  • Inovar em grandes e pequenas coisas
  • Agir com base em dados (Data-Driven)
  • Trabalho em equipe

Com esse filtro de características e possibilidades, podemos ter conosco as melhores pessoas para a empresa. Pois, além de buscarmos bons profissionais, também buscamos quem esteja alinhado culturalmente conosco.

Acima de tudo, também buscamos intraempreendedores, que são pessoas que buscam gerar mais valor e evoluir dentro de uma empresa. 


2 - Foco no cliente

Atualmente, parece que temos um boom de empresas que falam em Foco no cliente.

Mas, ter uma frase bonita escrita na cultura e acabar não praticando isso também é muito comum.

“Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.” Sam Walton

Ser Custiomer Centric não quer dizer sempre atender o que o cliente precisa. Mas, na verdade, se colocar no lugar dele e fazer com que todas as suas dores que envolvem o produto/serviço oferecido sejam sanadas.

Por isso, deve-se sempre pensar com a cabeça do cliente, entendendo suas dores, necessidades e principais objetivos que uma empresa pode resolver. 

E, visando ainda está um nível acima, deve-se fazer tudo isso com excelência e a melhor qualidade possível.

Por isso, aqui na AutoForce, buscamos manter os padrões de qualidade sempre altos e para todas as ações que fazemos, do time de produto ao de marketing, nos perguntamos: ‘essa ação vai levar nosso cliente ao pódio?’ 

Se a resposta for sim, temos o nosso aval para executar ações e fazer as tarefas.

Tendo sempre a visão do cliente como norte para tudo o que fazemos, podemos entregar o melhor produto e serviço possível.


3 - Visão de longo prazo

Uma das coisas mais difíceis para profissionais e empresas é ter visão de longo prazo.

Atualmente, vivemos a era do imediatismo e é muito difícil entender que algumas ações constantes que realizaremos agora terão resultado dentro de alguns anos.

Por isso, a educação em relação a essa visão é tão importante dentro de uma empresa, pois ela mostra a importância de um fator essencial na evolução do ecossistema: consistência.


Extra: Tecnologia

“Em alguns anos vão existir dois tipos de negócios: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.” Bill Gates

Quando essa frase foi dita, anos atrás, ela já fazia sentido.

Acredito que atualmente, todas as empresas precisam se tornar empresas de tecnologia. Pois, ela serve como aliada na hora se desenvolver e escalar.

Se existiu algo que possibilitou que os negócios escalassem o número de clientes como nunca foi feito anteriormente, foi a revolução tecnológica.

Para concluir, acredito que se um negócio unir todos esses pilares e utilizarem como cultura, há uma grande possibilidade do desenvolvimento e crescimento constante no longo prazo.

Vale salientar que essa não é uma visão estática sobre gerenciamento e desenvolvimento de negócios. Claro que existe a possibilidade de crescimentos acontecerem sem esses pilares.

Mas, esses são os pilares que as grandes empresas utilizaram e que a AutoForce utiliza. 

Então, acredito que eles aumentem as chances de sucesso!

Existe mais algum outro que você acredita? Comenta aí.

Até mais.

Alexandre Maia

Conectar Expande! Conectar Escala! Eu ajudo a sua empresa a crescer através de alianças e parcerias estratégicas!

2 a

Excelente!!!

Nathan Palhares

Growth Marketing Analyst @iFood

2 a

Esses sim são verdadeiros pilares essenciais para qualquer negócio!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tiago Fernandes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos