07 Dias sem NAUFRAGAR na Internet.
Um guia do meu aprendizado, quando fiquei 07 dias sem acesso às redes sociais e navegar na internet, tenho certeza que você vai se encontrar em algum momento.
A alguns dias atrás me deparei com um desafio na igreja, junto com minha esposa, uma campanha de 7 dias, cada dia tínhamos uma intenção a nos comprometer uma das intenções era uma proposta/desafio sugerida pelo padre, que ficássemos um dia sem Facebook. Optei por ser mais radical que a campanha, não fiquei sem Facebook apenas 01 dia, fiquem “sem naufragar” nesses 7 dias, sem acesso algum à todas as redes sociais (e elas são mais de uma já) e também à sites de notícias. Tomei essa decisão mesmo sendo meu dia a dia de trabalho utilizando esses recursos, decidi que nesses 7 dias não entraria em nenhuma rede social ou ainda navegaria em sites de notícias, radicalizei geral!!rs
Primeiro para contextualizar quero explicar o que estou definindo como “naufragar”, essa é mais uma das muitas citações fantásticas, de um mestre da filosofia moderna, chamado Mário Sérgio Cortella, em um vídeo ele diz:
Há pessoas que dizem que navegam na internet, mas não é verdade, uma parte não navega uma parte naufraga, porque pra você navegar você tem que ter clareza para aonde você vai. Pra você navegar você tem que saber porque você tá fazendo aquele movimento. E há muita gente que é soterrada no dia a dia por informações de múltiplas fontes mas não as seleciona.
Mário Sérgio Cortella - Filósofo e escritor
Fiz logoff em todas as contas de redes sociais, porque o costume era tão grande em clicar que no primeiro dia, que já me vi “tentando” entrar logo depois de desbloquear a tela do celular. Até exclui o atalho do navegador da área principal, porque sempre trabalhei com redes sociais abertas e também sites de notícias, acompanhando e atualizando frequentemente no dia a dia do trabalho e sabia que entraria até "sem querer". Foi uma grande mudança no meu dia a dia, tinha a internet à disposição e a opção de navegar, mas não “podia” usar.
Foi uma experiência assustadora e incrível ao mesmo tempo, que me levaram à perceber essas duas visões: Assustador e Incrível. Começo me desculpando das pessoas que ficaram sem resposta ou aceite de conexão nesse período, sei que não perceberam, mas eu percebi e educadamente peço desculpas pela ausência.
- Minha primeira impressão é o que disse acima, você percebeu que eu saí? Viu que eu não estava mais conectado e não respondendo mensagem ou até mesmo dando um "gostei" no seu artigo? Não percebeu? Não se assuste, ninguém percebeu, o mundo virtual está tão dinâmico, que a gente não percebe a falta de algo, como disse Cortella são tantas as informações que estamos soterrados de artigos, imagens, notícias, opiniões e tantas outras informações, desse nosso mundo moderno, que não reparamos. Não sou alguém que se "sente falta" como um #topvoices, mesmo assim fica a análise do quanto temos de informações que não conseguimos absorver.
- Ficou também uma certeza, que já tinha quando desliguei tudo. Nada fez falta, nada mesmo!! Por mais que tenha ficado curioso por um ou outro assunto, ou até mesmo acompanhar o que tava rolando, não fiquei mais burro ou mais inteligente, não li um livro, porque a igreja me ocupou as noites. Mas não saber de uma ou outra notícia ou ainda não ler um dos excelentes artigos que temos por aqui, não me fez sentir falta, imagino que num período maior eu sinta sim, não sou de ferro...rs
- Também fiquei assustado em perceber o quanto utilizar redes sociais e ler matérias da internet tomam nosso tempo e roubam-nos para ações on line, quando há um mundo off line aqui fora. Quem ainda não viu vale ver o trailer que a Netflix fez, ao mesmo tempo que divulgando uma de suas célebres séries, realizando uma incrível auto-crítica com sua "nova tecnologia" Netflix Vista, assista e faça sua análise.
- Tive também experiências incríveis nesses 07 dias e é engraçado como elas na verdade são o mesmo dos três itens acima, mas olhando agora o meio copo cheio. Ninguém percebeu minha ausência, mas minha esposa estava do meu lado, meu whats app da família e todos os outros contatos estavam ativos, (tirar o whats seria uma abstinência muito grande...rs) vocês amigos virtuais não perceberam minha ausência, mas nossa relação é feita de acontecimentos e não ausência deles. Então vocês não faltaram comigo e muito menos eu, talvez nem caiba o pedido de desculpas que fiz acima, pois nunca tivemos uma "relação" além do on line nos últimos meses e anos. Incrível saber que mesmo off line sei que vcs estão aí e podem se comunicar comigo, como por esse artigo agora, depende muito mais de mim do que de vocês! Depende muito mais de você do que de mim, percebe?
- Não vi as tragédias, ou ainda a evolução do ministro Fachin na liberação desse ou outro despacho, não vi antes de assistir o jogo a escalação do meu timão, não fiquei sabendo se algum famoso separou ou realizou alguma ação social, ou simplesmente foi a praia. E é incrível perceber como podemos não absorver essas informações, como podemos "escolher" o que nos enche, incrível saber que não estou "preso" a abrir a Globo.com, Terra.com.br, Uol.com.br, Ig.com.br ou o Briefing da Flipboard no celular, para ver as notícias, acontecimentos e principais eventos do dia. Incrível saber que posso viver sem isso, realmente incrível!
- E por último e acredito que o mais importante de minha análise: Como nós temos tempo! Incrível perceber o quanto de tempo tive para fazer ações no trabalho, falar com pessoas, perceber mais o que estava acontecendo à volta. Nos cobramos de às vezes não ter tanto tempo para um ou outro projeto e o que falta na verdade é organização e priorizar, aquilo que realmente é mais importante, você sabe do que estou falando. Navegar é bom, mas não é algo tão necessário como você e eu imaginamos, fazemos no automático como Cortella disse e depois não nos vemos mais sem navegar.
Meu desafio é que você faça esse desafio também, não espere para chegar as férias para testar esse dia, pare a partir da leitura desse e-mail seus 7 dias! Claro, se você puder e isso não for atrapalhar seu trabalho. E depois comente por favor sua experiência, acredito que podemos dividir nossas experiências e somar em conjunto.
Até a próxima...