Mentoria não é só pra velhos...
Venha comigo entender um pouco mais sobre MENTORIA, assunto que conheci a alguns meses, mas com uma profundidade enorme em meu dia a dia. Entenda como ele se tornou uma das principais formas de envolvimento com o próximo e também de direcionamento e divisão de conhecimento. E um aspecto moderno de liderança.
Quando falamos de MENTORIA, sempre lembramos de mentores, mestres, gran-mestres, avós, tios, pais e por aí vai. É um aspecto que sempre estará ligado com mais veemência à pessoas com mais idade, com mais experiência, com uma bagagem maior de acontecimentos, conhecimentos, tropeços, acertos. Pessoas que chegam em um momento que somente fazer e executar é pouco e dividir e aconselhar, vira o grande prazer.
Gosto muito de lembrar de meus avós, a forma como eles encaravam a vida e também aprenderam seus ofícios de trabalho, meu avô teve uma empresa de ônibus, mas dizem meus tios que a grande vocação dele sempre foi dirigir e manter sua "ferramenta" sempre pronta, sua jardineira (como era chamada na época), fazia regiões que somente a empresa dele chegava, em quase 100% em estradas de terra.
E quem ensinou meu avó? Como ele aprendeu os macetes em dirigir em estrada de terra? Como ele aprendeu até mesmo a regular o motor e outras partes mecânicas do ônibus, se ele nunca sentou na mesa de uma escola pra isso?
E aqui não estou dizendo pra você largar sua faculdade e correr pra buscar um mentor não? Os tempos são outros, hoje não ter uma formação pode ser uma "nota de corte" em determinadas vagas ou até mesmo programas de trainee, por exemplo.
Em seu livro MENTORIA - Elevando a maturidade dos jovens, Sidnei Oliveira, fala sobre isso e desenvolveu com sua percepção e experiência em conflito de gerações uma metodologia que é meu grande encontro com o tema, após minha formação como MENTOR.
Quando me perguntam sobre o assunto, eu sempre divido em alguns pontos, que farei aqui, assim conseguirei pontuar inclusive o que falei no título acima que a mentoria não é apenas para velhos, afinal ainda não tenho 40 e me considero jovem, com muito pela frente!
MENTORIA PARA REALIZAR O ENCONTRO DE GERAÇÕES
Que estamos vivendo em um mundo com cada vez mais pessoas pensando diferente e em gerações diferentes, isso é um fato! Se você trabalha em uma empresa com mais de 30 funcionários ou conhece alguma, a possibilidade dela ter pelo menos umas 03 gerações trabalhando em funções e posições distintas é muito grande.
Se for uma empresa familiar (a grande maioria aqui no interior) provável que esse encontro possa acontecer dentro desse ambiente, pois poderíamos ter o avô fundador, ainda em atividade, o pai operacional e grande responsável pelo dia a dia e os filhos assumindo ações e buscando seu espaço na sucessão.
Nessecenário podemos ter também o que chamamos de MENTORIA INVERTIDA: Imagine que o avô e o pai são os que possuem o maior conhecimento no core principal do negócio e também experiência, sabem de situações que já ocorreram para uma tomada de decisão. Mas e quando chega o filho na linha sucessória e fala de marketing digital, inbound marketing, redes sociais, nutrição de leads, que ele estudou e praticou em seu estágio da faculdade, como fica? Nesse momento os papéis se invertem e o mentorado (mais jovem) se torna mentor, pois essa área é a de conhecimento dele não de seu avô e pai e temos aí um momento MENTORIA de fato.
Para que uma empresa tenha sucesso ela precisa formar, como o próprio nome já diz, SUCESSORES!
Nelson Bressan - Master Mentor
MENTORIA PARA OTIMIZAR UM PROCESSO DE COACHING
Se você é Coach ou até mesmo prestador de serviços, você tem um cliente. Em um processo de coaching chamamos de coachee, na MENTORIA essa pessoa que receberá os direcionamentos e aconselhamentos do MENTOR, chamamos de mentorado.
Em sessões de coaching a premissa básica é o direcionamento, perguntas abertas e um objetivo em comum, entre o coach e seu coachee: Atingir uma determinada meta. Nesse processo toda a ação é realizada pela decisão do coachee, ficando a cargo do coach apoiar, motivar, direcionar, utilizando as ferramentas da metodologia, que são excelentes, diga-se de passagem.
Mas imagine que você já correu uma meia maratona, já viajou de mochilão, já se intitulou um nômade do trabalho ou abriu a anos seus próprio escritório de advocacia e hoje está com ele consolidado e com clientes. E tem à sua frente um coachee querendo trilhar o mesmo caminho que você, como não aconselhar? Como não lembrar de sua trajetória dos erros e acertos que vocês atingiu? É nesse momento que a MENTORIA pode ser sacada de seu portfólio de conhecimento e utilizada com efetividade para apoiar seu (agora) MENTORADO.
Outro ponto agregador para você coach está no prazo do processo, aprendi isso no Ciclo de Palestras de Introdução à Mentoria, que foi ministrada pelo Mentor Nelson Bressan, ele comentou algo interessante dizendo que a MENTORIA diferente do Coaching é de LONGO PRAZO. Por isso ela é complementar, pois as sessões de Coaching tem um prazo determinado e resultados normalmente conquistados em curto e médio prazo, e passado o tempo como você Coach acompanhará seu Coachee, como ser referência para ele sobre suas conquistas, dúvidas e objetivos?
A maturidade é o que se aprende com as consequências das próprias escolhas
Sidnei Oliveira - Master Mentor
MENTORIA COMO UM ASPECTO MODERNO DE LIDERANÇA
Se você é gestor ou até mesmo tem um gestor em seu trabalho, já deve ter percebido quando você dá uma instrução para um colaborador, ou até mesmo recebe junto com seus colegas uma determinada instrução e ela simplismente e entendida e executada completamente diferente por alguns integrantes da equipe, já viu isso acontecer?
Vamos usar a área de vendas como exemplo: Estamos a poucos dias do fechamento do mês a mesta ainda está longe de ser batida e você gestor de vendas dá aquela "puxada" na equipe, em uma segunda-feira de manhã. E no mesmo dia, logo depois da reunião, você vê em sua equipe seus vendedores, tomando atitudes diferentes, em velocidades diferentes e em alguns casos, você precisa retomar e detalhar melhor suas diretrizes, para um ou outro que não entendeu a puxada da manhã.
Utilizando a mentoria podemos analisar nesse ponto o índice de maturidade desse mentorado e o quanto ele é o que o mercado chama de high potencial, se realmente ele tem as características, histórico, maturidade ou até mesmo empenho, para que você invista e extraia desse vendedor suas melhores qualidades.
Na metodologia criada no livro do Sidnei, conseguimos visualizar esses MENTORADOS potenciais, como se você tivesse um direcionamento, baseado nessa análise, de quais são os vendedores (nesse caso do exemplo) que você deve insvestir para que alcancem e principalmente desenvolvam essa MATURIDADE necessária.
Quer saber mais sobre o assunto ou até mesmo ser um MENTOR de fato? Se você é de São José do Rio Preto e região, tem a oportunidade em estar com o próprio Sidnei Oliveira, que pela primeira vez em Rio Preto, estará ministrando a Turma de Formação de Mentores da Escola de Mentores de SP, em nossa cidade.
A formação, que é uma certificação, acontecerá nos dias 02 e 03 de Dezembro (final de semana) das 08:30 às 18:00 no Ser Essencial Educação Empresarial em Rio Preto, será uma turma de no máximo 25 Mentores, então corra, pois as vagas acabam rápido.
Acesse: www.escoladementores.com.br/turmas-abertas, ou me chame inbox.
Um grande abraço e ótimo trabalho à todos, obrigado por sua audiência e paciência...rs