07 PASSOS PARA A MUDANÇA DIGITAL NO MARKETING
Quem é o novo marketing? Vejo muita gente, principalmente nas redes sociais, falando da transformação digital no marketing como sendo “ter um bom site” ou “ter muitos seguidores”.
Mas vamos lá! O novo marketing não é só produção de conteúdo. Vejo produtor de conteúdo vendendo o sucesso digital como sendo apenas conteúdo criativo, seguidores e redes sociais. Vale lembrar que marketing é ciência de dados, é mercado. Então, vamos começar do início?
Toda tecnologia existente foi um dia inovação. E cada mercado, têm um ciclo de vida: a chamada curva em S. O mercado emerge, cresce, se reproduz, gera receita e morre. Ou melhor, nesse caso, sofre disrupção. Esse processo pode durar cem anos como foi o caso da indústria automobilística. Que só agora está mudando para carros elétricos. Como pode acontecer em 10 anos, como foi o caso dos CDs de música.
Porém, com a pandemia, houve uma aceleração dessa ruptura. Com mudanças de comportamento e com a retração econômica mundial. Ciclos de vida de várias indústrias se aproximam do fim. Ao mesmo tempo, provocam uma reação em cadeia para indústrias não afetadas diretamente. Isso vale tanto para os grandes mercados como para os comércios de bairro, hoje sendo substituídos pelas compras online.
"O nosso estudo fornece mais evidências de que o COVID-19 está alterando permanentemente o comportamento do consumidor nos EUA. Há implicações a longo prazo dos novos comportamentos do consumidor para setores como varejo, transporte e viagens, entre outros. Essas organizações precisam adaptar rapidamente seus modelos de negócios para atender os novos comportamentos do consumidor para sobreviver e prosperar "
Jesus Mantas, sócio-gerente sênior da IBM Services.
Então a aceleração disruptiva não impacta só na comunicação, mas no modelo de negócio. Não adianta olhar só para a jornada do cliente sem conseguir entregar valor. O olhar tem que ser holístico. Transformando não só o jeito de comunicar, mas como se entrega, produz e até quão útil o produto é. E como a maioria das empresas está lidando com isso? De forma linear. Enquanto o crescimento de algumas tecnológias está se dando de forma exponencial. Veja o caso da tecnologia de transmissão de dados que dobra sua capacidade a cada 9 meses (Butter´s Law).
Mercados consolidados e em pleno crescimento, que acreditam estar imunes podem ser surpreendidos pelos concorrentes a qualquer momento. É o Darwinismo digital. Ou seja, não basta acompanhar a mudança, tem que ser a mudança. O mais seguro é se antecipar, é ser quem traz a mudança e não quem sofre ela.
Estudos do MIT Sloan School of Management identificaram que as empresas que aumentaram a operação digital e a experiência do cliente superaram a margem da indústria em 16%
Por isso, compilei 07 passos que podem ajudar a desenvolver esse pensamento contínuo de mudança dentro das empresas:
1) Reveja todo seu processo de produção a vendas e não só a jornada do consumidor.
2) Identifique os pontos de disrupção ou melhoria
3) Se antecipe, seja o disruptor e não quem sofre a disrupção.
4) Busque parceiros que completem suas deficiências
5) Faça benchmarking, a concorrência pode ser sua aliada
6) Mantenha um comitê de inovação com reuniões regulares
7) Invista em inovação e educação continuada
Vale reforçar que a disrupção tecnológica não acontece só para empresas grandes. Atualmente os pequenos comércios são os que mais estão sendo afetados, exatamente por não terem consciência desses padrões.
Você já pensou em qual etapa da curva em S sua empresa está? As ações dela estão prevendo riscos ou apenas vivendo o dia de hoje?
Se você achou que esse conteúdo te ajudou ou pode ajudar alguém, compartilhe!
Fernanda Franzotti tem mais de 15 anos de experiência em Marketing Corporativo e Digital em empresas brasileiras. Há pouco mais de um ano se mudou para a Itália e hoje mora na Espanha desenvolvendo projetos de marketing para pequenas empresas.
#linkedinartigos #boletimdiário #ensinamentos #paralercomcalma #coronavírus #marketing #quarentena #marcas #confiança #influenciadores #influencers #marketing #marketingdigital
Intercultural Consultant & Coach . Founder of Rio Total Consultoria Helping you engage and thrive across cultures
3 mHoje mesmo estava pensando em como situar exatamente o papel da comunicação no cenário atual e, no seu artigo, a comunicação tem seu lugar, ao lado de outros fatores chave que geram valor. Obrigada, Fernanda Franzotti, pelo artigo.
Gestão Marketing & Negócios
4 aExcelente reflexão! Quando começa-se a pensar com "marketing é ciência de dados, é mercado" abre-se o leque para o amplo entendimento do tema, não resumindo a atividades pontuais.