1º de Outubro: Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso

1º de Outubro: Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso

Hoje, no Dia Internacional das Pessoas Idosas, celebramos a trajetória e a sabedoria de quem construiu a sociedade que conhecemos. Essa data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1990, é um convite à reflexão sobre os desafios e as conquistas na busca por uma vida mais digna e respeitosa para todos os idosos.

Em 2020, a ONU proclamou a Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030), unindo governos, sociedade civil, profissionais e iniciativa privada em prol de melhorias para a vida dos idosos. Aqui no Brasil, a Lei nº 10.741/2003 instituiu o Estatuto da Pessoa Idosa, que foi um grande avanço na regulamentação dos direitos das pessoas com 60 anos ou mais. Em 2006, a Lei nº 11.433 oficializou o dia 1º de outubro como o "Dia Nacional do Idoso", destacando a importância de valorizar essa população em nossa sociedade.

Como membro da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), tenho o compromisso de trabalhar pela garantia dos direitos dos idosos catarinenses. Atuamos na criação e fiscalização de políticas públicas que promovam a vida em comunidade, a dignidade e o respeito à pessoa idosa.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, alinhada ao SUS, busca garantir autonomia e independência aos idosos. Afinal, envelhecer é uma oportunidade de seguir aprendendo, trabalhando e realizando sonhos. Mas para isso, é fundamental garantir acesso a serviços de saúde de qualidade e promover a inclusão social.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) mostram que a população idosa brasileira está crescendo rapidamente. É preciso estarmos preparados para atender às suas necessidades e garantir uma velhice digna e ativa.

Acredito que a mudança começa em cada um de nós. Podemos contribuir para um mundo mais justo e inclusivo, onde todos possam envelhecer com qualidade de vida. Que possamos celebrar a vida e as histórias de nossos idosos, valorizando suas experiências e contribuições para a sociedade.

👏 👏 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mário Motta

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos