1º step do Pipeline de Liderança - De gerenciar a si mesmo a gerenciar outros.
É comum que bons técnicos sejam promovidos a cargos de gestão por sua bela atuação e resultados no âmbito operacional. Mas quem nunca ouviu a frase: Perdeu um ótimo técnico e ganhou um péssimo gestor?
De gerenciar a si mesmo a gerenciar outros, esse é o primeiro nível do Pipeline de Liderança desenvolvido por Charan, Drotter e Noel. Os autores apresentam a de liderança efetiva como um processo transacional, onde é necessário que os executivos compreendam os desafios e as mudanças que devem realizar a cada passagem em termos de comportamento, valores e perspectiva.
Os aspirantes a líderes encontram-se neste primeiro degrau, e a maioria passam do cargo de técnico para o de gestor sem fazer a transição comportamental ou baseada nos valores da organização. Tornam-se gestores, sem se tornarem líderes.
As habilidades que devem ser adquiridas nesse primeiro nível incluem planejar o trabalho, preencher cargos, atribuir tarefas, desenvolver a equipe, avaliar o trabalho, e muito importante, largar o trabalho operacional, tão estimado por eles. Essa é a mudança mais difícil, pois exige que o líder aprenda a valorizar o trabalho gerencial, ao invés de apenas tolerá-lo.
A maioria das pessoas são “jogadas” em cargos de gestão sem o devido preparo. Se você almeja liderar uma equipe, que tal começar a se preparar agora e se antecipar, entendendo que não é porque você é bom técnico que vai ser um bom gestor, precisa desenvolver habilidades e comportamentos para a liderança.