10 armas para ser um Engenheiro mais sexy (4 minutos)

10 armas para ser um Engenheiro mais sexy (4 minutos)

Sim, em alguns minutos, você vai conhecer 10 ferramentas digitais que te tornam mais sexy pro mercado de engenharia. Mas antes, vamos medir o quão atraente você já é?

"Não possuo experiência com nenhum desses aplicativos e nunca fiz curso de nenhum deles" - dificilmente alguma empresa nota você.

"Utilizei alguns programas na faculdade, fiz curso(s), mas ainda espero usar oficialmente" - pode ser que uma empresa desesperada te puxe pra dançar, desde que não veja alguém mais atraente logo ali.

"Usei alguns programas na faculdade e outros profissionalmente" - definitivamente, você causa uma boa impressão quando chega, mas ainda precisa de atitude.

"Ao menos 2 eu faço uso corrente quando tenho a necessidade" - você é um profissional atraente para trabalhos de background (operacionais).

"Eu utilizo 4 ou mais, de acordo com a relevância do projeto que eu estou elaborando" - você não precisa escolher empresas, você deveria escolher seus clientes.

Sem mais delongas, eu acredito que você, Engenheiro Civil ou Arquiteto, que quer se estabelecer na profissão, seja dentro de uma corporação ou pela jornada do empreendedorismo, deve fazer de tudo que estiver ao seu alcance para criar sua primeira experiência profissional. Faça isso hoje!

Para te ajudar com essa primeira etapa, enumerei 10 aplicativos que eu acredito serem os mais importantes para os novos profissionais da indústria da construção civil. Com cada um deles, você pode se fazer útil para uma empresa do ramo, ao invés de ser apenas mais um custo como Estagiário ou Auxiliar. Na minha experiência, os melhores aprendizes são aqueles que sentem a necessidade de agregar valor ao ambiente de trabalho

  • AutoCAD Projetos em desenho técnico (na versão 2D) e modelagens (na versão 3D).
  • SketchUp – Detalhamento de projetos e apresentações bem realistas. Desde a representação de plantas e elevações até passeios pelo esquema em 3 dimensões.
  • Revit – Criação de projetos integrados com elementos associados à outros componentes – planos trabalham em sinergia. Software todo baseado na tecnologia BIM.
  • AutoCAD Civil 3D – Elaboração de projetos de infraestrutura com os recursos da tecnologia BIM.
  • MATLAB – Cálculo numérico de projetos científicos em diversas áreas das engenharias.
  • FTool – Análise de estruturas planas, ideal para estudantes e professores, na versão mais básica. Na versão profissional, possui upgrades que facilitam análises estruturais.
  • TQS – Cálculo de estruturas em concreto armado, concreto protendido ou alvenaria estrutural.
  • SAP2000 – Criação de modelos, análise e dimensionamento estrutural, ideal para projetos complexos. Permite simulação de situações adversas no projeto, como mudanças de condições de apoio, mudanças de seção das peças ou apoios provisórios.
  • Sienge – Compilação de informações como orçamento, gestão da obra, compras, medições e comercialização. Exclusividade de uso para indústria da construção civil.
  • MS Project - Gerenciamento de projetos com controle de execução de atividades no tempo, alocação de recursos físicos/materiais/equipamentos, custos, mão-de-obra, cronogramas, fluxos de processos e criação de templates favoráveis às exigências de controle da empresa.

Se você leu até aqui, com certeza está interessado em ser um profissional melhor. Eu valorizo isso e respeito você. Faço um convite para estar junto de mais de 1000 profissionais interessados em serem melhores no que fazem:

Através desta página, te ensino como se tornar Engenheiro na essência e como empreender de onde você está!

Eu sou João Paulo Moraes, co-fundador da TERAOBRA e minha intenção é tirar você, estudante ou praticante de engenharia, da inércia da cultura atual.

Obrigado por investir o seu tempo aqui nesta leitura. Espero que você tenha sucesso em tudo que for importante pra você. Em breve, publicarei mais detalhes sobre as ferramentas que te ajudam a ser um Engenheiro muito mais que apenas Civil.

Parabéns João! Excelente dissertação informativa aos profissionais e estudantes do ramo. Se aprimorar no mercado atualmente é um fator mínimo de competitividade para se destacar e atingir o sucesso desejado! Empreender então, nem se fala!  Deixo como sugestão falar de livros que aflorem ideias empreendedoras. Forte abraço!! Sucesso!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Paulo Moraes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos