10 DICAS DIGITAIS EFETIVAS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

10 DICAS DIGITAIS EFETIVAS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

Preparei 10 dicas digitais efetivas para pequenos negócios, uma forma de ajudar você que está começando a prosperar nesse universo online, pois quando você é uma pequena empresa, cada centavo conta, ainda mais na atual situação econômica do Brasil.

Se você possui um pequeno negócio e seu orçamento para ações de Marketing, principalmente para ações de marketing digital é baixo, o conselho é simples: comece a aprender mais sobre marketing digital, caso contrário, você estará gastando dinheiro sem obter os resultados que você realmente quer.

1. Primeiramente & Principalmente - use o Google Analytics

Esta é a coisa mais importante para ser feita, desde o início.

Se você não sabe quem está visitando o seu site, então a maioria de suas decisões a partir de agora será suposições. Para implantar uma estratégia digital abrangente, bem-sucedida, você precisa de dados e de pesquisas, a fim de compreender como ajustar isso.

O Google Analytics lhe dará uma quantidade fenomenal de dados. Ele mostra de onde os visitantes vieram, as páginas que mais visitaram, as que não, quanto tempo permaneceram em seu site, com o que eles mais se envolveram, produtos e serviços que compraram, etc.

Ele deve ser o principal sistema que você deverá checar todos os dias.

2. Verifique se você tem uma lista de e-mail marketing

Mas e-mail marketing (newsletter) não está morto? A resposta é: Longe disso! Você pode achar que construir uma lista de e-mail marketing é difícil, mas não é.

Quantos e-mails você recebe todos os dias a partir de diferentes marcas que subscreveu? Como eles conseguiram suas informações em primeiro lugar?

Analise o seu site e veja se possui “calls to action” (chamadas para ação) para atrair as pessoas a se inscreverem ao recebimento de seus e-mails. Se possui, a chamada está no lugar certo e perceptível o suficiente? Se não, já está mais do que na hora de você inserir esse call to action em um lugar que é facilmente visto.

3. Agora que você tem os endereços de e-mails, certifique-se de ENTREGAR grande conteúdo

Se você pode entregar uma mensagem direcionada personalizado para seusprospects e clientes, vale a pena cada minuto do tempo que você irá investir nisso. Porém, você tem que ter certeza que o conteúdo que você está entregando está fornecendo valor.

E-mail marketing é um dos meios mais rápidos e com os custos mais eficazes para levarem as pessoas aos seus serviços/produtos. E-mail está disponível em vários dispositivos – seja um PC, tablet ou celular, o que significa que você está aumentando a probabilidade de maiores taxas de engajamento. Além disso, pode ser de graça (dentro de certos limites).

Mas você também tem que ter cuidado. Taxas de abertura despencaram desde que o Google segmentou as contas do Gmail em abas, como abaixo. Assim, você poderá encontrar as suas promoções que estão sendo filtradas em uma guia “Promoções”. E como você pode ver, isso não é acessado tão frequentemente, o que significa que suas taxas de abertura podem estar baixas:

4. A experiência do usuário é IMPORTANTE

Você provavelmente já investiu tempo e dinheiro em seu site, seja com uma agência de web design ou com algum profissional. Você provavelmente o testou, talvez tenha pedido para sua família e amigos o testarem e com certeza todos acharam excelente, mas infelizmente aqueles mais próximos de nós são tendenciosos.

Não importa se você está vendendo cartões de aniversário ou um software em nuvem. A experiência do usuário é o que realmente importa, já que seu site é o primeiro ponto de contato com seus clientes.

Não tenha medo de pedir a estranhos para lhe dar um feedback honesto sobre seu site. Use sua lista de endereços de e-mail para realizar pesquisas sobre a experiência do usuário. Use suas contas de mídias sociais para pedir feedback. Você ficará surpreso como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença.

Se você não tiver construído seu site, reserve uma tarde e sente-se para aprender sobre WordPress no YouTube.

O seu site é amigável? Ele pode ser facilmente utilizado em vários dispositivos? É intuitivo? É rápido?

Tudo isso desempenha um papel importante em sua estratégia global. Se o seu site não é fácil de usar, então o seu orçamento em marketing está sendo desperdiçado e conduzindo as pessoas para um site em que elas irão, inevitavelmente, pressionar o botão “voltar”. Concentre-se na experiência do usuário.

5. Branding

É incrível como ainda nos dias de hoje, com tantas opções, muitas empresas ainda usam o gmail.com, yahoo.com.br ou hotmail.com como endereços de e-mail diretamente sob a sua marca. Se você é sério quanto ao seu negócio, seja sério em tudo.

Não custa mais do que R$ 30,00 por ano para registar o seu domínio, que também irá te dar uma conta de e-mail. Adicione a hospedagem para o seu site por mais R$ 150,00 por ano e agora você está pronto para ter uma presença online.

Há também uma lista de diferentes serviços que fornecem hospedagem gratuitamente. Se você é um pequeno negócio que só precisa de um site de página única com alguns detalhes de contato, estes são ideais. Se você é um negócio mais complexo, como um e-commerce, terá que fazer um investimento maior.

Investir em sua marca, não só aumenta a credibilidade, mas também fornece uma marca memorável para as pessoas, que por consequência, usarão a famosa propaganda “boca-a-boca”, tanto nas mídias sociais como fora dela.

Além do seu domínio, acesse o site www.knowem.com – veja onde sua marca está disponível em várias redes. Em seguida, marque presença através de todas as redes disponíveis. Você não tem que usar todas, mas pelo menos você está protegendo sua marca.

6. Mídias Sociais

Engajamento é grátis. A propaganda não.

Um erro que vemos uma vez e outra, são de empresas que utilizam mídias sociais como uma plataforma para apenas vender seus produtos. Esses dias acabaram!

Redes de mídias sociais são comunidades de pessoas que não querem ser bombardeadas por seus produtos ou serviços com cada post que você publicar.

Eles gostaram de sua página e isso é um começo. Então você capturou o interesse deles. Agora cabe a você mantê-lo. Envolver-se com eles. Aproveite o tempo para conversar com eles. Publicar conteúdo divertido e único que tenha sinergia com o negócio. Então, quando eles comprarem o sentimento (positivo) de sua marca, aproveite e mostre os seus novos produtos/serviços ou ofertas especiais.

A proporção que você deve seguir é de pelo menos 5 para 1. 5 posts de conteúdo exclusivo e divertido e 1 para vender. Isso não quer dizer que você deve postar todos os 5 posts de entretenimento dentro de uma hora e, em seguida, empurrar-lhes o post sobre seu produto/serviço. Fique de olho em quando o seu público está on-line e distribua os posts uniformemente ao longo do dia. Mas certifique-se de levar em consideração os acontecimentos atuais.

Se você apenas “empurrar” para seu público seus produtos/serviços, eles irão deixar de te seguir muito rapidamente.

Ao olhar para Facebook, por exemplo, você também precisa se lembrar que cerca de 1% do seu público verá seus posts orgânicos - se você tem 3.000 seguidores, estamos falando de apenas 30 pessoas. Então, sim, você vai ter que investir em alguma publicidade de mídia social, especialmente se você está buscando tornar sua marca conhecida.

7. SEO  - uma constante evolução

SEO nunca morrerá. Ele sempre evoluirá.

 SEO é como o Google determina quais sites ele irá apresentar para a pessoa que está fazendo alguma pesquisa e ele leva em consideração a forma como seu site está organizado, se o conteúdo está devidamente preparado com as palavras-chave e títulos de acordo com a pesquisa do usuário, quantos outros sites estão direcionando algum link para o seu site, dentre outros requisitos importantes.

 Você tem que investir tempo no SEO, mas não espere quaisquer resultados substanciais durante pelo menos 6 meses.

 O Google está constantemente mudando os algoritmos de busca para melhorar os resultados que são mostrados, o que afeta a posição dos resultados. Se você quiser saber mais sobre as últimas 4 grandes mudanças, faça uma busca por "Google Panda", "Google Penguim", "Google Hummingbird" e "Google Pigeon" - você vai ver em que cada um deles tem focado desde 2011.

8. O conteúdo é rei

Uma grande parte do algoritmo de classificação do Google para SEO é o conteúdo. O motor da gigante de buscas quer ver se seu site está publicando novos conteúdos informativos e educativos de alta qualidade.

Como todo mundo agora está colocando mais esforços em conteúdo, você precisa ter certeza de que o seu conteúdo envolve o leitor e proporciona algum tipo de valor. Não crie um bom conteúdo, ele tem que ser ótimo.

Conteúdo visual tende a ter um impacto maior em comparação com longos artigos, à medida que mais e mais pessoas têm períodos curtos de atenção e querem digerir informações rapidamente. Procure fazer infográficos estáticos e animados, vídeos e outros conteúdos que o destaque de seus concorrentes.

O maior erro que vemos em relação ao conteúdo, são de empresas que utilizam o blog para falar sobre serviços e produtos. A seção "Produtos/Serviços" do site é feita para isso - você não precisa duplicar esse conteúdo e empurrar isso ao cliente.

O conteúdo deve ser simpático, compartilhável, possuir algum tipo de viralidade e mais importante, fornecer valor. Ele precisa ter uma sinergia com o negócio, sem empurrar diretamente os produtos e serviços.

9. USE a pesquisa paga

Pesquisa paga (ou PPC) pode ser uma tática difícil e um assassino de orçamento se não for feito corretamente. O CTR, CPA, CPC, as taxas de conversão e índice de qualidade podem ser muito confusos para quem está começando.

Mas se você contratar um especialista por um curto período de tempo com o objetivo de fazer a bola rolar, isso poderá fazer maravilhas para o seu negócio. Em paralelo, você também pode estudar o Google Adwords, de modo a ter uma melhor compreensão do que está acontecendo com ele e ajustar de acordo quando você precisar (apenas dê uma “Googada” "aprender Google adwords").

Pesquisa paga é jogo curto. Você pode ter uma campanha instalada e funcionando em poucas horas (dependendo da complexidade da campanha). SEO é jogo longo, mas não se pode escolher entre um e outro. Ambos devem ser incorporados.

Se o orçamento é um problema, configure os anúncios cuidadosamente. A opção de exibição na “Rede de Display” é excelente para criar a consciência de sua marca, produtos e serviços. Já na “Rede de Pesquisa”, o PPC (pagamento por clique) é excelente para conversões, como acesso ao site, subscrever em newsletter, vendas, entre outros. Defina em que estágio do seu negócio você está e escolha a melhor tática a ser usada.

10. Ouça seus clientes

O item mais importante de qualquer estratégia de marketing - ouvir o que seus clientes estão dizendo.

Seus clientes te darão uma perspectiva diferente e muitas vezes eles têm um excelente feedback para os pequenos empresários, porque eles sabem que você pode adaptar-se mais rapidamente do que as grandes empresas.

Certifique-se de que você está monitorando os comentários em seus perfis de redes sociais e têm uma seção de seu site onde os visitantes podem entrar em contato para deixar feedback e sugestões.

Você nunca vai estar 100% perfeito, principalmente no início, por isso sempre incentive seus clientes a te ajudarem ao longo do caminho.

Conclusão

No final do dia, você pode ter um grande negócio, mas sem uma estratégia de marketing, as pessoas não irão comprar de você se eles não souberem quem você é e o que você faz

Murilo Almeida

Analista de Marketing Sênior | Especialista em Marketing Digital, Inteligência Artificial, Design, Web Design, SEO e Anúncios Online

8 a

Dicas de sucesso! Parabéns pelo conteúdo, Fabio Luz. Forte abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos