10 dicas para criar intimidade com a escrita
A escrita, se encarada como obrigação, vira suplício. Se encarada como prazer e processo de autoconhecimento, vira vício do bem. A escrita risca resoluções da sua lista de viver, ela ajuda a resolver questões das mais simples às mais complexas, questões pessoais, porque, pra mim, não existe nada mais pessoal do que a escrita.
Para te ajudar a criar intimidade com ela, pensei em algumas dicas especiais:
- Faça uma lista de palavras e expressões preferidas
- Reflita sobre as pontuações que você mais usa. Qual delas você mais gosta, exclamação, vírgula, interrogação?
- Se o seu texto fosse um emoji, qual seria?
- No início, escreva seguindo um caminho já trilhado, reescrevendo uma história ou um livro do seu jeito. Depois, escreva sozinho, sem ajuda dos seus autores e obras preferidos. É como andar de bicicleta com rodinhas e, quando você está pronto, elas saem de cena.
- Leia sempre que puder e não se limite a um gênero ou autor. Diversifique a sua leitura.
- Escreva também sem pretensão nenhuma, só pelo prazer de escrever. Você com você e mais ninguém. Sem cerimônias, da maneira mais confortável que puder.
- Faça oficinas e cursos relacionados à escrita.
- Não escreva para impressionar aos outros. Antes de tudo, quem deve ficar feliz com a sua escrita é você.
- Faça um diário. Essa prática, além de terapêutica, ajuda a criar intimidade com a escrita e a encontrar a sua voz.
- Conheça o máximo possível sobre si mesmo. Nesse processo sem fim, mergulhe na sua essência e vá escrevendo e se revelando, se relevando e escrevendo… você não vai querer sair desse ciclo tão cedo.
Gostou das dicas? E você como vem construindo a sua relação com a escrita?
Olá, sou a Cinthia, produtora de conteúdo COM LEGADO, escritora e mãe. Apaixonada pela escrita, me especializei em conteúdos diferenciados para sites e blogs. Minha missão é ajudar as pessoas a serem referências nas suas áreas de atuação através do que elas têm de mais bonito e autêntico: a sua verdade e o seu legado.
Sou encantada pelo Storytelling e acredito no poder das histórias pessoais para o empoderamento de marcas e pessoas.
Meu grande sonho é ser escritora de livros e compartilho aqui alguns dos meus aprendizados durante essa rica jornada. Vem comigo!
CEO na Excelsior Alimentos S/A Conselheiro Regional do SESI/SENAI Vice-presidente da Indústria - ACI Conselheiro da Incubadora Tecnológica da UNISC
4 aParabéns! Excelente conteúdo!
Empreendedor da área da Segurança e Medicina do trabalho na Sw Segurança do Trabalho
4 aPerfeito!! Tuas palavras são especiais!! Textos lindos!
CEO I Estrategista Digital
4 aComo sempre tu arrasa 👏🏼👏🏼👏🏼
Especialista em vistos americanos de Turismo e Estudos
4 aAdorei o texto. Super concordo que a escrita com prazer vira vício. Quando comecei meu primeiro blog (2 anos atrás) eu sofria porque tinha que escrever um artigo por semana. Hoje, já com 2 blogs, tenho uma lista tão grande ideias que mal dou conta de escrever tudo. Sempre gostei de escrever, mas hoje é paixão mesmo!