- É preciso ter ambição. Ambição é ter fome. Sem fome não conseguimos engolir por muito tempo a quantidade de desafios do universo dos negócios. O mundo que conhecemos hoje é resultado da iniciativa de pessoas que mudaram as regras, quebraram a lógica, derrubaram tradições e criaram paradigmas. O apetite delas transformou o mundo.
- Dedique 70% de seu tempo ao departamento de vendas. A crise dificulta, diminui a demanda, mas não impossibilita. Desenvolva novos canais de distribuição, use a tecnologia, treine seu quadro, analise os dados. Vender é resultado de uma lógica, de processos e muita dedicação.
- Saiba precificar seu produto ou serviço. Vender mais barato não é necessariamente sinônimo de vender mais, e vender mais não é sempre sinônimo de ganhar mais. Conquiste um posicionamento com maior valor agregado, aplicando o mesmo esforço. Marca, inovação, design e modelo de negócios são diferenciais que contribuem para uma melhor margem. Precificar é uma ciência.
- Oriente sua gestão para o valor e não apenas para o dividendo. Pense em como você pode modelar o seu negócio para que, além de se tornar um forte gerador de caixa, seu patrimônio seja valorizado. Mesmo que não esteja listada na bolsa de valores, atualize pelo menos mensalmente a avaliação de sua companhia.
- Não economize com funcionários ruins. No fim, isso custa caro. O colaborador ser honesto e de confiança é ótimo, mas não suficiente. Reconheça, premie, evidencie esse reconhecimento e invista nos melhores. Substitua os funcionários que não demonstrarem interesse em evoluir por colaboradores comprometidos e competentes.
- Em apenas uma folha de papel você deve ser capaz de reunir todos os indicadores de desempenho de sua empresa. Coloque-os em locais bem visíveis. Quais indicadores? Todos os que você considere essencial para o crescimento de negócio: faturamento diário, semanal ou mensal; metas; alguns custos variáveis; retenção de clientes; margem de lucro… Atualize essas informações periodicamente – se possível, todos os dias.
- A melhor maneira de sua empresa cumprir seu papel social é tendo sucesso. Empresas que fracassam e quebram deixam desempregados. Logo, seu sucesso tem função social.
- Invista em pesquisa e desenvolvimento. Em um mundo cada vez mais competitivo, ter um produto ou serviço único ou inovador dará à sua empresa a chance de cobrar mais por ele, aumentando sua margem e o retorno.
- Substitua o espaço ocupado pelas notícias tóxicas do cenário político e econômico do país por coisas positivas. A cada conquista, não se canse de repetir e exibir para todo o time que sua empresa está crescendo mesmo em tempos de crise. Não se trata de negação da realidade, mas sim de uma profilaxia mental para manter a inspiração e a visão na direção certa.
- Trabalhe bastante. Isso é o normal. Empreendedor que chega às 10h30, sai para almoçar às 12h, volta às 15h e vai embora às 18h pode ser considerado um empresário morto-vivo – só falta ser enterrado. Já quebrou e ainda não sabe, é só uma questão de tempo.
Texto de minha autoria originalmente publicado na Forbes Brasil.
We develop oil and gas properties for monthly income and tax benefits. Contact me for more information. Follow our YouTube Oil News Channel to get the latest news and learn more about the oil and gas industry.
2 aGood stuff Flávio
Administradora | Especialista Comercial | Compradora
2 aPoderia me ajudar com a seguinte situação: Após realizar interesse em obter o curso de inglês da plataforma, foi iniciado o contato com uma vendedora pelo whatsapp, onde ela fez o me instruiu ao cadastro de forma bem rápida e para assinar o contrato. Quando vi que perdi em pouco os 07 dias de uso de "experiência" me vi OBRIGADA a realizar o pagamento durante 01 ano, o que significa mais de R$ 1.000,00 jogados fora, uma vez que detestei a plataforma e não fiz mais uso. Se passaram mais de 01 ano (foram 12 meses pagando) e por novamente não efetuar o cancelamento a tempo, segundo a contratada, terei de ficar presa a plataforma por mais 12 meses!? Isso não é justo e vê-se que é feito de má fé com o usuário. Não habilitei nenhum contrato adicional! Nem se estivéssemos em dias de luxo gostaria de ver meu dinheiro indo pelo ralo desta forma! Peço que a empresa tenha o mínimo de bom senso e cancele este cadastro. Deixo uma dica: Se ver que o aluno não está utilizando a plataforma de vocês, o mínimo que devem fazer é não inserir uma cobrança absurda para continuarem reféns! Se ganha clientes de forma honesta, não utilizando de má fé. E pelo número de reclamações, creio que seja algo recorrente. Espero que sejam coerentes.
Diretor técnico na Empresa Mrc Tech
2 aComo sempre, conselhos extraordinários! Obrigado amigo. 😉
Analista de Sinistro Pleno
2 aPoxa, amei ♥️
Empreendedora
2 aO Alimento essencial para minha carreira. Obrigada Flávio 🥰