Empreendedor, seu negócio pode estar morrendo!

A morte do seu negócio é só uma questão de tempo. Apesar de toda energia, de toda dedicação, de todo dinheiro empregado na construção do seu sonho, ele vai morrer.

E logo você estará culpando a sorte, o governo, a crise, a falta de clientes, tudo e todos que já existiam, exatamente da mesma forma, quando você decidiu se lançar no mundo do empreendedorismo.

Você achou que com você seria diferente, afinal você tinha um produto ou serviço diferenciado, vendia pelo dobro do preço de custo, não tinha como dar errado. Mas deu!

 Como isso aconteceu?

Comecemos pelo seu produto ou serviço...

O que ele proporciona aos seus clientes? Resolve algum problema? Reduz alguma dor? Traz esperança? Faz o seu cliente se sentir bem? Gera memórias maravilhosas? Aumenta sua autoestima?

Agora falemos da entrega...

Como você entrega o que promete? É rápido o suficiente (é o seu cliente que define)? Ao recebê-lo seu cliente é positivamente surpreendido? Seu cliente se torna seu fã quando compra de você? Recomenda para outras pessoas?

Para gerar uma experiência incrível para o seu cliente é obvio que você precisa ter uma equipe incrível. A má notícia é que não dá pra contratar pessoas incríveis para o seu negócio. A boa notícia é que, sabendo como, você pode contratar as pessoas certas e torná-las incríveis para o seu negócio.

Sobre a sua equipe...

Você conhece os maiores talentos de cada um dos seus colaboradores? Ajuda a desenvolver estes talentos? Sabe o perfil comportamental que precisa para cada uma das posições da sua empresa? Sabe como recrutar os melhores talentos da sua região? Seus colaboradores sabem exatamente o que devem fazer? Eles têm bem definidas suas responsabilidades e tem autonomia pra executar suas tarefas? Tem metas pessoais desafiadoras que os motivam a ir além do básico? São remunerados pelo que geram de resultado ou são pagos para trabalhar diariamente?

E finalmente sobre planejamento e gestão...

Você sabe o que precisa ser feito, em que ordem, em que momento? Sabe exatamente onde cada real é gasto e porque é gasto? Sabe quanto terá de caixa nos próximos 90 dias? Sabe determinar quando aumentar os gastos é necessário para crescer e qual é a melhor forma de financiar seu crescimento? Conhece as margens de contribuição daquilo que você vende e recusa maus negócios? Sabe qual é o seu ponto de equilíbrio e o que deve fazer pra crescer 100% ao ano? Sabe quais são os indicadores de performance que você deve acompanhar diariamente para comandar seu negócio de forma profissional?

Agora que você já tem uma breve ideia daquilo que torna uma empresa imortal, talvez esteja interessado em impedir que a sua empresa morra. Você não precisa executar todas as ações necessárias ao mesmo tempo, isso seria completamente impossível. Cada ação tem seu tempo e sua prioridade. Assim como um problema de saúde pessoal, o primeiro passo é realizar um diagnóstico, realizando os exames necessários e traçando um quadro geral.

Para começar o tratamento é preciso, antes de tudo, planejamento. O que deve ser imediatamente tratado e que gera uma melhoria significativa. Quais são os problemas críticos, quais são os crônicos? Quais demandam ações de curto prazo? Quais demandam atenção constante?

Perguntas, perguntas, perguntas...

Se acredita que precisa de ajuda pra encontrar respostas, se quer evitar que o seu negócio definhe até a morte, este pode ser o momento de procurar ajuda. Ignorar o problema não fará com que ele desapareça, pelo contrário, fará com que ele cresça...

Quer que sua empresa cresça e prospere? Comece a se preocupar com as respostas ou a morte será inevitável.

Thiago Melo M. de Oliveira

Management|Costs|Controller|PowerBI|QlikSense|Budget|Logistics|SupplyChain|Transportation|Cabotagem|Railroad|Ferrovia|Multimodal|ESG

6 a

👏👏👏 Parabéns Dalton!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos