10 fatos sobre meus 10 anos de PwC
[Esse texto poderia ser apenas pelos meus 10 anos de carreira profissional, mas quero dar o crédito à essa empresa que abriu as portas para uma menina de 14 anos, lá em 2006...]
Aos 14 troquei as tardes ‘de trabalhos escolares’ na casa das amigas, os almoços tranquilos seguidos de sessão da tarde, o tempo de sobra para estudar e até a escola que era como minha casa. Também passei a comprar com meu próprio dinheirinho aquela bolsa que eu queria e o sapato também, já não era mais comum pedir dinheiro aos meus pais para ir ao shopping ou comer Mc... Troquei tudo isso – e um pouco mais – para vestir meu uniforme de jovem aprendiz, olhar para esse mundão e dizer: ‘Olá! O que vamos aprender hoje?’.
Obviamente que em 10 anos se aprende muito (se vc estiver aberto a isso!) por isso é um desafio listar somente dez imensidão de coisas que aprendi nesse tempo. Mas, vamos lá!
- Pais: saibam dar a liberdade certa aos seus filhos. Uma d
as melhores coisas que meus pais souberam fazer comigo foi me dar a liberdade no momento certo e para as coisas certas. Me lembro como se fosse hoje meu pai dizendo que se eu passasse na PwC, o que estava valendo era a experiência. Tenho certeza que eles tiveram medo sim em deixar a filha com 14 anos sair todos os dias, pegar metrô, encarar o mundão corporativo... mas, sabiam que em algum momento eu teria que passar por aquilo, não deixaram o medo me afetar e eu segui em frente. Meus pais não são culpados por nada que eu ‘abri mão’ durante esses 10 anos, pelo contrário, tudo que conquistei até aqui é fruto da liberdade que eles me deram acreditando no meu potencial e que Deus estaria cuidando dessa minha trajetória. - Aproveite toda e qualquer oportunidade e não espere que ela apareça implorando sua atenção. Sim, oportunidades passam e se vc não as identificar ou deixar para depois, já era. Descobri que muitas vezes aproveitar uma oportunidade é simplesmente fazer um trabalho com o melhor de si e dedicar-se sem mimimi. Uma certeza: dedicação, criatividade e paixão atraem oportunidades! Invista nelas.
- Seja fiel a sua personalidade e valores. É comum ver nas empresas pessoas que se transforam para simplesmente sentirem-se parte de um grupo ou tornar-se ‘popular’. É comum ver também que isso não as fará ter mais ou menos sucesso. Conquistar algo por ser quem você é, sem precisar passar por cima de nenhum dos seus valores e sem puxar o saco de ninguém é uma das inúmeras delicias de ser fiel a vc mesmo. Ainda sobre personalidade: ao invés de tentar copiar aquela pessoa que vc admira, que tal – assim como ela já deve ter feito - gastar tempo explorando o que vc tem de melhor? Somos únicos, não gaste tempo tentando ser quem você não é.
- Aos meus amigos de geração Y: vamos parar com essa historinha de achar que de estagiário devo virar gerente, ok? Tá ficando feio. Entendo que essa sociedade imediatista nos faz querer tudo para ontem, mas a verdade é que no mundo corporativo isso é uma doença. Não, não tem a ver com acomodar-se com pouco, tem a ver com viver as coisas no tempo certo e com a maturidade certa. Líderes imaturos são um veneno para empresas: eles espantam justamente os melhores talentos, e claro, um dos motivos é pq sentem-se ameaçados, afinal não estão preparados.
- Nunca, em hipótese alguma, olhe o cargo de uma pessoa para saber como trata-la. Respeito e atenção são requisitos básicos para tratar qualquer pessoa.
- Sorrisos, bom dia, e bocejos são contagiantes. Qualquer pessoa tem o poder de transformar o ambiente de trabalho. Então, da mesma forma, que aquele cara com mania de arrogância consegue deixar a área toda cinza, VOCÊ tem o mesmo poder de tornar o ambiente colorido. Ah! E só para esclarecer: rir não dá justa causa, ok? Pessoas felizes produzem mais ;)
- Seja grato sempre. Agradeça a Deus todos os dias pelo emprego que tem e por aqueles que cruzaram seu caminho. Seja grato pelas pessoas que deixam seus dias melhores e, também, por aqueles que se esforçam cada vez mais para te desanimar. O segredo está na forma com que você encarará a situação. Sempre ouvi de uma amiga: nós somos os únicos responsáveis por permitir que alguém nos faça mal. Não dê esse poder a ninguém, traga para si a responsabilidade de fazer seus dias valerem a pena.
- Sobre fazer o que ama. Particularmente, na PwC, descobri que identificar-se com o core da empresa não é requisito para vc fazer o que de fato ama. Sempre digo que tirei a sorte grande em nesses 10 anos ter tido a oportunidade de trabalhar na área de Marketing. Uma verdadeira escola, tive (e tenho) a oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis, muitas delas realmente apaixonadas pelo que fazem, além de toda estrutura que a empresa oferece. Essa experiência teve grande influência na minha paixão por Marketing e enquanto eu estiver aprendendo, toda experiência continua válida. Se 10 anos em uma empresa é muito tempo? Eu não sei, o tempo costuma passar rápido quando estamos aprendendo e criando oportunidades para nos desenvolver. Uma coisa valiosa que aprendi: acredite nas suas habilidades e não tenha medo de pedir mais trabalho... Isso sim é não acomodar-se!
- Empatia é mestra quando o assunto é pessoas. Como diríamos na PwC “Vestir o sapato do outro” é regra de ouro para ter sucesso na carreira. A justificativa é simples: quantas vezes você já quis que alguém entendesse o que você estava passando? Boas práticas são facilmente replicadas. O que vai, volta ;)
- A beleza de ser um eterno aprendiz. Uma das certezas da vida é que sempre estaremos aprendendo e isso me dá um alívio pois torna a vida mais dinâmica. Deixe a arrogância de lado, nunca pense que vc já sabe de tudo sobre aquele assunto, ouça as pessoas, compartilhe conhecimento, tenha experiências diferentes das que vc está acostumado... Mas mantenha o coração aberto, somente assim tudo isso valerá a pena. O coração é o mapa da nossa vida. Ele sempre vai nos dizer se estamos no caminho certo.
10 anos se passaram e, ainda que com mais bagagem, faço aquela mesma pergunta: ‘Olá! O que vamos aprender hoje?
Economista | Gerente | Mercados de Crédito e de Capitais | Especialista em Análise de Empresas: Demonstrações Financeiras e Valuation
8 aParabéns Laís! Lembrei de quando comecei a trabalhar, à época também com 14 anos. Certamente, como tudo na vida, precisou fazer algumas escolhas que, felizmente, a levaram a um caminho de muito aprendizado. Continue assim, desenvolvendo competências e comportamentos nessa grande organização que é a PwC.
Wealth Manegement
8 aSensacional! Simples, sincero e direto. Não poderia ser melhor escrito e expressado. Laís, você mostra o quão é importante ter a família como base de tudo e entender o seu papel nesse mundão que está cheio de oportunidades! Mais uma vez: SENSACIONAL!!
Technology Audit | Operational Risk | IT Controls Assurance & Compliance | CISA, CC
8 aParabéns pela sua história... Para mim, profissionais como vc realmente fazerm a diferença! Tenho uma história de carteira semelhante e assino em baixo.. Sucesso!!.
Senior Financial Controller
8 aMuito bom, parabéns.
Tax partner | Head of tax | Tax consulting | Tax compliance
8 aLaís! Parabéns pelo texto! Incrível! E pelos 10 anos de PwC! Que venham outros 10...