10  indicadores do impacto do voluntariado na sustentabilidade
unsplash.com

10 indicadores do impacto do voluntariado na sustentabilidade

Newsletter publicada todo sábado às 11h. Assine para receber as notificações.

#01 Nessa edição você vai ler:

🧃10 indicadores absolutamente concretos do impacto do voluntariado na sustentabilidade

A lista com os 10 indicadores começa do menos óbvio para o mais óbvio.

1️⃣ O voluntariado fortalece a cultura de doação financeira

2️⃣ O voluntariado prepara futuros líderes para as organizações

3️⃣ O voluntariado desenvolve competências e eleva a empregabilidade

4️⃣ O voluntariado produz novas perspectivas para a diversidade e a inclusão

5️⃣ O voluntariado influencia a cultura política

6️⃣ O voluntariado concretiza o impacto social e gera resiliência

7️⃣ O voluntariado dá credibilidade ao serviço social

8️⃣ O voluntariado gera capital social e influencia normas sociais

9️⃣ O voluntariado fomenta a participação e a cooperação

🔟 O voluntariado fortalece a missão das organizações

Percebeu valor nessa lista? Então essa edição é para você mesmo.

Continue lendo, você tem tempo.

Hoje é sábado!

Esses indicadores impactam o desenvolvimento de pessoas nas comunidades e organizações por meio da atividade voluntária. Esse é o match perfeito entre voluntariado e sustentabilidade.

Assim como eu, você também acha que o desafio de manter o voluntariado como parte de uma estratégia de sustentabilidade, não é "ir além do óbvio"?

O desafio é "explicar o óbvio".

Explicar como as teorias, as ideias, os conceitos e as metodologias indicam resultados concretos. E não apenas expressando o que desejamos que aconteça.

Como eles impactam e desenvolvem as pessoas nas comunidades e organizações por meio do voluntariado.

Foi para explicar o óbvio que eu escrevi essa edição de estreia da Voluntariar de sábado aqui no LinkedIn.

Comente os indicadores e deixe suas perguntas.

Eu escrevo essa newsletter semanal para deixar o seu sábado cheio de ideias para alavancar a sua carreira através do voluntariado. E dicas para engajar voluntários na sua organização.

Agora sim, 10 indicadores absolutamente concretos do impacto do voluntariado na sustentabilidade ⤵️

01. O voluntariado fortalece a cultura de doação financeira

O voluntariado fortalece a cultura de doação financeira quando a atividade voluntária consegue concretizar o impacto social aos olhos de potenciais doadores. Quando assistem, mesmo de longe, o trabalho voluntário acontecendo, eles decidem doar dinheiro mais rápido. Até os mais descrentes acabam influenciados.

A atividade voluntária é um gesto muito concreto de intervenção social. Por isso, quem não tem o tempo ou o talento para isso, contribui com dinheiro quando assiste voluntários em ação.

Você se lembra da primeira vez que viu uma ação pública de voluntários ou esteve em um evento com voluntários, ou assistiu uma parcela da sua comunidade sendo atendida com algum serviço social?

O que você sentiu naquele dia?

O sentimento de que vale a pena apoiar com dinheiro tende a ficar mais consciente. Dessa forma a cultura de doação se fortale com o voluntariado.

02. O voluntariado prepara futuros líderes para as organizações

O voluntariado prepara futuros líderes para as organizações de todos os setores e indústrias. Não apenas as "empresas ESG" ou as organizações do "terceiro setor internacional". O futuro do trabalho colocou desafios como: facilitar as relações entre as pessoas, gerenciar as novas relações de trabalho, incluir grupos e contribuir com a sustentabilidade.

O desafio de liderança aqui é monumental.

Não vai dar para esperar que o MBA ou o Mestrado Profissional em Liderança produzam resultados rápidos. E nem vai dar para esperar que todas as pessoas tenham acesso à formação tradicional para serem credenciadas a lidar com esses desafios.

A atividade voluntária oferece uma série de experiências de imersão, pensamento crítico e situações reais, onde os desafios da atual gestão de pessoas aparecem. Assim como potenciais soluções.

A experiência com a questão social é insubstituível. Eu comecei daí. Os diplomas vieram um pouco depois.

03. O voluntariado desenvolve competências e eleva a empregabilidade

Esse é o desejo número 1 de muitos profissionais que buscam o trabalho voluntário. E não é porque se importam menos com o impacto social e a sustentabilidade. Mas porque enxergam que transferir competências para outras pessoas e comunidades. E desenvolver novas competências. Torna o voluntariado uma experiência em que todo mundo ganha.

Habilidades como pensamento sistêmico, inclusão e autocontrole estão no dia a dia da atividade voluntária, em maior ou menor grau. Depende do quê e do quanto você deseja transferir ou desenvolver. Se você tem um modelo pessoal de voluntariado, vai saber responder a isso. E ganhar a sua parte, enquanto outras pessoas e comunidades ganham também.

Esse processo de desenvolvimento pode alavancar a sua carreira atual ou contribuir para criar novas possibilidades profissionais. É assim que o voluntariado se relaciona com a empregabilidade.

Essa mudança aconteceu comigo: organizar o trabalho voluntário dos outros se tornou uma profissão.

04. O voluntariado produz novas perspectivas para a diversidade e a inclusão

Quanto mais diverso é um grupo de voluntários, mais soluções inovadoras são produzidas. E mais rápido. A diversidade que cada pessoa traz, tende a criar um ambiente em que as perspectivas sobre a diversidade e a inclusão estarão sempre se renovando. Mas essa tendência não se realiza sozinha. É preciso que haja facilitadores e aliados. Os gestores do programa devem ocupar esse lugar, junto com outras pessoas.

A atividade voluntária nos coloca em situações em que são testados os nossos pré-conceitos, a nossa capacidade de se vulnerabilizar, a resiliência e a criatividade para contribuir com parte das soluções.

O voluntariado é um indutor da diversidade e da inclusão. É o tipo de experiência concreta que certamente pode complementar treinamentos e cursos corporativos sobre DEI.

Nesse sentido, não existe um "voluntariado inclusivo". O trabalho voluntário é, por definição, diverso e inclusivo. É um campo aberto para todas as pessoas exercitarem a cidadania. Contribuir com a sustentabilidade. E construir relações. Mas precisa de mediação para acontecer na prática.

Você se sente incluída como voluntária? Você inclui pessoas por meio do voluntariado?

05. O voluntariado influencia a cultura política

A atividade voluntária dá o exemplo de como os políticos deveriam tratar as questões sociais, as pessoas e comunidades sujeitas à ela. Cada ação de voluntariado é uma intervenção social, e por isso ela também é política. Porque busca modificar contextos sociais e realidades individuais.

Cada voluntário que exerce essa função de intervenção, está exercendo um ato político ao mesmo tempo. O termo engajamento cívico só faz sentido se pensarmos a atividade voluntária indo além de apenas "fazer o bem". Mesmo quando fazer o bem é uma parte importante e muitas vezes emergencial.

O papel das organizações com seu programas de voluntariado é criar as condições, facilitar, e regular com transparência essas intervenções. Dessa forma o voluntariado influencia a cultura política sim.

É difícil para você ter conversas sobre voluntariado e política, sem precisar ser partidário?

Pausa para o cafe ;)

Foto tirada por mim em 2023, em um sábado, no meu café favorito em Brasília. Enquanto tomava o espresso, pensando em conteúdos sobre voluntariado, decidi criar a Voluntariar de sábado.

Antes de continuar..

Essa newsletter existe desde 2023. E agora tem a sua versão pública aqui no LinkedIn.

Ficou mais fácil receber a Voluntariar de sábado e seguir meus conteúdos diários na mesma rede social.

💌 Assine a Voluntariar de sábado e receba dicas para impulsionar a carreira através do voluntariado. E engajar voluntários na sua organização! Todo sábado às 11h.


06. O voluntariado concretiza o impacto social e gera resiliência

O trabalho voluntário gera resiliência quando as pessoas e comunidades adquirem e desenvolvem capacidades e habilidades, para suportar choques futuros e novos desafios.

Produzir resiliência por meio do trabalho voluntário significa criar condições e instrumentos. Para que as pessoas mais vulneráveis sejam incluídas e trabalhem juntas na solução dos problemas.

A resiliência produz um rede de ajuda mútua tanto para enfrentar riscos e emergências, mas também para planejar ações de mudança calculada.

Se a atividade voluntária alivia uma vulnerabilidade mas não produz resiliência, a contribuição para a sustentabilidade não se provou completamente. Nesse tema, o meu patamar de expectativa para o trabalho voluntário é bem alto ;)

07. O voluntariado dá credibilidade ao serviço social

Assim como potenciais doadores tendem a doar mais rápido quando assistem o trabalho voluntário acontecendo. Pessoas de diferentes grupos sociais ganham uma percepção diferente sobre o serviço social e o trabalho das organizações comunitárias.

O trabalho voluntário talvez seja a atividade de desenvolvimento sustentável mais concreta que existe. Pois ela é realizada por pessoas, para pessoas, e com a mediação de pessoas.

No Brasil, enfrentamos, de tempos em tempos, sérios ataques ao trabalho das organizações comunitárias (ONGs) e o trabalho de interesse público que desempenham. Muitas vezes, essas organizações ocupam quase totalmente o papel do Estado na função de prover serviços sociais.

Por isso, o voluntariado se destaca quando aparece na cena do serviço social. Como um instrumento concreto, para que as organizações acolham e atendam pessoas e comunidades em suas vulnerabilidades.

Dessa forma o voluntariado dá mais credibilidade ao serviço social, e muda percepções sobre a função do terceiro setor no Brasil.

08. O voluntariado gera capital social e influencia normas sociais

Quando um grupo diverso de pessoas se reúne para fazer voluntariado, a chance de impacto social positivo é alta. Mas como a atividade voluntária tende a ser episódica (sempre) o impacto não é garantido.

É necessário ter frequência, consistência, e um plano para a atuação voluntária produzir efeitos. O plano de vountariado é um requisito fundamental para programas comunitários e empresariais engajarem voluntários naquilo que realmente importa.

Quando o plano funciona, a diversidade, a frequência e a consistência do trabalho de grupo gera um capital social importante. Ele produz uma rede de talentos, contatos e inteligência coletiva. Capazes de gerar impacto social positivo e duradouro. E um alto nível de desenvolvimento para todas as pessoas engajadas no processo.

E não pára por aí.

Capital social influencia as normas sociais, isto é, a forma como vivemos e nos reconhecemos como indivíduos e grupos. Ao ponto de contribuir com a mudança das normas sociais para que sejam mais justas e incluam mais pessoas.

09. O voluntariado fomenta a participação e a cooperação

O trabalho voluntário é um meio de implementação da sustentabilidade. E como eu disse no indicador 07, talvez seja a atividade de desenvolvimento sustentável mais concreta que existe, pois as pessoas estão no centro dela.

Quando o voluntariado se estabelece como um meio de implementação concreto e eficaz da sustentabilidade, ele impacta o campos dos direitos e da cooperação social.

Nessas condições, o engajamento cívico que a atividade voluntária produz é uma forma de direito à participação de pessoas e comunidades. E uma forma também de cooperação entre pessoas, comunidades, instituições públicas e privadas.

O voluntariado nunca esteve tão próximo dos direitos políticos e da cooperação social. Os programas de voluntariado e as organizações responsáveis por eles, precisam saber reconhecer esses impactos. Escolher onde e como atuar. Para impactar socialmente pessoas e comunidades em suas necessidades reais.

10. O voluntariado fortalece a missão das organizações

Esse parece fácil. O mais óbvia de todas? Mas é importante explicar o óbvio.

O voluntariado é uma atividade estratégica e complementar à missão das organizações de contribuirem com a sustentabilidade. Um programa de voluntariado é a prova concreta de que a atividade voluntária foi reconhecida como parte da estratégia e complemento da missão.

Os problemas começam quando isso está no discurso apenas. E a atividade voluntária entra como ação estratégia e complemento apenas para o marketing e as relações públicas.

A receita para que o voluntariado fortaleça, de verdade, a missão de uma organização é a seguinte:

O programa de voluntariado entrega o maior valor possível para seus voluntários, entrega uma experiência de voluntariado e de desenvolvimento inesquecíveis. E os voluntários, com certeza, serão capazes de entregar o maior valor possível para outras pessoas e comunidades.

Aqui a missão da organização será cumprida.


Até lá, eu convido você a:

💌Assinar a Voluntariar de sábado, caso ela tenha valor para você

🔁 Comentar e compartilhar essa edição com a sua rede do LinkedIn

🔔 Seguir o meu perfil Rafael Medeiros para receber conteúdo diário sobre voluntariado


Fazer o bem é só o começo!

Bom sábado!

Rafa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Medeiros

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos