10 motivos para não conversar sobre vida profissional com amigos e parentes.
Lá está você...não consegue mais suportar aquele chefe assediador, ou mesmo a pressão do cargo, quer mesmo deixar a rotina estressante e dedicar-se a algo que te faça mais feliz. Melhor coisa a fazer é trocar umas ideias com alguém de confiança...seu amigo mais leal, esposa, marido...
Seria uma boa atitude a tomar, se essas pessoas te dessem o conselho certo! Vou compartilhar com você a seguir, 10 motivos pelos quais você não deve fazer isso!
#1) Essas pessoas amam você, e o medo do sofrimento e da frustração fazem com que elas te defendam de ideias diferentes de sua rotina, entendendo que dessa forma, sua insatisfação vai passar e você vai ser mais feliz (mas sabemos, não é isso o que acontece).
#2) Pessoas que não são especialistas em carreira e emprego, normalmente têm uma visão equivocada do mercado de trabalho, e normalmente muito pessimista.
#3) Quando alguém dá um conselho, acaba por usar a própria vida como referência, o que pode não ser tão benéfico para você, tendo em vista as diferenças de estilo de vida e valores pessoais.
#4) A maioria das pessoas não entende profissionais que desejam trocar altos salários ou empresas-sonho por uma vida mais tranquila e com menos números no contra-cheque.
#5) As notícias sempre destacam os altos índices de desemprego e a economia frágil, o que transforma o cenário atual e algo pouco encorajador para quem está dando conselhos.
Veja também vídeos sobre carreira e empregabilidade!
#6) Acredite! Só você vê as oportunidades e as respostas, porque quando está vivenciando o problema, algumas soluções aparecem, mas ao perguntar para outra pessoa, você não acredita mais nelas, por ser convencido de que sua ideia não pode ser viável.
#7) Existem ferramentas para ajudar você a abreviar o tempo de espera por respostas, como consultorias, direcionamentos, coaching ou mentoria. Consulte um profissional, pois familiares não dominam essas técnicas. Acha caro? Te entendo, mas pode ser que a conta fique mais barata do que gastos com farmácia e terapia por stress!
#8) As pessoas mais velhas (acima de 60 anos) ainda acreditam em empregos para toda a vida, portanto, se você buscar conselhos sobre empreendedorismo ou mesmo uma mudança de emprego, dificilmente receberá apoio.
#9) Una-se a pessoas que já passaram pelo que você está passando, especialmente aquelas que você não conhecia até o momento, pois essas pessoas vão acreditar em você e nos seus projetos, e não vão ficar te lembrando todas frustrações e fracassos que você luta para superar.
#10) É necessário conhecer gente nova! A sensação de estar só é triste e desmotivante, mas acredite: você não está só, apenas precisa renovar seu círculo de relacionamentos no que diz respeito à sua vida profissional e ver que é possível, pois outras pessoas conseguiram!
Veja ONDE ESTÃO OS EMPREGOS em meu e-book e comece sua jornada de mudança de vida profissional.
Vai dar certo, mas uma pitada de coragem e outra de sigilo são essenciais nessa jornada. Afinal, nenhum amigo ou parente vai ficar triste se você estiver feliz, e é assim que você vai estar depois que der tudo certo!
Saiba mais sobre Direcionamento e aconselhamento de carreira!
Agente Administrativo | Sicoob Credivass | CPC-S100
4 aExcelente artigo Ana Lisboa 👏🏽👏🏽 A dica 9 e 10 definem bem sobre as amizades que fazemos aqui no LinkedIn.