10 pílulas sobre vida & carreira para o novo ano e além!
Não tenho a pretensão de transformar este no último artigo de 2018. Até porque as ideias aparecem do nada e, quando vejo, começo a me coçar com aquela vontade de compartilhar com todo mundo.
Mas neste, em especial, farei um compilado de pequenas dicas que aprendi em diversas fontes, entre livros, revistas, notícias, artigos, sites e podcasts, ao longo deste ano e que acredito ser de grande valia para o próximo ano - e para os próximos!
- Enriqueça seu repertório - tudo o que você gosta vai interferir para te transformar em um profissional melhor.
- Tempo, o dilema do século - como fazer a curadoria do seu tempo? Cada um de nós terá a sua melhor maneira de fazê-lo, e você precisa descobrir a sua. Confesso que ainda não tenho essa resposta, mas estou à caminho.
- Não tenha medo de mostrar suas qualificações - pessoas que tem mais qualificações tendem a subestimar suas próprias habilidades, enquanto pessoas que tem menos tendem a superestimar. Por que? Porque quanto menos se sabe, menos se está capacitado para analisar suas próprias habilidades.
- Informação precisa ser compartilhada - não guarde para você. É uma ação generosa e, como toda generosidade, causa um bem estar danado.
- Durma - não muito, mas o suficiente. Dormir emagrece. Ajuda a fixar as ideias. Deixa a pele mais bonita.
- Conheça-se - descubra seus pontos fortes, suas principais habilidades, estimule esse exercício de autoconhecimento desde cedo para ter vantagem competitiva no mundo dos negócios.
- Se quiser ter sucesso na carreira, você nunca deve parar de estudar - se você acha que precisa de mais conhecimentos sobre língua inglesa ou sobre educação financeira, corra atrás. Crie sua própria história de aprendizado. O crescimento profissional é diretamente proporcional à iniciativa de investir em formação complementar.
- Invista um pouco mais de tempo para tentar entender o que você escuta ou lê.
- Demonstre seu interesse genuíno pelas pessoas - se você não têm, taí um ponto que precisa melhorar e muito. Elas são a chave para tudo dar certo. Entre negócios e pessoas, fique com as pessoas. Seus funcionários, seus chefes, colegas, seus amigos, familiares.
- Gentileza sempre - uma qualidade que tenho visto cada vez mais nas pessoas e me inspira a ser mais e mais gentil. Não queria escrever isso aqui, porque você já leu em todo lugar, mas é tão verdade que não dá pra ignorar: gentileza gera gentileza. Em uma reunião, um e-mail, um telefonema, uma conversa de corredor, um pitch, um cartão de visitas. Sempre.
Eu sou Viviane Teobaldo, jornalista, professora mestre e consultora na Ava Inovação em Educação e Marketing Digital, envolvida desde o início da carreira em trabalhos e projetos nas áreas de Marketing e Comunicação, que usa esse conhecimento hoje para ajudar empresas em processos de transformação digital ágeis e formação de equipes preparadas para a era digital.
Professor Universitário | Scrum Master | Promotor da Cultura Ágil | Apaixonado por Neurociência e Design Thinking. Falo sobre: #Programação #Python #HTML #CSS #Modelagem #Agile #Scrum #Kanban #CulturaÁgil #Voluntariado
1 aOlá, gostei tanto do seu Artigo que estou desenvolvendo as pírulas com meus alunos, muito obrigado!!!