13 coisas que você precisa fazer por você

13 coisas que você precisa fazer por você

Todos os seres humanos tentam acertar o máximo que podem durante toda sua jornada de vida na Terra. Querem investir seu tempo e sua energia em decisões certeiras para que as coisas realmente funcionem sem perder tempo, não é mesmo?

Quando se trata de suas respectivas carreiras, existem alguns cuidados que nós da BANG recomendamos iniciar antes que seja tarde. Obviamente nós não temos uma receita mágica, mas não precisamos ser experts no assunto para citar 13 coisas que você precisa fazer pela sua carreira. Vamos lá?

1 – Saiba o que você NÃO quer

A maioria das vezes você pode não saber ao certo o que quer, mas saber com certeza o que não quer já é o ponto de partida. Almejar exercer uma função na qual você é apaixonado faz todo sentido, afinal você iniciará a sua carreira rumo ao sucesso. Se aprofundar e se especializar continuamente no que você ama é essencial para a saúde física, mental e profissional. O passo mais importante para entender melhor o que você não quer é eliminar tudo o que você não quer. Não quer ter um chefe chato? Não quer ser um comerciante? Um gestor de negócios? Ótimo! Risque essas opções para chegar em uma conclusão definitiva.

2 – Plano B: Carreira de emergência

Muitos profissionais se perdem quando se deparam com uma mudança brusca em sua carreira, principalmente após ficarem anos exercendo a mesma profissão, não é verdade? A melhor opção é ter sempre em mente um “plano b”, aí é hora de definir uma carreira de emergência. A nossa pergunta é: Em que você trabalharia caso não exercesse mais a sua profissão atual? Nada melhor do que “uma saída de emergência” pronta para não entrar em pânico. Pense bem!

3 – Faça networking até no elevador

Um bom diálogo dentro do elevador pode virar um lead em potencial. Refine seu vocabulário, mostre certeza no que diz e domine a sua área profissional! Não tenha medo, tenha em mente qual a mensagem que você quer passar quando as pessoas questionarem sobre sua carreira.

4 – Qual é o seu “super poder”?

Em outras palavras, conheça e reconheça em que você é bom. Todas as pessoas bem-sucedidas, sabem exatamente o que fazem de melhor!

5 – Não abrace o mundo

Sabe aquela típica frase popular “você não pode abraçar o mundo com as mãos”? Exatamente! Ninguém pode fazer tudo sozinho, então saiba diferenciar as coisas que você deve gastar seu tempo e as coisas que você deve deixar de lado. E se você se sentir confortável, delegue funções a terceiros.

6 – Sinta orgulho do que você faz

O importante aqui é garantir que, além de tirar de letra as funções de uma área específica, você sinta no fundo, orgulho do que é capaz de fazer! 

7 – Desafios diários

Se você gerencia uma equipe de 50 pessoas, porque não gerenciar uma equipe de 100 pessoas?

Aprimorar e se desafiar constantemente aumenta cada vez mais todos os limites de suas habilidades. Lembre-se de que você nunca saberá do que é capaz sem dar o primeiro passo, mesmo que isso pareça assustador.

8 – Saiba receber todos os tipos de feedback

Não importa se o feedback é positivo ou negativo. O segredo é não levar para o lado pessoal as críticas que receber durante a sua jornada profissional. Não é fácil lidar com críticas, porém, são através delas que você irá aprender e crescer no âmbito profissional. Nunca se esqueça disso!

9 – Saiba dizer NÃO quando necessário

A palavra “não” apesar de ser formada por apenas 3 letras, é uma das palavras mais difíceis de ser pronunciada. Porém, quando se trata de sua carreira profissional é extremamente importante aprender a usá-la com sabedoria! Saiba se posicionar para se valorizar.

10 – Tenha ao seu lado pessoas confiáveis

O que mais vale durante toda a sua jornada profissional é poder construir relacionamentos sadios e confiáveis. Saiba selecionar as pessoas que agregam durante todo esse processo e valorize cada uma delas.

11 – Presença online

Na era tecnológica quaisquer informações relacionadas a você, são acessíveis para qualquer pessoa que busque no Google ou até mesmo através nas redes sociais. Lembre-se que essa é a primeira impressão que alguém vai ter de você e defina o que quer mostrar para o mundo.

12 – Aperto de mão: domine-o

Apesar de muitos considerarem essa ação uma extrema bobagem, o aperto de mão é a forma mais rápida de construir ou destruir uma boa impressão. Você sabia que numa entrevista por exemplo, você já estará sendo analisado quando cumprimentar o entrevistador?

13 – Corra atrás do que te faz bem

Agora que você já sabe exatamente o que você quer, comece dando passos em direção ao seu objetivo! Por mais que construir uma carreira seja um objetivo de longo prazo, é muito mais vantajoso se empenhar por anos, mas exercer a profissão que você realmente ama!

Este artigo tem como objetivo incentivar todos os profissionais a não terem medo de fazer as suas escolhas! 

E você, ama o que faz? Deixe um feedback nos comentários!


Ana Cláudia Parise

Empreendedora e Diretora de Comunicação

7 a

Ótimo texto!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns e sucesso sempre!!

Carlos Eduardo Zago

Gestor Comportamental, Instrutor, Palestrante, Psicanalista e Programador Neurolinguístico (PNL)

8 a

Excelente artigo! Parabéns! Atualmente atuo com esse tipo de mudança comportamental... extremamente necessária para permitir um perfeito desenvolvimento pessoal. Hoje busco fazer o que gosto, o que me dá prazer. Ajudar as pessoas a serem o melhor que podem e descobrirem-se por inteiro. Entenderem o que podem oferecer ao mundo é para si. Ótima dica. Também já postei passos para realizar mudanças em sua vida, e gosto muito dessa abordagem. Meus parabéns e sucesso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Pamella Souza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos