10 passos para não errar na escolha e no uso das gravatas

10 passos para não errar na escolha e no uso das gravatas

Sua gravata é um elemento essencial para definir seu estilo e a imagem que você deseja passar. Mas dada a infinidade de opções disponíveis no mercado, escolher uma gravata não é tarefa tão fácil – assim como saber como combiná-la. Então, segue aqui um pequeno manual para te auxiliar nesta missão (bem) possível:



1.A gravata slim é bem mais estreita que a convencional, medindo entre 4 e 6 centímetros de largura. Por ser uma variação mais descolada, você pode usar em ocasiões menos formais, com calça jeans, camisas estampadas e até sem paletó. Detalhe: este tipo de acessório fica mais harmônico com um look mais ajustado (ou slim fit).

2. O mesmo vale para a silhueta: pessoas muito musculosas ou acima do peso podem optar por modelos mais largos. 

3. Lapelas de paletó e blazer estreitas ficam melhores com gravatas slim. As largas ficam desproporcionais, parecendo que o terno é de uma época e a gravata, de outra.

4. Para combinar o modelo slim com camisas estampadas, comece pelo básico: eleja uma lisa. O mesmo vale ao contrário, camisas lisas ganham destaque com gravatas com padronagem. Se a gravata é estampada, ela deve repetir a cor do terno ou da camisa. Ou de ambos. A cor também pode orientar na hora que você for tentar combinar estampa com estampa. 

5. Na gravata slim, opte por um nó simples, com apenas uma volta. No entanto, o nó deve preencher o espaço entre as pontas do colarinho.

6. Se precisar passar suas gravatas em casa, regule o ferro de acordo com o tecido. Coloque um papel ou cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas, e passe o ferro num único sentido. Ou mande para a lavanderia, que geralmente é mais garantido.

7. Cuide para posicionar o cinto de segurança do automóvel por baixo do acessório. 

8. Prendedores são elegantes, mas não estão em alta. Se quiser brincar de Neal Caffrey, use-os no ponto correto: 20 cm acima da ponta da gravata, prendendo-a à camisa.

9. Coloque a gravata somente depois de já ter se vestido e ajustado todas as demais peças. Assim fica mais fácil saber bem certinho sua altura. O truque para isso é: 

10. Quando você estiver de pé e relaxado (na postura em que você caminha), a ponta da gravata deve ficar na altura do furo do cinto.



Você já segue o 21 graus no Pinterest? Fica neste link aqui e tem bastante inspiração e conteúdo sobre estilo masculino. E visite meu site, o 21-graus.com.


*Fotos: Reprodução/Pinterest

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos