10 reflexões antes de tentar uma carreira internacional (Parte 1)
Foto: Shutterstock

10 reflexões antes de tentar uma carreira internacional (Parte 1)

Em 2 anos me dedicando a uma carreira internacional e comentando sobre essa experiência e diversos aprendizados (com inúmeros erros) com pessoas do ecossistema de tecnologia, startups e tenho percebido algumas pessoas perguntando: "mas como você conseguiu essa oportunidade internacional cara?!"

Nos últimos meses tenho refletido sobre as decisões e atitudes que me fizeram chegar onde estou e com isso e um sonho em mente, quais executáveis, que preciso me dedicar para chegar a este sonho.

Isso me levou a algumas perguntas e reflexões que olhando para trás fazem muito sentido, mas que foram muito difíceis para entender naquele momento da minha vida profissional (e pessoal).

Agora vou compartilhar aqui algumas delas:


1.Escreva a Job Description perfeita para você mesmo:

Não existe descrição de cargo perfeita, mas com certeza existem algumas que vão lhe chamar atenção e gerar um pensamento de: "caramba, fizeram essa vaga pensando em mim!". Ter o ato de colocar como seria a vaga que você entende para você no papel vai te ajudar a encontrar palavras-chaves para pesquisa, perceber soft e/ou hard skills que precisa aprimorar e até questões que você não busca em uma vaga internacional.


2.Como seria um dia perfeito no seu futuro trabalho internacional:

Aqui você pode (e deve) ser o mais detalhado possível. Isso deve lhe ajudar a entender o perfil de cultura, valores, missão e visão que a empresa e você buscam com essa parceria. É claro que existirão dias de pressão acima do normal, mas entender a dinâmica que você busca facilita para você e a empresa se possuem esse fit cultural.


3.Em quanto tempo espera conseguir uma oportunidade como essa?

Aqui é bom alinharmos expectativas. No meu caso, não estava ativamente buscando uma nova posição, apenas diversificar e aumentar minha renda com "side hustle" em moedas fortes (como dólar, euro e libra).

De qualquer forma, foram cerca de 6 meses ativamente me candidatando a diversas vagas, buscando de diversas plataformas e fazendo trabalhos de $5, $10, $100 por diferentes formas, fontes e locais. Deve ser esta a forma de busca? Não, você precisa entender o que funciona para você no tempo que você tem ou busca! Claro que um bom colchão (reserva de emergência) que lhe dure 6-12 meses (dependendo se é CLT, PJ) pode lhe ajudar a ter um certo conforto nesses momentos.


4.Você possui contabilidade com experiência internacional? Ou você mesmo faria isso?

Ainda é cedo para discutirmos isso, mas ter a preparação jurídica e contábil para uma nova posição, uma vez que a partir de R$28.559,70 movimentados em sua pessoa física, é necessário realizar o Imposto de Renda, recomendo que caso for acima disso, que crie uma MEI ou LTDA (1 sócio) para evitar problemas de pagamento de impostos. Meu contador me ajuda muito com isso e com este tempo disponível posso focar com mais tranquilidade em meus projetos pessoais e profissionais.


5.Existem empresas ou organizações específicas que você busca trabalhar?

Quando você pensa em se lançar ao mercado, ainda mais em uma carreira internacional, é muito semelhante a outra empresa brasileira, com uma diferença significante, você precisa se destacar mais do que um profissional local, agora, como fazer isso? 

Segundo Peter F. Drucker, "A cultura come a estratégia no café da manhã", você pode enxergar isso de algumas formas. 

Em nosso contexto, pensando na cultura, objetivos e planejamento da empresa gringa, caso você consiga se mostrar com fit cultural, fome por crescimento, aptidão em sua língua local (inglês avançado/fluente muitas vezes basta) e, normalmente, pretensão salarial abaixo da pretendida por outros candidatos locais, mas ainda sim acima da sua média nacional (Brasil), tenho muita convicção de que chamará atenção para uma primeira conversa.

Por isso, caso tenha seu sonho grande alinhado com a pretensão de trabalhar em alguma ou algumas empresas específicas, use de seu networking, pesquisas e seja um sniper nessas oportunidades.


6... Calma lá, vamos falar das outras 5 perguntas para reflexão sobre sua futura carreira internacional, mas antes disso, queria saber mais sobre o que achou das 5 primeiras até agora. Me diga nos comentários se complementaria com algo mais ou se discorda com algum destes.


Gostaria apenas de agradecer Paulo Medeiros , Adriana Walter , Ricardo Okino , Thiago Avelino 🧙♂️ , Gustavo Salles (Hiring for Top BR Startups) , Bruna Gomes de Souza Nunes 🚀 pelas oportunidades, puxões de orelha, dicas e horas e horas de conversas que estão me levando para este e outros caminhos muito importantes para meu sonho grande e é só o início! 

Obviamente não poderia deixar de lado Daloopa e Daniel Chen pela oportunidade de supervisionar a área de RevOps junto a Andréa F. . Experiências que estão me moldando no profissional e amigo que sou e quero continuamente melhorar a ser.

Samara Anselmi

Transformo seu Inside Sales em crescimento sustentável | Especialista em LinkedIn | Mentora de vendedores e líderes

10 m

Michel, sei que escrever artigos aqui no Linkedin não é uma tarefa simples! Parabéns pela sua dedicação. E saiba que, por aqui, estou acompanhando e torcendo pelo seu sucesso!!! :) 👏

Thiago Avelino 🧙♂️

🔥Escale sua geração de demanda B2B, sem crescer time ou investir em ads | Ajudo fundadores e chefes de mkt & vendas a construir uma máquina previsível de geração de leads para seu negócio B2B

1 a

Tem sido muito bom trocar contigo Michel! Só vamos, pq tem muito valor para destravar aí...

Nara Carvalho

CM | Copywriter | UX Writer | SEO

1 a

Ótimos insights, Michel! 👏

Ketlin da Rosa Talevi

A melhor experiência de seleção do Brasil: encontre talentos alinhados com a sua cultura, diminua sua rotatividade!

1 a

Michel Diamante ☁ainda não comecei uma carreira internacional, mas já pensei sobre hehe creio que uma coisa bem interessante é olhar a cultura da região que você deseja atuar. Sei que a gente fala do fit cultural das empresas, mas cada região do mundo tem uma visão e uma pegada nas relações de trabalho e acredito que olhar para isso pode ser também bem importante. Mas deixo para você me orientar ai se faz sentido 😍

Gustavo Salles (Hiring for Top BR Startups)

CEO SalesHunter | Recruto e treino os principais talentos de Vendas B2B, SaaS e Inside Sales

1 a

Show, Michel!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos