10 Principais falhas atribuídas ao RH das Empresas

10 Principais falhas atribuídas ao RH das Empresas

Caros colegas, pretendo nesta publicação elencar as 10 principais causas de falhas atribuídas a nossa área para que possam refletir onde de fato estão os problemas e suas soluções. Tenho a absoluta convicção que todos nossos colegas (sejam ou não pertencentes ao RH), se identificarão com as causas abaixo.

1-     Não consigo fechar vagas de forma tão rápida quanto minha Empresa deseja.

Avaliem profissionais do RH, se os gestores estão lhes passando as informações precisas sobre as vagas (através de preenchimento formal), se eles se disponibilizam para entrevistar os candidatos escolhidos e com qual antecedência vocês foram informados sobre a necessidade destas contratações. Importante, havendo a correta formalização ao Rh, toda e qualquer vaga deverá estar fechada em até 05 dias úteis à partir da oficialização formal e após pesquisas cadastrais sobre os candidatos.

 

2-     Existem muitos erros em minha folha de pagamento.

Nenhum colaborador (seja ou não do RH), tem o objetivo proposital de causar erros. Não é possível e admissível que alguém venha trabalhar com o objetivo exclusivo de produzir erros. Existem causas, por isto identifique e as trate, produza relatórios, seja objetivo sobre as ações necessárias para impedir os erros identificando os motivos, apontando e tratando as soluções.

 

3-     O turnover e absenteísmo em minha Empresa é muito alto e não consigo reduzir.

Faça um estudo para identificar os motivos, audite os afastamentos e sobre tudo produza relatórios objetivos que indiquem onde estão os problemas e como devem ser tratados. Não existe uma única solução.

 

4-     Temos muitas reclamações trabalhistas e isto toma muito tempo do Rh.

Identifique os principais questionamentos elencados em cada reclamação trabalhista, produza ações junto aos gestores e líderes para a diminuição destes questionamentos e principalmente envolva e comprometa todas as lideranças das áreas que apresentam estas reclamações. O maior êxito que o Rh poderá obter será através de ações conjuntas e não de forma isolada.

 

5-     Ninguém respeita o horário de trabalho.

É “normal” haver atrasos, saídas antecipadas, extrapolação da jornada de trabalho e falta de horário integral para descanso e refeições. O que não é normal é a inexistência de regras claras e que estas  sejam  de conhecimento de todos. Política de banco de horas, compensações de horas e tolerâncias devem ser claras. Gestor reclamando ao Rh sobre atrasos de seus colaboradores é algo completamente sem sentido.

 

6-     O maior culpado é o nosso escritório contábil ou serviços terceirizados.

Desde que mundo é mundo, é um verdadeiro jogo de empurra. A contabilidade reclama da Empresa, as Empresas terceirizadas e vice-versa. Fato, a Contabilidade ou terceirizados são serviços que devem cumprir as regras para as quais foram contratadas. Se os resultados não são os esperados, formule quais as necessidades para as adequações e quais os custos envolvidos para estas adequações. Antes de reclamar, leia o contrato de prestação de serviços.

 

7-     Cada departamento da minha Empresa quer uma forma diferente de atendimento aos seus colaboradores.

O Rh tem que possuir uma única forma de atendimento, não importa o tamanho do cliente, suas características ou sua rentabilidade. Tratar de forma diferenciada aos departamentos, colaboradores ou clientes irá gerar situações de conflitos desnecessários e que impedirão quaisquer justificativas plausíveis.

 

8-     Os gestores querem que eu aplique punições ou demita seus subordinados.

A responsabilidade de ações punitivas, demissões ou contratações são atribuições dos gestores de cada departamento. Não se pode jamais imputar responsabilidades desta natureza ao Rh. O responsável pela gestão da área deve conhecer e executar suas atribuições.

 

9-     O Rh não controla a quantidade de horas extras.

Muitas Empresas atribuem esta “responsabilidade” ao Rh. Bobagem pura e absoluta. Cabe ao Rh informar qual o número de horas realizadas e indicar a extrapolação entre o número previsto e o realizado a Diretoria e gestores. Cada gestor deve justificar previamente a sua Diretoria os motivos e como tratará o excedente de jornada praticada.

 

10-  O Departamento Comercial.

Obter novos contratos e manter os existentes são as premissas, porém a direção da Empresa necessita observar se estas atribuições fazem sentido com as políticas existentes ente o Rh e a própria Empresa. Caso contrário, ajustar e divulgar.


Se você gostou, deseja comentar ou compartilhar estas informações com nossos colegas sobre este tema, utilize o espaço abaixo.


Airton Spósito - Profissional de RH


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos