Perguntas em processos seletivos , entendam as razões.
Muitos recrutadores fazem perguntas em processos seletivos buscando a maior aderência possível ao cargo. Vou ajudar a todos a compreenderem os reais objetivos e contextos das perguntas...
1-Se perguntarmos ao seu chefe direto sobre o porque foi demitido(a), que informações iremos provavelmente obter?
Obs: Se a demissão não ocorreu por justa causa, pouco importa a opinião dos antigos empregadores, para isto existem testes admissionais prévios para testar e avaliar experiência e as competências técnicas. Posteriormente a contratação, existe ainda o prazo de experiência para avaliação tanto técnica quanto comportamental. Logo é indiferente a opinião de ex-empregadores.
2-Qual a sua idade? Isto é irrelevante, mas é necessário obter esta informação.
Obs: Óbvio que não é irrelevante este tipo de pergunta. Provavelmente a Empresa deseja contratar alguém com idade inferior a 30 anos em razão do salário oferecido.
3-Qual o seu trajeto para chegar em nossa Empresa?
Obs: O recrutador desconhece waze, maps, etc e não fez nenhuma consulta de itinerários dos candidatos durante o processo de recrutamento, bem como não informou o local ou proximidades da Empresa. Ainda sim lhe chamou para uma entrevista onde tudo é confidencial. Se o distância ou custo de seu deslocamento for alto ao empregador, você estará fora do processo seletivo.
4-Quantos filhos você tem, informe as idades?
Obs: Provavelmente o salário oferecido é abaixo do mercado e a Empresa requer que tenha disponibilidade de horário sem oferecer as garantias previstas por lei. Portanto esta pergunta será eliminatória para muitas mulheres com filhos.
5-A vaga é temporária para cobrir licença. Você aceita?
Obs: A empresa não possui uma estrutura adequada, fluxo de caixa, não realizou job-rotation ou realizou qualquer planejamento a médio e curto prazo para estes “imprevistos" que ocorrem de forma natural em todas as organizações.
Airton Spósito - Gerente de Rh