11 dicas para um jovem designer em busca de estágio - nº3
Foto de mentatdgt em Pexels

11 dicas para um jovem designer em busca de estágio - nº3

Dica nº3: Dê especial atenção aos telefonemas

O contato telefônico é uma etapa do processo seletivo frequentemente ignorada. Neste primeiro momento é possível ter inúmeras impressões sobre você. A forma que atende o telefone já diz muito sobre sua personalidade e qualquer atitude estranha pode te fazer perder pontos no processo seletivo. Por isso, não perca a oportunidade de mostrar que é responsável e sabe como tratar questões profissionais. Seja educado e demonstre interesse pela vaga. Sua voz não deve transmitir desânimo ou falta de energia, mesmo que tenha acabado de acordar. Não tenha medo de tirar dúvidas e lembre de solicitar um telefone para o caso de precisar entrar em contato por qualquer motivo.

Não estenda a conversa com informações desnecessárias ou detalhadas demais. Este é um contato inicial em que não existe qualquer intimidade. O recrutador não precisa saber que você irá enviar o portfólio mais tarde, pois acabou de voltar da praia e está cansado. Ou que você precisará confirmar com sua mãe se pode ir a entrevista em determinado dia, pois já tinha se comprometido a ir ao mercado. Mesmo que você seja muito jovem, todas estas explicações só mostram que você não tem bom senso ou autonomia sobre sua vida profissional. Seja flexível para atender ao horário proposto. Caso realmente não possa comparecer em determinada data, justifique sua indisponibilidade de forma sucinta e discreta, propondo alternativas.

Aproveito para dar um alerta: alguns recrutadores não farão muitas tentativas até conseguir falar com você quando ainda tem uma longa lista de candidatos para ligar. Então, sempre que se inscrever em algum processo seletivo, fique atento ao celular e tenha consciência de que alguns poderão deixar recado em sua caixa postal.

Conte sobre sua busca de estágio para seus familiares, sua empregada ou qualquer outra pessoa que possa, eventualmente, atender o telefone em sua casa. Peça a eles que estejam atentos e solicitem um número de telefone para que você possa retornar. Certa vez, por exemplo, não consegui falar diretamente com uma candidata que estava em aula o dia inteiro e o agendamento da entrevista acabou sendo feito por intermédio dos pais.

Por último, caso você não tenha interesse na vaga por já estar estagiando ou por estar formado, deixe as portas abertas. Não aparente descaso. Agradeça o contato e explique sua situação atual. Se desejar, aproveite para falar sobre seu interesse em oportunidades futuras de contratações efetivas.


Acompanhe mais 8 dicas nos próximos dias.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos