Estagiários de TI: dicas para um currículo atraente(antes do primeiro emprego)
Aviso: esse artigo descreve meu ponto de vista pessoal e não tem endosso ou qualquer relação com o meu empregador.
O objetivo desse artigo é ajudar estudantes universitários a terem currículos atrativos, mesmo sem ter experiência formal no mercado de TI. As idéias e sugestões devem ser observadas de acordo com o perfil individual de cada pessoa. Não são regras universais e muito menos infalíveis. Compartilho na esperança de que possam ser dicas úteis para pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho.
1 - Adquirindo e demonstrando experiência
Se você pretende atuar na área de TI, uma das melhores formas de demonstrar sua capacidade e sua determinação para se desenvolver, é compartilhando seu trabalho com o mundo. Qualquer coisa feita com dedicação vai te ajudar: uma idéia que você teve, uma aplicação para cadastro de clientes, um site pessoal, um site para uma empresa fictícia ou até mesmo uma calculadora! Qualquer trabalho já realizado vai ajudar o recrutador a ver que você está exercitando o conhecimento adquirido em sala de aula.
Compartilhe seu trabalho em alguma plataforma pública como o Github ou Gitlab. NÃO IMPORTA se a sua ideia já existe. Não importa se o seu código possui bugs a serem corrigidos. (Ok, vai ser mais legal se você mesmo identificar esses bugs). Se você está procurando um estágio como desenvolvedor ou alguma área relacionada, recrutadores provavelmente vão avaliar a sua determinação e iniciativa para a aprender e exercitar as suas habilidades. Seus projetos não precisam ser revolucionários, você está procurando um estágio e não um cargo de especialista! LEMBRE-SE: empresas sensatas não esperam que estagiários sejam desenvolvedores excepcionais. Elas esperam que eles sejam pessoas dispostas a se esforçarem a aprender e evoluir.
2 - Contando a sua história
Alguns processos seletivos podem solicitar que você faça uma descrição sobre si ou você pode achar interessante fazer isso no seu currículo. Essa descrição vai ajudar a empresa a saber se o seu perfil está alinhado com a cultura da empresa ou com a equipe que você fará parte. Assim, se você vai compartilhar algo pessoal, tente deixar claro como isso pode contribuir para o seu desempenho profissional.
Exemplo 1: "Gosto muito de esportes e joguei volleyball dos 13 aos 17 anos".
Exemplo 1 expandido: "Gosto muito de esportes e joguei volleyball dos 13 aos 17 anos. Através da prática do esporte pude aprender a importância de estar sempre buscando melhorar minha performance, trabalhar em equipe e o valor de superar as derrotas temporárias da vida".
Exemplo 2: "Um dos meus hobbies atuais são jogos multiplayer online".
Exemplo 2 expandido: "Um dos meus hobbies atuais são jogos multiplayer online. Com esses jogos tenho aprendido que, para atingir objetivos maiores, é necessário concentrar esforços e algumas vezes fazer concessões para que o time seja bem sucedido em sua missão".
IMPORTANTE: cuidado com exageros. Provavelmente 2 ou 3 características é um bom número de características. Escolher apenas 1 pode parece pouco e mais de 3 pode parecer que você gosta de se promover em excesso.
Obs: caso você tenha dificuldades de encontrar ou definir suas habilidades e características positivas e deseja ler mais sobre isso, deixe um comentário nesse texto e eu escrevo um artigo compartilhando algumas dicas sobre como superar essa dificuldade.
3 - Cursos de extensão e certificações
Você pode fazer cursos presenciais ou online que também tornarão seu currículo atraente. Além do conhecimento adquirido, você pode utilizar o material gerado no curso como evidência do seu aprendizado, publicando-o em alguma plataforma de compartilhamento (Github, Gitlab e etc). Atualmente plataformas de aprendizado online, como o Udemy e Alura, oferecem cursos online com valores acessíveis para grande parte do público universitário. Caso seu conhecimento de inglês permita, fazer um curso em uma plataforma de língua inglesa ajuda você a também demonstrar um grau de proficiência no idioma.
Outra forma de demonstrar dedicação a aprender, é obter alguma certificação reconhecida no mercado. Embora esse passo exija mais de dedicação e investimento financeiro, ele pode ser um diferencial na análise do currículo. Atualmente as certificações mais populares do mercado são da AWS, Red Hat, Microsoft, Cisco e Oracle. Lembre-se de procurar uma certificação relacionada a sua área de atuação.
4 - PERSISTA
Se você já tentou uma vez e não conseguiu ser selecionado e mesmo assim deseja tentar de novo, tente! A maioria dos recrutadores vai admirar a sua resiliência e o fato de você não desistir dos seus objetivos. Se possível, peça feedback sobre quais pontos você pode melhorar e na próxima tentativa demonstre que você trabalhou na melhoria desses pontos. E caso você não tenha oportunidade de tentar novamente para a mesma empresa, compartilhe a sua evolução no seu próximo processo seletivo.
Conclusão: em um mundo ideal, a sociedade e o mercado de trabalho deveriam ser capazes de oferecer oportunidade a todos os jovens que estão em processo de formação. Enquanto buscamos esse cenário, acredito ser importante nossa capacidade de adaptação ao momento que estamos. Espero que essas dicas possam te ajudar nessa adaptação.
Por último, lembre que dificilmente um processo seletivo avalia justamente uma pessoa. A limitação de tempo, o nervosismo do momento e até mesmo o humor do recrutador naquele dia podem influenciar o resultado. Se você deseja um estágio, siga determinado em seu objetivo e só pare quando alcançá-lo.
Boa sorte!
Analista Financeira | Fluxo de Caixa | Tesouraria | Contas à Receber | Contas à Pagar | Crédito | Câmbio | SAP FI
4 aFelipe Santiago