13 de Dezembro | NOTÍCIAS
Mutirão Acredita leva crédito e inclusão financeira aos pequenos negócios
Demos início ao mutirão de crédito do Programa Acredita, na segunda-feira (9/11), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A iniciativa oferece empréstimos com condições diferenciadas e renegociação de dívidas, além de consultorias sobre finanças para os negócios.
Com o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), garantimos R$ 2,8 bilhões em crédito em 2024, fomentando pequenos negócios em todo o país.
O evento também destacou o Acredita Delas, ação voltada para empreendedoras, que oferece crédito com 100% de aval do Fampe e incentiva inclusão e educação financeira às donas de negócios.
Encontro com Frente Parlamentar discute alta da Selic
Recebemos representantes da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, que protestaram contra a alta dos juros anunciada pelo Copom, nesta quarta-feira (11/12).
Durante o encontro, o presidente Decio Lima destacou o papel do empreendedorismo como motor da economia, mas alertou para os desafios impostos pelo aumento dos juros, que afetam investimentos e geração de empregos.
O encontro também celebrou conquistas importantes, como o Programa Acredita e o PROCRED, iniciativas que fortalecem a inclusão produtiva, o acesso a crédito e a renegociação de dívidas das MPEs.
Abertura de pequenos negócios cresce 13% em novembro
Recomendados pelo LinkedIn
Novembro de 2024 registrou mais de 334 mil novos CNPJs, 13% a mais que no mesmo período de 2023. Desse total, 96% são micro e pequenas empresas ou MEIs. O número revela a força do empreendedorismo no Brasil.
Para o presidente Decio Lima , o bom desempenho da economia e a confiança dos empreendedores impulsionam a geração de empregos e movimentam ainda mais o mercado.
Até agora, já foram criados 3,9 milhões de pequenos negócios em 2024, com destaque para o setor de serviços, responsável por 62% das novas empresas. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília lideraram o ranking de cidades com maior número de aberturas.
Internacionalização e Lei Geral do Turismo são destaques em evento sobre o setor
O evento Impulsiona Turismo foi realizado nesta quarta-feira (11/12), em Brasília, e estimulou a elaboração de projetos e estratégias de comercialização de roteiros turísticos brasileiros para o mercado externo. O diretor da Embratur, Bruno Reis, abordou estratégias para promover roteiros turísticos brasileiros no exterior.
Outro tema do evento foi a nova Lei Geral do Turismo, apresentada por Wilker Souto, do Ministério do Turismo. A legislação moderniza o setor, desburocratiza processos e amplia o reconhecimento de micro e pequenos negócios no turismo, fomentando um ambiente de negócios mais competitivo e inclusivo.
Santa Catarina conquista Indicação Geográfica de banana e valoriza produção local
O município catarinense Luiz Alves entrou para o seleto grupo de regiões com Indicação Geográfica (IG), com o registro de sua banana na categoria de Indicação de Procedência (IP). A conquista reconhece e valoriza o vínculo entre o produto e seu território, agregando valor e protegendo a região produtora.
Com cerca de 400 propriedades dedicadas à bananicultura, Luiz Alves se destaca pelas boas práticas no manuseio, pós-colheita e processos de comercialização. Esse tipo de produção garante frutas de alta qualidade, tanto para o mercado nacional quanto internacional, especialmente países como Argentina e Paraguai.
Especialista em administração na SEDUC - SUPER
1 semAcreditar no potencial do bananal em Santa Catarina, com certeza trará grandes benefícios aos plantadores e consumidores.
Advogado na Advocacia Avelino
1 semEXCELENTE