13 tendências para você investir no digital em 2024
Christin Hume na Unsplash / alessandra-frazao-linkedin-marca-pessoal-personal-branding-comunicacao

13 tendências para você investir no digital em 2024

Sim, como em todo início de ano, sempre rolam aquelas apostas, principalmente de quem trabalha com marketing digital, em relação a algumas tendências e estratégias, ferramentas e ações para se investir no digital.

Eu mesma, sou uma das que sempre compartilho essas listas aqui e no meu site com principais tendências que você deveria ficar de olho e apostar nos seus negócios, sua marca pessoal e carreira por acreditar, e também observar, o crescimento e resultados de quem os utiliza. Por isso hoje quero compartilhar as 10 tendências para você ficar de olho e investir na sua Comunicação, Marca pessoal e posicionamento Digital em 2024.

E dessa vez não só vão entrar estratégias de marketing digital, como também estarão na lista, ferramentas para fortalecer sua comunicação no digital. Não sei se você sabe, mas pelo 4º ano consecutivo de acordo com levantamento do LinkedIn , a habilidade mais buscada pelas empresas e pelas pessoas foi a COMUNICAÇÃO.

E claro que isso cresceu e ganhou destaque na pandemia e com isso, suas adaptações em relação a vinda de muitos para o digital fez com que essa e mais habilidades ganhassem destaque.

Hoje quem não buscar entender como utilizar o marketing digital, a comunicação, conteúdos e vendas, está fadado ao esquecimento.

E por isso, que ao longo desses anos, eu e muitos profissionais testamos e acompanhamos várias tendências que serão fortes em 2024 para você começar, de uma vez por todas, a estudar, testar e gerar resultados para você também.

Bora para a lista?

1 - Comunicação assertiva e acessível;

Como relatei no começo desse artigo e sempre gosto de lembrar, não tem como não fala de comunicação e não compartilhar a reflexão da frase mais poderosa e verdadeira do Chacrinha: QUEM NÃO COMUNICA, SE TRUMBICA!

E vamos ser bem realistas, hoje em dia se você não estiver em pelo menos duas redes sociais mostrando, consumindo ou vendendo produtos e informações, sinto muito te dizer mas você nem existe!

Forte porém verdadeiro. E como você deve ter lido no começo desse artigo, a habilidade COMUNICAÇÃO, se tornou uma das habilidades mais buscadas não só pelas empresas e recrutadores, mas também, no digital e pelas pessoas que estão cada vez mais conectadas em busca de uma comunicação mais assertiva, real e próxima. Com isso, a chave para o sucesso, no online e offline, está na sua comunicação autêntica.

Pessoas sempre vão se comunicar primeiro com você e não com seus produtos e serviços

Então comece a se comunicar de forma estratégica, assertiva e autêntica e tenha grandes resultados com isso!

2- Marca e Marketing Pessoal

E por falar em comunicação para ampliar sua voz e posicionamento, outra tendência que vem forte em 2024 é o fortalecimento e posicionamento da sua marca pessoal no digital gerando percepção e aumentando reputação entre as pessoas.

Vale lembrar que Marca Pessoal e Marketing pessoal são duas ações diferentes, mas que tem o mesmo objetivo que é mostrar você para as pessoas. Marca Pessoal é sua essência e autenticidade que você já nasce e passa a explorar. Sempre digo que é sua digital no digital!

E marketing pessoal são as estratégias e meios que você utilizará para comunicar essa sua marca. Seja site, redes sociais, vídeos, textos. Todo lugar que você conseguir imprimir sua essência.

Como você pode ver, eles são diferentes em suas definições mas por igual em objetivo: SUA MARCA ser vista, engajada e fortalecida. Comece a trabalhar seu posicionamento e presença no digital pois a pandemia fez com que olhássemos para essa importância que é a nossa marca no mundo e com isso, os usuários agora exigem esse diferencial.

3 – Marketing de Influência

Está aí mais uma tendência que vem com tudo para 2024! Marketing de Influência, influentes, influencer digitais. Pessoas que, realmente, conseguem transmitir e se conectar com as pessoas por meio da sua influência tudo o que postam, divulgam e adquirem, ganhando assim protagonismo entre os seguidores e até as grandes marcas que acabaram por investir mais nesse modelo.

Marketing de influência nada mais é do que uma estratégia de marketing digital, que utiliza produtores de conteúdos independentes para construir uma ponte entre a marca e o consumidor gerando assim, visibilidade, vendas e conexão.

Sim são as famosas "publis" que você vê direto nos stories de influencers, referências e grandes nomes.

As marcas estão entendendo a importância e diferencial de se trabalhar com influenciadores uma vez que eles exploram a criatividade, conseguem se conectar mais diretamente com seus seguidores e com isso gerar resultados mais confiáveis e diretos. E também essa área do marketing está de olho nos nano e micro influenciadores, que são aqueles que possuem de 10 a 100 mil seguidores nas redes sociais e que conseguem falar com diversos públicos, uma vez que o digital pede humanização nos dias de hoje. Os influenciadores conseguem gerar, muitas vezes, conteúdos mais dinâmicos e diretos.

4 - Branded Content

Pegando a deixa dos influenciadores, você já deve ter ouvido por ai que conteúdo de valor, autêntico e de qualidade geram um engajamento e reforçam o posicionamento da sua marca e comunicação no digital, certo? E caso você não saiba, tem uma técnica que é conhecida como Branded Content que traduzido de forma rápida, significa, conteúdo de/que marca.

Ele tem como objetivo, produzir conteúdos específicos para sua marca e que tenham cada vez mais relação produto x consumidor e com isso gerar mais confiança, credibilidade e conexão para a marca. Por isso, a técnica de Branded Content, que não é tão nova porém, só agora de 2022 até hoje, passou a ser mais falada e conhecida, está sendo tão usada nesse momento para aproximar, humanizar e conectar e pode ser usado na construção da sua presença no digital, na sua marca pessoal, comunicação e posicionamento junto ao seu público.

Os benefícios de usar essa técnica são:

  • - Mais engajamento para sua marca;
  • - Posicionamento assertivo;
  • - Alcance de qualidade;
  • - Aproximação com seu público;
  • - Comunicação mais acessível
  • - Presença digital mais relevantes;
  • - Gera confiança, desejo e curiosidade pela marca.

Eu se eu fosse você, começaria a apostar no Branded Content pois se tem uma coisa que nunca sai de moda e sempre será tendência que são os conteúdos que marcam. Inclusive eu realizei tempos atrás um workshop falando sobre a técnica e foi incrível demais poder mostrar o poder dessa ação nos conteúdos e marca.

5 – Marketing de Conteúdo

E é claro que você deve estar se perguntando: Mas Branded Content não é a mesma coisa que Marketing de Conteúdo? A resposta é: NÃO!

Essa foi uma das maiores dúvidas que as pessoas tiveram quando participaram da 3ª edição do Workshop Branded Content para sua marca, que realizei por esses tempos. E vou ser bem rápida e direta aqui com as definições, ok?

Para o branded content, o foco de todas as ações está no posicionamento e na divulgação da marca. Enquanto isso, no marketing de conteúdo, trabalhar a marca pode ser um dos focos, mas não é o único.

A importância do Marketing de Conteúdo para sua marca pessoal, negócios, carreira e presença é tão necessária que muitos acabam deixando de lado essa estratégia e fazendo de qualquer jeito e claro, não tendo os melhores resultados.

Você precisa saber o que escrever, para quem falar, que tipo de conteúdo produzir, que estratégias utilizar para fazer com que chegue para sua audiência e com isso gerar um alcance, engajamento e visibilidade para sua marca, produto e/ou serviço.

Lembre-se que CONTEÚDO SEMPRE SERÁ O REI, o que conecta, o que aproxima, o que gera vendas, retenção, posicionamento forte, comunicação acessível e visível. Um bom conteúdo com sua boa estratégia sempre será tendência. Aposte nisso de forma correta!

6- Vídeo Marketing

Sim, eles estão com tudo há muito tempo, em 2019 começou a dar seus passos importantes e aparecer em estratégias, em 2020 por conta da pandemia teve um crescimento interessante, em 2021, 2022 e 2023 permaneceu forte e mais buscados pelas empresas e pessoas para gerar conteúdos mais direto, humanizado e de retenção e agora em 2024, os vídeos marketing serão ainda mais tendência no digital sendo uma aposta incrível que você deveria ficar de olho e começar a usar.

Para você ter uma noção de como eles serão tendência, se liga nesses dados:

  • Segundo pesquisa da Video Brewery, uma boa estratégia em vídeo pode aumentar a compreensão do público sobre o que você oferece em 74%;
  • Segundo a pesquisa The State of Video Marketing 2018, as pessoas consomem, em média, uma hora e meia de vídeos online todos os dias.
  • 79% dos usuários consideram o vídeo como o melhor formato para acompanhar uma marca online, segundo dados do Brightcove.
  • Até o final de 2022, os vídeos online foram responsáveis por 82% do tráfego de dados no digital. Óbvio que com a pandemia, esse número já deve ter aumentado;
  • De acordo com a Forbes, visitantes gastam até 88% mais tempo em um site com vídeo.

Leia mais: O poder dos vídeos para a sua Marca Pessoal e Posicionamento no digital

Viu como muitos usuários tem consumido mais os formatos em vídeos? Então está na hora de você começar a apostar neles por aí!

Já ouviu aquela frase que muitos acham clichê, mas que é necessário nos dias de hoje que é: QUEM É VISTO É LEMBRADO?!

Então, se prepara, pois, se você quer começar a ser mais visto, vai por mim, talvez você não saiba ou não queira aceitar ainda, mas sim, serão os vídeos que irão fazer sua marca pessoal ficar mais fortalecida e vista pelas suas conexões. Saiba que as próprias plataformas estão se adequando, conforme a experiência do usuário, no que quesito oferecer recursos em vídeo para que você seja mais visto e conhecido, logo, você também precisa dar esse passo importante para o seu uso e colocar nas suas estratégias.

7 - E-commerce vem com tudo!

Sim, a pandemia acelerou (e mostrou) muitas coisas e uma delas é a utilização e migração de vendas físicas para o online. E-commerce, ou comércio eletrônico, são as vendas pela internet, feitas por uma única empresa, fabricante ou colaborador, utilizando assim, uma plataforma virtual para realizar essas vendas.

Como eu disse, a pandemia veio e com isso, muitos tiveram que se adaptar e buscar maneiras de continuar as vendas de seus produtos. Logo, o e-commerce chegou com tudo e se tornou uma super alternativa para quem precisava continuar vendendo e também, para quem desejava começar a investir na venda online.

O fato é que, o e-commerce não só foi tendência nesses últimos 4 anos como também, seu crescimento tende a ser maior em 2024 uma vez que as pessoas viram essa necessidade, praticidade e usabilidade para os usuários e clientes. Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2021.

E mais, o faturamento do e-commerce no Brasil em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Plataformas de mídia social como o Instagram e Facebook integraram recursos de compras diretamente em suas plataformas, permitindo que os consumidores comprem produtos sem sair do aplicativo.

Então, se você tem comércio, gera negócios e tem produtos, aposte em uma página de venda e veja seus resultados crescerem.

8- Podcast e Videocast

Está aí uma aposta que tem crescido demais no Brasil, no marketing e na comunicação, os podcasts e videocasts!

Muitos tem testado e validado o uso desses formatos para fazer com que a comunicação, marca, conteúdos e vendas sejam cada vez maiores e mais rentáveis.

Mas antes vamos falar sobre a diferença dessas duas ferramentas. Enquanto os podcasts são áudios gravados que os ouvintes podem baixar ou transmitir, os videocasts são vídeos com episódios que podem ser assistidos online. Uma das principais diferenças entre os dois é a experiência do usuário.

Inclusive, para você ter uma noção do quanto esse formato de podcast está crescendo que tem rede já apostando nos áudios. O próprio LinkedIn já está disponibilizando esse formato que é o Áudio Events LinkedIn ou traduzido como Evento em áudio. Agora além de você ter a opção de fazer lives em vídeos na rede, você pode explorar os áudios por lá também. Aposta bacana né?!

E como você sabe adoro trazer dados para reforçar o uso da tendência então se liga nisso, a Deezer compartilhou um relatório com a evolução do formato na plataforma. Os números do recente relatório divulgado pela Nielsen sobre o consumo só confirmam o que tenho percebido: o podcast deve ser a principal mídia em 2024.

Segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados planejam aumentar sua escuta de podcasts no próximo ano. Hoje o podcast, juntamente com o videocast, conseguem ser um espaço diferenciado, dinâmico, que gera renda e venda, fortalece a marca pessoal, carreira e negócios sim.

Quer mais dados para te convencer? Então toma! Anota isso: 78% dos jovens aprendem com Podcast. 80% destes consomem podcast pelo menos 1 vez por semana e 70% compram produtos vindos de podcast, de acordo com a Brandt, M. 2023. Podcast Experience 23.

E para você começar, não precisa de muito: celular para gravar o áudio e imagem, um bom roteiro e tema escolhido e uma plataforma da sua escolha e pronto, você está no mundo do podcast!

9- Apostas em outras redes sociais e plataformas em crescimento

Não tem como eu falar de tendência e não entrar no assunto de redes sociais certo?! E também, não tem como não tocar naquele assunto de “não aposte suas fichas em uma única rede. Vá para mais possibilidades” porque realmente é isso que em 2024 você vai ter que fazer: expandir e investir!

Devido as instabilidades de algumas redes, a reflexão que fica é, não apostar em uma única rede, não focar em redes que muitas vezes estão lotadas e começar a investir em outras possibilidades e alternativas.

Como já falei do podcast, aqui eu reforço a aposta no LinkedIn que tem crescido e pelo 5º ano consecutivo foi eleita a rede mais confiável, Youtube que ainda é a maior plataforma de vídeos do mundo e que teve crescimento favorável onde 90% das pessoas dizem utilizar o YouTube para aperfeiçoar uma habilidade e 52% para aprender algo novo.

Tem ainda o Pinterest que contribui para fortalecer sua marca pessoal e aumentar o acesso do seu site ou blog, e-mail marketing que muitos pensam que morreu mas não, ter uma base bem construída e alimentada faz toda a diferença, Telegram que veio para disputar com WhatsApp e de longe é melhor que ele e famoso e queridinho do momento Tik Tok que tem conquistado muitas pessoas e altos acessos.

São redes e ferramentas que, além de não estarem ligadas as 3 principais de um único dono, essas plataformas são alternativas muito válidas para você testar e construir sua presença também para:

1º - não depender somente de algumas redes e por sua vez estão na estratégia do mar vermelho, saturadas;

2º - temos casos rotineiros, de redes ficando cada vez mais instáveis. Então partiu não focar em areia movediça e investir em mais possibilidades sólidas.

Entenda que você não precisa estar em todas se não quiser. Mas saiba como você irá usar cada rede e mais, procure observar se seu público está ali ou se você consegue firmar uma base bacana de presença. Caso sinta que alguma rede não é para você, tudo bem, invista em outra e vá gerar resultados feliz da vida.

10 – CRM e CX

Se conteúdo é rei meu querido (a), o relacionamento é a rainha e que juntos, completam essa tendência que faz com que você conquiste resultados importantes no digital.

CRM ou Customer Relationship Management é um termo em inglês que pode ser traduzido para Gestão de Relacionamento com o Cliente e CX seria Customer Experience ou traduzido, Experiência do Consumidor.

Num momento em que estamos na Era Digital onde muitos, depois da pandemia principalmente, tiveram que vir para o online, saber como abordar, atrair, converter e gerar conexões com clientes tem sido cada vez mais exigido e buscado.

O usuário tem ficado mais exigente e com isso, o atendimento tem sido mais estratégico e assertivo para que a gestão e experiência do cliente seja mais incrível possível. Essas duas ações serão tendência em 2024 devido ao forte uso e presença de marcas, pessoas e empresas no digital, do aumento do e-commerce e crescimento de conteúdos e relacionamentos nas redes como forma de fidelizar e atrair novos clientes.

Apostem em um bom atendimento, relação e interação com seu cliente, público e seguidores se quiser ter resultados, vendas e engajamento real.

11- IA - Inteligência Artificial

Eu sei que você deve ter feito uma cara de "Vish" igual quando alguém me pergunta qual me signo e eu respondo que sou escorpiana. Mandam logo um "Eita, vish".

Pois é, não tem como falar de tendências e não incluir o IA não é mesmo?!

Antes vou explicar de forma bem rápida aqui o que seria o IA: é a capacidade que uma máquina tem para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade.

Pronto, levantei uma polêmica aqui! kkkk Calma! Sabemos que para isso acontecer, dependerá de humanos realizando ações para que isso aconteça. O que quero dizer aqui é que de fato essa ferramenta tem tirado o sono de alguns e fazendo outros desacreditar da sua permanência.

Mas a reflexão que fica aqui é: não lute contra a maré, nade com ela! Se ele está aí, busque entender, estudar, testar e ver se é válido. Eu acredito que antes de falar mal, temos que analisar e avaliar para ver se é tudo isso mesmo.

Entrar em contato com a ferramenta, entender as possibilidades que ele oferece, como implementar no seu dia a dia e quais tarefas operacionais ele pode executar, explorar a ferramenta mesmo e dar um toque humanizado irão fazer com que ele não venha a ser um inimigo mas sim, um colaborador para sua empresa, sua rotina e resultados.

12 – Site

Sim, isso mesmo que você leu certinho, o seu site, seu domínio e casa própria, a construção da sua imagem, empresa e negócios por meio do seu site oficial.

Muitos podem até achar que não precisa ou nem é tão importante assim ter um site, uma vez que as redes sociais estão aí para nos divulgar e comunicar certo? Errado!

Quem me acompanha sabe que sou defensora de terreno próprio uma vez que as redes sociais além de serem terrenos alugados, são totalmente instáveis e com isso não temos controle sobre o que acontece com elas e por consequência, nossa construção de presença. Então, para 2024, invista em um site oficial, próprio e bem estruturado pois isso fará toda a diferença para sua marca, comunicação e negócios.

Para você ter uma noção de como é importante você ter um site, que fazia um mês que não publicava no meu devido a um trabalho que tive que fazer fora da minha cidade e que me demandava tempo e atenção que quando voltei a escrever por lá em dezembro, eu achei que minhas métricas fossem estar despencando, o que para minha surpresa não aconteceu.

Cresci 340% de visualizações na página e 120% de acessos no site. É aquela reflexão, conteúdo de qualidade sempre vai predominar o da quantidade. Tiveram pessoas que me mandaram mensagens falando que passaram a me seguir no LinkedIn e no Instagram depois que fizeram buscas no Google e meu site apareceu na primeira página. Depois desse nem preciso dizer mas nada quanto a importância de crescer orgânico e ter seu nome nas buscas do Google certo?

E olha que o investimento para você ter um domínio próprio é de apenas R$ 40,00 POR ANO e para você hospedar seu site, pasmem, tem opções gratuitas. Eu não aconselho usar a versão grátis até por uma questão de segurança mesmo e configuração e benefícios. Você encontra uma hospedagem paga com inicial de R$ 12,00.

Ou seja, vale a pena!

Ter um site hoje é necessário para conquistar destaque e gerar resultados.

Leia mais: A importância de ter um site para fortalecer a sua marca pessoal e posicionamento no digital

13 - Fortalecimento de comunidades

Outra estratégia que está crescendo e que pode contribuir e muito para alavancar suas vendas e fortalecer sua marca e posicionamento são as conhecidas comunidades digitais que são oportunidades de conectar você a pessoas com interesse no seu produto, serviço e tornar você autoridade no que fala, faz e vende.

Essa ideia ganhou força no facebook, onde até hoje tem movimentado essa área dentro da rede, e que agora passa a ser uma opção a mais para ganharmos espaços no digital em outras plataformas.

Redes como whatsApp, Telegram, facebook e no instagram com o “amigos próximos”, podem ser um caminho bacana para apostar um crescimento de comunidade.

No LinkedIn além de termos os grupos para nos conectarmos com pessoas da nossa área e nicho, a rede agora conta com o recurso da newsletter onde você pode começar a construir sua comunidade qualificada e crescer a sua marca e comunicação entre eles.

É uma forma de você aumentar a sua credibilidade e autoridade entre as pessoas.

Bem é isso!

Estão aí algumas apostas que eu, e muitos profissionais da área, acreditamos que vem ganhando espaço e crescer e se tornando oportunidade para que você chegue com tudo em 2024 e tenha ótimos resultados na sua comunicação e marketing digital.

Me diz, gostou das tendências?

Quais você já utiliza e quais você vai apostar em 2024?


Artigo escrito originalmente em alessandrafrazao.com.br

__________________

LEMBRETE: Se você deseja aprender como usar o LinkedIn de forma assertiva e com estratégia e com isso, ter um perfil campeão mais engajado na rede, ter uma Marca Pessoal e Posicionamento reconhecidos e se tornar autoridade na sua área, eu vou te direcionar através da minha Mentoria Individual MPPL - Marca Pessoal e Posicionamento no LinkedIn.

Essa Mentoria já atendeu mais 1.500 profissionais tornando -os mais presente e gerando valor para a marca deles. Você também pode ter os melhores resultados aqui! Só falar comigo no direct que te explico como funciona a Mentoria que já ajudou muitos profissionais a destravarem e conquistarem muitos resultados, negócios e visibilidade na maior rede profissional do mundo!

_________________

SOBRE A AUTORA

Alessandra Frazão

Mentora e especialista em Marca Pessoal, Conteúdo e Posicionamento Digital, Jornalista, conteudista, educadora digital e Estrategista em Comunicação e Marketing Digital há 15 anos que acredita que comunicação é mais que somente comunicar. Comunicação é saber se conectar, influenciar, se posicionar, inspirar e com isso fazer a diferença!

Como mentora e empreendedora digital, já ajudou mais de 2 mil profissionais a terem resultados na maior rede profissional do mundo. Sua missão é, por meio das consultorias, mentorias, cursos e treinamentos em Comunicação e Marketing Digital, continuar ajudando empreendedores, profissionais liberais e quem mais interessar, buscar um melhor posicionamento digital por meio de conteúdos e estratégias nas mídias digitais, em especial o LinkedIn que é uma plataforma que vem crescendo e conquistando adeptos.

Com mais de 25 mil seguidores no LinkedIn, recentemente foi selecionada para o Programa Oficial Editoriais do LinkedIn, já foi convidada pelo LinkedIn para participar da campanha de lançamento oficial do recurso LinkedIn Stories e ainda, se tornou colunista oficial e Embaixadora na Comunidade Marketing de Gentileza.


Você pode me acompanhar também pelo:

Site oficial: alessandrafrazao.com.br

Instagram: instagram.com/eualessandragfrazao/

Telegram: Canal Conecta LinkedIn e MKT Digital

_______________

Se você me acompanha por aqui e gosta dos conteúdos que eu compartilho aqui na rede sobre Marca Pessoal, Posicionamento, Comunicação Digital e LinkedIn, convido você a fazer parte, assinando a aqui a minha newsletter para você ficar por dentro dos assuntos semanalmente!

João Víctor Santos .

Finanças | Tesouraria | Inteligência de Mercado | Oratória | Branding | OKR | SAP | Design Thinking | Lean Thinking | Knowledge Worker

11 m

Sensacional! Estou me posicionando no mercado pensando na melhor maneira de utilizar a comunicação, afinal, ela é um pilar do entendimento! Comunicação não é apenas falar ou escrever, ela tem total relação com o formato, com as cores, com o tom de voz, com as características, com personalidade. Comunicar envolve muitas fases, classificando: emissor, canal, mensagem, código, feedbacks e o receptor. Bora que bora se aventurar nesse universo da boa fala, boa escrita e boa CONEXÃO! 🚀

Leandro de Andria

Recrutador | LinkedIn Creator | Reestruturação de Currículo e LinkedIn | Orientação de Carreira | Elaboração de Currículo | Simulação de Entrevista | Recrutamento e Seleção | Instrutor de Cursos | DISC

11 m

Não vou dar spoiler do conteúdo Alessandra Frazão, para que o pessoal leia o artigo, que está excelente. Mas nesse ano, estou focado em desenvolver os pontos 2, 3, 11 e 13. Considero todos importantes, mas minhas prioridades são essas.

Alfredo Passos

Ajudo sua Empresa a Crescer | Vender Mais | Vender Melhor | Assessoria Empresarial em Soluções de Inteligência Competitiva Aplicada aos Negócios | Partner Atelier Brasil | Autor 15 Livros | Top Voice | LinkedIn Creator

11 m

Mais um conteúdo de alta qualidade Alessandra Frazão. Dentre todas as tendências que aponta, vale o destaque que fez para o "Site". Nesse mundo de corrida para redes sociais, por vezes fica parecendo que site é coisa do passado...e como demonstra...ainda não.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos