6 Tendências de Marketing para 2020
O ano de 2020 começa repleto de esperanças de renovação. O país ainda patina para sair de uma das maiores crises econômicas de todos os tempos, situação agravada pelos acidentes ambientais e outras tragédias que sacudiram os brasileiros de maneira negativa ao longo de 2019.
Mas esse é um texto positivo. Vamos deixar no passado o que já passou e começar a falar sobre o que virá. No contexto corporativo, as tendências de inovação nas áreas de tecnologia e marketing são as que mais chamam atenção de todo o mercado. Como tecnologia é apenas uma ferramenta, vou focar esse artigo nas principais tendências de marketing para 2020.
Afinal, as redes sociais continuarão importantes para as marcas? As vendas mobile, em crescimento exponencial, matam as estratégias offline? O que profissionais liberais e pequenos e microempreendedores podem fazer para alavancar os negócios e aumentar as vendas?
Continue a leitura e conheça as respostas.
DIGITAL: o único caminho possível?
Se você fizer uma busca no Google sobre as principais tendências de marketing para 2020, os 5 primeiros resultados abordarão as estratégias de marketing... DIGITAL. Sim, a internet já domina a nossa vida e atuação e o marketing digital é uma caminho sem volta. O RD Summit, realizado em novembro de 2019 pela Resultados Digitais, já trouxe algumas das tendências - e a principal delas é a evolução dessa estratégia.
De acordo com Eric Santos, SEO da RD, o pensamento dos profissionais de Marketing Digital deve se assemelhar ao dos Publisher. Ou seja: conteúdos devem ser realmente diferenciados e terem qualidade não só na forma mas no seu escopo. Agora não basta "só vender", é necessário ter boas parcerias e apostar num relacionamento duradouro e transparente com o cliente.
- Humanização
Ainda durante do RD Summit, o conceito de "humanização" foi bastante utilizado, seja para se referir a e-mail, LinkedIn ou ao marketing em geral. Isso significa atuar baseado em pilares como Emoção, Empatia e Ética, traçando uma comunicação cada vez mais personalizada com o seu consumidor.
Dessa forma, você pode contar histórias - sejam elas positivas, de erros cometidos e superados, ou aquelas que exemplificam condições ideais de trabalho e relacionamento. Ao se propor à interação real, seja nas estratégias de marketing, nos posts de artigos do LinkedIn ou na mensagem de e-mails marketing e newsletter, marcas e empresas conquistam a empatia do consumidor, que se sente uma pessoa - e não apenas um 'contato'.
- A era da voz
Quem não ouviu pelo menos um podcast em 2019 não sabe o que está acontecendo no mundo do marketing digital. Podcasts trazem conteúdos relevantes, mostram o seu conhecimento sobre determinado tema e têm uma grande vantagem em relação a outros formatos: o alcance orgânico. Por isso, se você quiser dar um passo fundamental esse ano, prepare-se para falar!
A voz também chega como forma de comando. A afirmação pode ser comprovada pela sequência de "Alexa, faça isso", "Ok, Google", ou "Siri, busque isso para mim" que professamos diariamente. Nesse cenário, como o seu conteúdo está organizado para ser localizado?
- Inteligência Artificial
Além de bots e chats privativos utilizados para o atendimento personalizado dos seus leads e clientes, a inteligência artificial estará presente na análise de sentimento das mensagens que os seus clientes deixam nas suas páginas. Integrando técnicas de PLN e Machine Learning, será possível mensurar os sentimentos de um grande volume de mensagens simultaneamente, facilitando o trabalho "operacional". Para nós, profissionais de marketing, ficará a tarefa de programar essa análise e usá-la da melhor maneira para incrementar as ações e estratégias digitais.
OFFLine
Além do que será feito no digital, há tendências que podem (e devem!) ser usadas em qualquer ambiente, inclusive off-line. Veja quais:
- Ética
Ética parece ser a tônica das estratégias de marketing para 2020. Particularmente, acredito que a ética deveria ser a base de qualquer relação - comercial ou não - mas, como ela é apontada como uma "Tendência" para o ano, achei melhor colocá-la na lista.
Ao falar sobre ética, os especialistas afirmam que é necessário deixar claro para o seu público:
a) o propósito da marca;
b) seu ideal;
c) as causas que apoia.
Além disso, é necessário ter o mesmo comportamento com os seus funcionários e colaboradores, esclarecendo metas, plano de carreira e viabilidade dos negócios. Afinal, ninguém quer ser pego de "calças curtas", não é mesmo?
Então, a dica é: expresse a verdade da sua marca / negócio / empresa. Quem tiver afinidades com essa verdade, será fidelizado ao longo do processo. Ao invés de pensar nos clientes que pode perder ao se posicionar, lembre-se de que é possível conquistar outros perfis apenas com a sua verdade.
- Canais alternativos de comunicação
Quem acompanha o analytics de sites e redes sociais pode observar a queda na interação com os usuários. A concorrência, cada vez mais pasteurizada em sua mensagem e conteúdo, também fazem com que a sua presença nessas mídias perca relevância com o passar do tempo. Mesmo assim, continue o trabalho das páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes que façam sentido para o seu negócio. Porém, busque canais alternativos de comunicação.
Que tal participar de um evento com aderência ao lifestyle do seu consumidor? Ou, ainda, personalizar as listas de transmissão do WhatsApp, melhorando o diálogo com o seu cliente?
- Coparticipação
Deixe o seu cliente fazer parte do seu negócio. Ouça as suas reclamações, identifique problemas, convide-os para ajudá-los a melhorar. Além de se sentir ouvido, o seu público perceberá que pode confiar na sua marca.
Faça o seu melhor - mas lembre-se de que quem deve ter a percepção de qualidade é quem está usando o seu serviço ou produto. Não adianta se vender como empresa inovadora, quando se é mais tradicional. Garantir preço baixo, mas com qualidade inferior. Copiar conteúdos para ficar igual à concorrência e perder a sua identidade no processo.
Vale lembrar que transparência é fundamental para conquistar a confiança - seja do seu lead, consumidor ou colaborador. Por isso, desça do pedestal: o serviço ou produto que você oferece também está disponível em outras praças, algumas vezes com qualidade e preço melhores do que o seu. Então faça da qualidade da sua estratégia um diferencial e o preço não será o mais importante.
Se você gostou deste artigo, conta pra gente o que achou e qual outra evolução você vê ou aspira para Comunicação e Marketing nos próximos anos. Aproveite e compartilhe com alguém que precisa saber mais sobre as tendências em Marketing para 2020!