14 passos para fazer uma apresentação on line incrível em 2022

14 passos para fazer uma apresentação on line incrível em 2022

Não tem jeito. Elas vieram para ficar. Gostem ou não, se manterão no nosso dia a dia para sempre. Mas ouvindo vários webinares, lendo sobre o assunto e tendo insights das várias reuniões que participei, proponho algumas tarefas para deixar suas reuniões, apresentações mais interativas, com maior engajamento e resultados.

Apresentar online é difícil, sim. Você não pode realmente se conectar com seu público. Muitas vezes você nem sabe se aqueles rostos mudos escutam você.

É por isso que é importante ir além e tornar sua apresentação interativa. 

Mas isso é mais fácil dizer do que fazer, certo?

1. Toque música ou converse enquanto espera

Muitas vezes, leva alguns minutos antes de todos entrarem em uma reunião. Enquanto você espera que o resto da equipe se junte, você pode tocar uma música de fundo para definir o clima e conversar com as pessoas que já sintonizaram. “Alguém descobriu uma boa receita ultimamente?” ou "Você fez alguma coisa legal neste fim de semana?"

Você pode compartilhar músicas durante sua chamada do Zoom facilmente clicando na caixa de seleção ' Compartilhar som do computador '. À medida que as pessoas estão participando, você também pode solicitar que liguem suas câmeras e ativem o som por enquanto, para que todos possam ver e conversar uns com os outros.

2. Dê as boas-vindas às pessoas e apresente o tema adequadamente

Quando todos estiverem a bordo, dê boas-vindas aos participantes calorosamente, agradeça a eles por se juntarem a você e conte a todos sobre o que você vai falar hoje. Você pode até adicionar um slide de agenda à sua apresentação para mapear toda a sessão para seu público com antecedência. No ambiente virtual, é ainda mais importante orientar as pessoas pela conversa.

3. Explique como as pessoas podem interagir com você

Sempre verifique se todos entendem o lado técnico das coisas – caso contrário, as pessoas podem não saber como interagir com você. Diga a eles quais ferramentas você vai usar durante a apresentação e explique como eles podem usá-las.

É tudo uma questão de definir as expectativas certas: você deseja que seus participantes compartilhem comentários por meio do bate-papo do Zoom/Teams? Claro, diga isso a eles. Explique como as reações do funcionam caso nem todos estejam familiarizados com elas. Se você espera contribuições verbais de seus participantes, peça-lhes que usem o recurso 'Levantar a mão', para que você possa chamá-los se quiserem contribuir.

Você vai usar enquetes ao vivo em toda a sua apresentação? Explique como as pessoas podem votar em uma enquete ou contribuir com suas ideias.

4. Envolva o público desde o início

Agora que você deixou claro para seu público que deseja e espera que eles participem ativamente da próxima sessão, é hora de fazer um teste.

Comece uma conversa com eles logo de cara. 

Antes de mergulhar no assunto, colete insights do público. Faça perguntas e pesquisas, : “O quanto o mundo online mudou sua vida?” ou "O que ajuda você a encontrar um equilíbrio entre o mundo real e o online?"

Dessa forma, fale mais sobre o público, em vez de apenas transmitir informações de uma maneira (enquanto garante que as pessoas estejam familiarizadas com a tecnologia).

5. Reengaje seu público a cada 5-7 minutos

Mantenha o ritmo e motive seu público a “conversar” com você durante toda a apresentação. Mesmo que seja apenas de forma não verbal.

É importante o uso de enquetes ao vivo ou outras formas de interação a cada 5-7 minutos para atrair as pessoas de volta e envolvê-las em uma conversa.

Prepare várias perguntas de pesquisa para o seu público com antecedência e espalhe-as ao longo de sua palestra/reunião.

Existe uma parte da sua apresentação com muito conteúdo que pode ser difícil para o seu público processar? No final, use uma pesquisa de classificação para perguntar ao seu público o quão bem eles entenderam.

Você está prestes a propor um argumento? Antes de fazer isso, pergunte ao seu público qual é o ponto de vista deles sobre o assunto. (Você pode usar enquetes ao vivo aqui também.)

Inspire-se em nossa chefe de comunicação interna, Silvia, que – antes de dar uma palavra ao nosso CEO Peter, que nos guiaria pelos destaques de setembro – começou usando uma nuvem de palavras para obter destaques da equipe.

6. Use enquetes para desencadear uma discussão

As pesquisas ao vivo são inestimáveis para coletar informações em tempo real do seu público. Você pode usar essa entrada de forma eficaz para desencadear uma discussão.

Faça pesquisas, tipo: “Em uma escala de 1 a 6, qual é a importância dessa área para atingir nossos objetivos?”

Quando chegam os votos, comente os resultados e sempre que há abaixo de 6, pergunte: “Ok, quem colocou 5/4? Você pode, por favor, compartilhar seus pensamentos conosco?”

Isso realmente muda o jogo para, porque coleta alguns insights valiosos dos seus colegas que, de outra forma, permaneceriam descobertos. Muitas vezes, as pessoas não compartilham até que você as cutuque um pouco.

7. Simplifique seus slides: uma ideia/visual por slide

Certifique-se de que seus slides sejam visualmente atraentes. Ao ouvir alguém falar online, a última coisa que você quer é ler grandes corpos de texto em slides. Portanto, não copie e cole todo o roteiro do seu discurso. Use apenas uma ideia, uma frase, um tópico ou um número por slide.

Quando apropriado, comprove o que você está dizendo com uma imagem, um gráfico, um gif ou até mesmo um meme. Você quer mostrar um vídeo durante sua apresentação? Certifique-se de que seja realmente curto, porque um vídeo, por mais divertido que seja, é mais um conteúdo que seu público consome passivamente.

8. Brinque com fundos virtuais

Usar um plano de fundo virtual ao apresentar on-line pode salvar o dia se você precisar ocultar rapidamente uma cozinha bagunçada ou qualquer invasor rsrs.

Mas, há mais do que isso. Você pode vinculá-lo ao tópico de sua apresentação e, assim, fortalecer a mensagem que está tentando transmitir. Por exemplo, uma montanha como plano de fundo virtual como um lembrete para todos nós de que ainda temos uma montanha para escalar.

9. Use sessões de breakout para aprendizado entre pares

Essa tática é mágica, especialmente com tipos de apresentação mais longos, como durante reuniões, workshops ou treinamentos com toda a empresa.

Proponha um tópico de discussão ou um desafio. Dê ao seu público 1-2 minutos para pensar sobre isso, antes de dividi-los em grupos menores para que eles possam compartilhar seus pensamentos e pensar em soluções. 

Este é um ótimo exercício interativo que ajuda você a quebrar o fluxo monótono de transmissão de conteúdo unidirecional e permitir algum aprendizado ponto a ponto.

Você também pode coletar os aprendizados de seu público para incluí-los na apresentação. Por exemplo, você pode executar uma pesquisa de texto aberta onde você coleta os principais aprendizados de todos e os exibe na tela. Digamos que você tenha pedido ao seu público para discutir as prioridades da sua empresa. Tente uma nuvem de palavras como: “Envie quais prioridades você discutiu em seu grupo”.

10. Transforme números tediosos em um teste

Apresentar atualizações da empresa ou resultados de negócios pode ser bastante tedioso e seu público pode facilmente começar a se desconectar.

Vire-o e apresente seus números na forma de um quiz.

Por exemplo, antes de revelar o número, diga algo como: “Antes de olharmos para os números, por que vocês não adivinham o quão bem fomos?” Em seguida, faça uma enquete com várias opções e espere que seus participantes votem.

11. Convide um ajudante

Apresentadores virtuais são super-heróis que precisam fazer malabarismos com várias ferramentas. E todo Batman precisa de Robin. Considere convidar outro orador para fazer a apresentação com você.

Isso irá refrescar sua palestra e quebrar o estereótipo de apenas um orador falando. Além disso, ele também pode ajudá-lo com detalhes técnicos, como ficar de olho no bate-papo ou solucionar problemas técnicos.

Você pode se revezar na apresentação do conteúdo ou até mesmo fazer sua apresentação na forma de uma conversa entre vocês dois. Dessa forma, será ainda mais fácil envolver seu público na palestra, pois eles estarão participando do que já parece uma discussão em andamento.

Ter um ajudante é inestimável se você estiver realizando uma rodada de perguntas e respostas no final de sua apresentação – eles podem ajudá-lo a gerenciar as perguntas do público.

12. Realize sessões intermediárias de perguntas e respostas

Certifique-se sempre de deixar espaço para perguntas e respostas – responder às perguntas do público é um dos pontos de engajamento mais importantes. Seus participantes terão a chance de mergulhar mais fundo no tópico de sua palestra e, eventualmente, aprender muito mais com sua apresentação.

Não espere até o final, mas revise as perguntas à medida que elas forem surgindo e faça as mais relevantes continuamente ao longo de sua apresentação (por exemplo, após cada bloco de conteúdo). Se houver alguma dúvida pendente, resolva-a na rodada de perguntas e respostas no final.

Você também pode incentivar as pessoas a usar votos positivos, para que as perguntas mais populares possam saltar para o topo e serem respondidas com prioridade.

13. Dê ao seu público algo tangível

À medida que você avança para o final de sua palestra, é uma boa prática reiterar a mensagem principal de sua apresentação para dar aos participantes uma lição concreta a ser lembrada.

Você também pode tornar o final interativo: peça ao seu público que pense sobre o que acabou de ouvir e, em seguida, faça uma enquete perguntando ao seu público: “O que você está tirando desta apresentação?” ou, "O que mais ressoou com você durante esta apresentação?"

14. Faça uma breve pesquisa de feedback no final

Não se esqueça de pedir feedback ao seu público. Estamos sempre prontos para avaliar nossos passeios Uber ou entregas de IFood para ajudar a melhorar a experiência. Por que as apresentações deveriam ser diferentes?

O feedback é a melhor maneira de você aprender e descobrir o que pode fazer melhor da próxima vez. Combine a classificação por estrelas clássica com uma pesquisa de texto aberta para que seus participantes também possam escrever comentários mais elaborados.

Duas a três perguntas serão suficientes – você não quer desgastar seu público com uma pesquisa muito longa (além disso, você aumentará a taxa de resposta!). Aqui está um exemplo que você pode usar:

  • Como você avaliaria a apresentação de hoje? (Avaliação)
  • O que você mais gostou nesta apresentação? (Abrir texto)
  • Há algo que possa ser melhorado? (Abrir texto)










Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos