O que seria de um país sem educação?
O que seria de um país sem educação?
“Se você quer planos para um ano, plante arroz. Se você quer planos para dez anos, plante uma árvore. Se você tem planos para uma vida inteira, eduque pessoas.” Provérbio Chinês.
Tenho muito orgulho em ser profissional da educação; poder contribuir com o crescimento e transformação de pessoas, instituições e organizações é algo de grande significado. Segundo Paulo Freire:
“Educação não transforma o mundo. Educação transforma pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
Agradeço hoje em especial a cada profissional da educação que fez e que faz parte do meu crescimento e de minha vida. Obrigado mestres, de coração.
Na era em que vivemos novos modelos de aprendizagem emergem o tempo todo, mas em essência, a missão do professor (facilitador) é ajudar as pessoas a aprender. E nesse processo é fundamental ter conhecimento atualizado, humildade, generosidade e escuta empática. A mola propulsora do meu trabalho chama-se ‘propósito’. Propósito é algo que conecta o ser humano com suas aspirações, com seus valores, com sua essência. Vai além da realização material, é a coragem de ser quem somos.
Como disse Carl Gustav Jung:
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.”
Compartilhar conhecimento, faz bem.
***
Valter Bahia Filho é palestrante, professor e consultor organizacional. Especialista em desenvolvimento de habilidades socioemocionais aplicadas à Liderança e Gestão de Pessoas.
Independent Human Resources Professional
5 amuito bom, gostei!
Representante Comercial na R.B.Batista Representações
5 aParabéns Mestre !!👏👏