Mindfulness para Líderes
Em um mundo corporativo cada vez mais acelerado e competitivo, a capacidade de se manter presente, focado e equilibrado emocionalmente, tornou-se questão de sobrevivência e autocuidado para os líderes que desejam conduzir suas equipes estabelecendo uma conexão mais humanizada e empática.
A prática de mindfulness, que pode ser traduzida como atenção plena, tem se mostrado uma ferramenta poderosa e transformadora para líderes nas empresas.
Quem me conhece sabe que a prática de mindfulness é algo presente em todos os meus programas de aprendizagem, sobretudo, nos programas de desenvolvimento de liderança. É sempre um momento único e surpreendente que atualiza o estado mental, físico e emocional das pessoas.
"Quem não vive o espírito do seu tempo, do seu tempo colhe apenas os males." Voltaire
Tem mais espaço no novo mundo do trabalho pessoas que apresentam maior flexibilidade cognitiva (abertura mental), que estão abertas ao aprendizado contínuo, à diversidade humana, às novas ideias e, além disso, que sabem o valor da regulação emocional não apenas nos negócios, mas na vida. Mindfulness não é somente uma técnica; se assemelha mais a um estilo de vida que permeia todas as suas atividades e decisões.
Dica: a prática de mindfulness pode ajudar a acalmar o pensamento através da autoconsciência (um dos pilares da inteligência emocional). Com isso, pode contribuir para aprimorar a capacidade humana (sobretudo de líderes) para tomar decisões menos impulsivas, a resolver conflitos de forma mais integrativa e a se comunicar de maneira mais clara e empática, não somente com suas equipes, mas com seus pares, gestores e clientes.
Se você compreende como o cérebro é montado, é possível criar estratégias de desenvolvimento pautadas nisso: a prática de mindfulness tem sido associada a uma redução na atividade da amígdala cerebral (uma estrutura do cérebro envolvida diretamente na resposta ao estresse), além de poder contribuir para o fortalecimento do hipocampo (estrutura cerebral que tem relação com a memória de longa duração) e que compõe o cérebro emocional. Esses são inputs que podem contribuir para fortalecer a resiliência, componente essencial para enfrentar os desafios e pressões de um contexto disruptivo, em que a rigidez comportamental pode ser tóxica.
Outro benefício é quando se trata de comunicação eficaz: nesse campo a prática de mindfulness pode desempenhar uma chave poderosa. Observe que muitas interferências na comunicação podem ocorrer pelo simples fato de as pessoas não estarem 100% presentes na interação, gerando fratura da empatia, má interpretação e distorção das mensagens.
Recomendados pelo LinkedIn
47% dos nossos pensamentos são dispersos (Revista Science / Universidade Harvard)
Vale lembrar que vivemos a era da aceleração de áudios do whatsapp, (um recurso) que pode gerar desconexão e potencializar a ansiedade. Na prática, muitas vezes é preciso ouvir novamente os áudios acelerados para que seja possível assimilar a mensagem.
Carpe diem. Curta o agora, a vida acontece no momento presente. Ao cultivar uma maior consciência e compreensão de si mesmo e dos outros, é possível estabelecer conexões mais profundas e significativas com as pessoas, promovendo um ambiente de trabalho com mais unidade e sinergia, além de mais colaborativo e inclusivo.
__________________
Valter Bahia Filho é autor especialista em Soft Skills, Neurociências e Comportamento.
Instagram: @valterbahiafilho
Autor da obra People to People | Top Voice Gestão | Educador | Estou como Coordenador de Educação e Treinamento no Grupo Energisa com habilidades em liderança e capacitação | Desenvolvendo pessoas e equipes
8 mGrande Valter Bahia Filho, como sempre nos trazendo excelentes reflexões. #grato por vossa partilha! Próspera quarta-feira e uma fraterno abraço 🗣️🧠