18 #CONECTA_MAYRA | Como você tem a sinergia de um Time?
Quando juntamos pessoas para trabalharem juntas em prol de um objetivo em comum, podemos chamar de grupo, equipe ou time? Em diversas situações equipe e time podem ter sido sinônimos, neste artigo são bem distintos.
Com isso o grupo foca principalmente nas ligações afetivas, a equipe direciona pelo resultado. Enquanto o time une aspectos emocionais presentes no conceito de grupo com a noção de responsabilidade pelo resultado presente no conceito de equipe. Assim, o time se potencializa pela diversidade, propósito definido colaborativamente com intuito de atingir o objetivo à qual todos seus membros se alinham e se comprometem.
Saiba mais sobre o tema no artigo Annelise Grip e na apresentação de Vladson Freire
Por que realizar atividades de Team building?
Team building são atividades para formação/ construção e desenvolvimento de times, com objetivo das pessoas se conhecerem, saberem dos seus valores e limites das pessoas, criar empatia e um ambiente mais seguro, aumentar o relacionamento interpessoal, gerar um sentimento de pertencimento de time e fortalecer o protagonismo.
O livro Os 5 desafios de uma equipe do autor Patrick Lencioni (o objetivo é formar times, abordado como equipe pelo autor), especialista em gestão de pessoas. De acordo com autor o trabalho em equipe é o que garante a diferenciação e competitividade nas organizações, segundo ele, o resto pode ser imitado ou adquirido. Relacionando as pessoas, não podemos negar o poder do trabalho em equipe.
O autor aborda os 5 desafios que um grupo de pessoas passa para trabalhar como uma equipe obtendo bons resultados, são eles:
Observando a pirâmide do Autor, conclui-se que o trabalho em equipe é um efeito em cadeia: Confiança leva a Conflitos Saudáveis, que leva ao Compromisso, que traz a Responsabilidade que gera foco nos Resultados.
Confiança é a base de tudo.
Com base nesse estudo é muito importante ter estes momentos com atividades de Team Building com o time, pois no momento que elas estão se relacionando fora do ambiente diário de trabalho, mas em um momento que está agendado para ser descontraído e com o apoio das atividades, gerando dinâmicas propícias para potencializar as capacidades individuais e do time. As pessoas compartilham suas histórias, experiências e vivências, começam a se abrir gerando um ambiente de confiança e empatia.
O aumento de confiança apoiará no aumento de parceria entre as pessoas, compartilhamento de conhecimento tácito e explícito, empatia, feedback, não julgamento, escuta genuína, identificação e potencialização das diferenças a favor de todas as pessoas do time (Ex.: enquanto no tênis você quer identificar a fraqueza para jogar contra a pessoa adversária e a bola cair, no frescobol você identifica onde seu par é bom “potencializa” para bola não cair).
Apoia na redução:
Você pode identificar em que momento está seu time de acordo com a curva de Tuckman abordado no artigo do Jorge Audy, para saber como apoiar, direcionar e desenvolver o seu time para atuar em alta performance.
Conforme Jurgen Apello autor do Management 3.0 a gestão de uma organização tem de ser feita por todas as pessoas devido a complexidade, pois o ser humano dentro de um meio ambiente (organização, bairro, cidade, planeta..) é uma complexidade dentro da outra, o autor chama de sistema adaptativo complexo. É tão complexo fazer a gestão de uma cidade que o sistema se adapta de acordo com a necessidade.
Os dois conceitos relacionados a gestão de times: a pirâmide com os 5 desafios e a curva de Tuckman, não é algo estático em que você chega e eternamente ficará neste estágio, tudo é dinâmico, cíclico e depende do contexto em que as pessoas estão vivenciando.
Por isso as atividades de team building pode ser realizado em qualquer momento de um time, mas sua intensidade é maior no início após reduz a periodicidade e depois você identifica a necessidade para realizar, mas não deixe de fazer, pois é um momento de descompressão, de desenvolvimento, alinhamento e direcionamento. Temos as atividades de Team Bonding que são leves, onde as pessoas se divertem e se conhecem, um café da manhã ou um happy hour pode muito bem servir para aproximar as pessoas de forma informal.
Seguem algumas atividades realizadas no Grupo Zap com os times de Engenharia & Produto de Porto Alegre:
Recomendados pelo LinkedIn
Algumas atividades utilizei do site Fun Retrospective.
Você facilita atividades de Team building? Dê sua dica.
Quer evoluir na sua Facilitação?
A Formação Professional Agile Team Facilitator - PATF é uma trilha completa para desenvolvimento de competências sobre Facilitação, envolvendo 3 módulos fundamentais:
1️⃣ Módulo - Team Facilitator | 12hs
2️⃣ Módulo - Team Building | 10hs
3️⃣ Módulo - Liberating Structures for Agilists | 10hs
Ao concluir esta trilha de 3 módulos, você recebe o certificado especial de PROFESSIONAL AGILE TEAM FACILITATOR - PATF, o qual reconhece e consolida a sua conquista, garantindo-lhe conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar como pessoa especialista em Facilitação!
🚨Estamos com condições especiais para a 5° turma que irá iniciar em breve: https://lnkd.in/efr69ZVQ
📧 Mais informações fale com Mari neste link: https://lnkd.in/eqJ-SPpJ
Materiais relacionados:
Que momento o grupo se encontra? | Mayra de Souza
Envolver pessoas durante a facilitação | Mayra de Souza
Icebreaker Caras & Bocas | Mayra de Souza
Adapta-se como uma camaleoa! | Mayra de Souza
Quer que te conheçam? Crie sua logo! | Marcely Santos
Comunicação autêntica (empatia) site Carolina Nalon — youtube
Ciência e Arte Social | Facilitadora | Gestão, Pessoas e Programas de Inovação Social | Diversidade e Justiça. Apoio na ativação de lideranças ecossistêmicas, do florescimento humano e organizacional.
1 aLeitura necessária!!