As 2 competências indispensáveis para ser um empreendedor imbatível no mundo
Qual a diferença de um herói para um super-herói? Na essência, o que os distingue, é a dimensão e quantidade de poderes dominados, a capacidade de salvar o maior número de pessoas, e a habilidade de utilizar os poderes de forma relevante a serviço do bem à humanidade e ao planeta.
Na ótica do empreendedorismo, como poderíamos perceber diferença entre os empreendedores bons dos empreendedores icônicos? Liderança, senso visionário e poder para mudar o mundo seriam algumas potenciais respostas, mas, ao invés de elencar as principais caracterizações a moldar esses perfis, vamos atentar para as competências imprescindíveis dos empreendedores imbatíveis: criatividade aplicada à inovação disruptiva e aptidão para negócios.
Criatividade aplicada à inovação disruptiva
Fundamental afirmar que a criatividade consiste num dos atributos mais singulares no empreendedor extraordinário. Contudo, se trata de uma capacidade criadora, direcionada para a inovação de ruptura, isso é, desenvolver/possuir a habilidade de conceber produtos/serviços, cujo modelo funcional transmite a ideia de algo que rompe paradigmas, estabelece uma grande diferença em como era antes e como será depois.
A criatividade aplicada à inovação disruptiva representa um transformador processo mercadológico de expansão do progresso a um determinado público-alvo, em uma ou mais áreas, mediante a imposição de um esplêndido avanço na maneira pela qual uma necessidade vinha sendo atendida.
A inovação de ruptura carrega o poder de realizar uma renovação radical sobre a perspectiva humana no aspecto mental, comportamental e operacional, ante a experiência de uma atividade a lhe gerar valor. Consolida novos paradigmas embasados no conjunto de novidades incrivelmente úteis e mais eficientes que aumentam a capacidade humana na conquista de maior produtividade e melhores resultados - o que faz evoluir a qualidade de vida.
Os melhores empreendedores do mundo sabem explorar a criatividade aplicada à inovação radical através de dois modelos universais:
No contexto da inspiração, o empreendedor gera uma ideia extraordinária a partir de uma arguta observação, visão e/ou pela capacidade de estabelecer associações entre objetos, fatos, coisas e peças sem conexão entre si para criar algo novo e radicalmente valioso.
Na conjuntura de identificação de uma demanda de massa não atendida, o empreendedor, por intermédio de uma profunda percepção de lacuna a preencher uma dor em comum de muitas pessoas, ou pela própria experiência pessoal de ter uma necessidade não atendida pelo mercado, motiva-o a idealizar, implementar e lançar uma solução a eliminar as dificuldades diagnosticadas. Assim, o produto inventado resolve as impossibilidades que limitavam o raio de ação coletiva na efetiva experimentação dessas requisições.
O padrão de criatividade aplicada para gerar a inovação de ruptura exige uma conduta questionadora, analítica e independente no sentido de nunca aceitar se acomodar no status quo – o maior inimigo da inovação.
Recomendados pelo LinkedIn
A criatividade é a matéria-prima para moldar a inovação nos mais plurais desdobramentos e caracterizações. A inovação constitui um dos mais importantes pilares da evolução humana, porque alavanca a capacidade do homem de realizar e conquistar conhecimento, crescimento e maior domínio sobre si e do mundo.
Aptidão para negócios
Basicamente, significa possuir a capacidade de idealizar e criar meios de fazer dinheiro com um produto/serviço – mas não apenas isso. Ter aptidão para negócios envolve a habilidade de gerar valor de uma oferta ao mercado e potencializar o faturamento. Implica em gerar lucro crescente, tal como formatar experiências inéditas e soluções excepcionais às pessoas, de modo a despertar nelas o desejo de adquirir/pagar para obter tais ofertas.
Empreendedores imbatíveis conseguem desenvolver modelos de negócio originais a partir da inovação de ruptura – que expande a transformação digital, a dinâmica com o mercado e a percepção de valor do público para com o ativo em questão.
Na verdade, a aptidão para negócios do empreendedor de alto impacto pode muito bem levar a criação de novos mercados – a principal propriedade de toda inovação de ruptura.
Há infinitas necessidades, anseios, requisições e dores humanas à espera de serem solucionadas através de invenções inovadoras. São nesses produtos que emergem alguns dos melhores negócios para as respectivas marcas.
O melhor negócio é aquele que combina um ótimo produto junto a um crescimento contínuo e sustentável do negócio – preferencialmente com lucro. Ou seja, quando um produto é tão bom que proporciona grande utilidade na vida dos usuários/clientes, ao mesmo tempo em que consegue explorar formatos originais de faturamento sobre as soluções fornecidas.
O melhor negócio sempre oferece mais valor, eficiência e benefícios aos clientes, por preços extremamente competitivos e sempre a agregar inovações contínuas aos usuários e a clientes.
O melhor negócio arrasa a concorrência pelo fato de criar novos mercados, repletos de novos serviços, features que oportunizam novas experiências e progressos a um número crescente de pessoas. E isso é absolutamente inestimável e incrivelmente valioso.
Existe uma frase que sintetiza bem o quão essencial é combinar produto e negócio: “Nem toda grande ideia de produto é uma grande ideia de negócio”. Você pode ter uma ideia brilhante de produto, criá-lo com sucesso, mas não conseguir monetizá-lo – ou seja, não consegue ganhar muito dinheiro com o produto. O empreendedor de excelência certifica tornar o produto de ponta em um negócio disruptivo. Se trata de inovar no produto e nos negócios.
Observe os mais ricos, destacados e inovadores empreendedores globais e veja se todos eles não possuem essas duas competências de forma plena, dentre outras habilidades.