20 dicas para colocar em ação em 2020
Esquilo apaixonado pela flor, foto feita em Viena pelo Fotógrafo holandês Dick van Duijn

20 dicas para colocar em ação em 2020

Ano novo, vida nova! Na verdade, sabemos que não é a mudança de um dia que faz a diferença em nossas vidas, mas com certeza o ritual de passagem nos estimula a refletirmos sobre o ano que passou, aprendermos com as lições vivenciadas e assim estarmos mais preparados para planejar o ano novo vitorioso que todos sonhamos.

2019 foi um ano muito intenso, turbulento, cheio de acontecimentos bem marcantes tanto positivos, quanto negativos. A retrospectiva nos faz lembrar dos protestos e crises políticas de todos os tipos e em todas as regiões do mundo: além das complexas questões internas no Brasil com início da era Bolsonaro, o Brexit, EUA, China, e os refugiados foram temas amplamente discutidos. Na economia, uma montanha russa de emoções deixou os empresários, empreendedores e profissionais em estado de atenção constante: um desafio e tanto para os mais de 12 milhões de desempregados se prepararem para entrevistas tendo que se atualizar sobre quem comprou quem, qual a tendência da moeda no dia, e acompanhar os novos vocabulários corporativos como pivotar, agile, hackathon. Na ciência o mundo transformou o futuro no agora, acompanhamos a reinvenção da tecnologia, realidade virtual, IoT, inteligência artificial. Em tecnologia vimos os gigantes da internet Google, Apple, Facebook e Amazon apresentarem inovações e por outro lado serem criticados por abusos em torno de proteção de dados pessoais ou por suspeitas de monopólio. Na natureza acompanhamos ondas de calor excepcionais, incêndios de grandes proporções e perdas irreparáveis; Brumadinho nunca mais será esquecido. Nas artes, além da beleza e reflexão provocativa das produções, os bastidores também protagonizaram polêmicas e humor; “juntos e shallow now” ficou na boca do povo. Nos esportes e religião as polêmicas também se fizeram presentes, mas gostei de ver as mulheres ganhando destaque. No comportamento humano, nunca falamos tanto em diversidade, empoderamento feminino, saúde mental, longevidade, sociedade 5;0, relacionamento virtual; selfies e mídias sociais se consolidaram como os novos vícios da década.

Interessante constatar, que mesmo em meio a tanta dificuldade ouvimos relatos de realizações individuais importantes: um novo emprego, a abertura de um negócio, uma bolsa de estudos, a venda de um bem, uma viagem internacional, a cura de uma doença rara, um lançamento de um livro, um prêmio especial. Com um cenário de tanta volatilidade no país, as pessoas se esforçaram muito para conseguir conquistar individualmente seus objetivos ou a lidar com os ajustes de rota obrigatórios pelo contexto. Como diz o povo, o melhor do Brasil é o brasileiro, que não desiste nunca. Quanto mais estamos expostos a situações adversas, mais rapidamente aprendemos. Enfim, sobrevivemos a 2019!

Com um ano de tantos aprendizados, vamos às dicas para fazer o nosso 2020 mais bem-sucedido:

1)   Acredite em você – o mundo lá fora pode estar em ebulição, mas a forma como você vai encará-lo depende de como você se enxerga. Acredite: você é mais forte e capaz do que você pensa. Não queremos repetir frases motivacionais, mas a verdade é essa mesma - infelizmente muitas pessoas não tem autoconfiança suficiente para ir em frente. Mas quem conquistou algo em 2019 é porque partiu para ação e realizou. Ouse, arrisque. Não se intimide, peça, porque o não você já tem. Ouça sua intuição, ela é poderosa.

2)   Revisite suas crenças – algumas crenças podem ser limitantes e te impedir de chegar onde deseja; identifique-as – geralmente são as suas desculpas. Procure se ouvir quando responder a alguém o motivo de não seguir adiante em alguma situação ou projeto. Encontre as causas destas crenças e busque troca-las pelo antídoto para as crenças limitantes que são as crenças fortalecedoras. Reforce-as, elas te movem, te impulsionam. O passado não precisa ser igual ao futuro e nem é; se abra para novas oportunidades.

3)   Amplie seu autoconhecimento – se você quer ter sucesso, conheça a ti mesmo. Analise seus traços de personalidade, suas fortalezas, seus sabotadores, seus gatilhos de atitude, seus dons e talentos. Defina o que é sucesso para você, de verdade, profundamente, sem se preocupar com a definição de sucesso dos outros. Escreva, isso ajuda muito. E daí, faça suas escolhas: onde quer chegar, que caminhos te levarão aonde sonha? Então vá atrás dos seus objetivos; crie um plano de desenvolvimento para te ajudar a chegar lá. Parece mágico, mas garanto que funciona!

 4)   Cuidado com as notícias que ouve – é muito comum ser atingido por uma enxurrada de notícias e comentários externos; muitas informações são tendenciosas, ainda mais em época de fake news. Sempre tem alguém dando opiniões e nem sempre são bem fundamentadas. Alimente sua mente de bons conteúdos; escolha antes de ser escolhido. Coloque na sua lista de coisas a fazer, a leitura de pelo menos um bom livro por mês; ouça podcasts de especialistas de diferentes áreas. Amplie seu repertório e sua visão crítica será expandida de forma natural.

 5)   Reserve uma hora por dia para atingir os seus sonhos – pessoas determinadas e disciplinadas alcançam o sucesso mais facilmente. Dedique-se para chegar onde sonha. Sair da zona de conforto é um primeiro passo. 2019 não foi um ano confortável - os que conseguiram expandir para a zona de crescimento, alcançaram resultados consistentes. Ter foco, estratégia de ação, monitoramento da evolução, flexibilidade para se adaptar ao inesperado, agilidade para se reorganizar, persistência e humildade são competências importantes para o sucesso. Capriche!

 6)   Domine seus números – todas as atividades humanas envolvem números: desde o seu peso, seus índices médicos, sua conta bancária, seus seguidores nas mídias sociais, seus clientes. Números dominam nossa vida; pessoas da área de humanas: esta dica é para vocês também! Tenha claros quais são seus números atuais e onde quer chegar, quais as suas metas: quer emagrecer? comprar um carro novo? Planeja realizar uma viagem, que tipo? Quantos clientes precisa para seu funil de vendas? Vá atrás destes números desejados, acompanhe-os criteriosamente. Lembre-se que o que não se mede, não se melhora. Aprimore sua gestão financeira – Saber gerenciar seu dinheiro e seus bens te permitirá fazer escolhas mais assertivas para o seu 2020. Procure ajuda, busque orientação de especialistas; há coaches financeiros bem capacitados no mercado.

 7)   Aumente seu QI. – sua inteligência fluida, operacional, suas habilidades cognitivas treinadas e desenvolvidas contribuirão para a sua capacidade de encontrar melhores soluções para os mais diferentes problemas. Invista em seu desenvolvimento. Aprenda algo novo todo dia – estar aberto ao aprendizado é estar pronto para as mudanças que com certeza virão neste novo ano. Tem muita coisa interessante neste mundo para conhecer, aproveite!

 8)   Aumente seu QE – inteligência emocional é a base para relacionamentos mais saudáveis, inclusive com você mesmo. Entender nossos sentimentos e como gerenciá-los deveria ser, definitivamente, prioridade. E quem não precisa melhorar a forma de lidar com suas emoções, a forma de relacionar com os outros nos mais diferentes contextos e dilemas? O mundo teria mais paz se as pessoas tivessem um nível mais alto de autorregulação das emoções e habilidades sociais. Graças a Deus, o desenvolvimento das soft skills está na moda! Já foi o tempo em que as pessoas não podiam falar das emoções e sentimentos no ambiente corporativo. Ano novo, comportamento novo!

 9)   Pense criativamente – esta é uma das formas de alavancar o seu potencial de realização pessoal e profissional. Quando as pessoas são desafiadas, automaticamente um clic é feito: “preciso criar alguma solução para o problema apresentado” – o desafio instiga a criatividade. A criatividade gera a inovação, que gera a solução, que gera um mundo melhor. Provoque, portanto, condições para que a criatividade se manifeste: coloque juntas pessoas de diferentes idades, formações, classes sociais, culturas; faça conexões de assuntos divergentes, estimule a curiosidade, a espontaneidade, use humor. Divirta-se!

 10) Torne-se mais consciente – se preocupar em fazer algo corretamente é um dos traços de personalidade que mais predizem o sucesso pessoal e profissional. Pessoas conscientes sabem lidar com os recursos físicos, materiais, naturais; sabem lidar com diferentes culturas e a diversidade do ser humano; sabem a importância da ética e da integridade. A sustentabilidade do meio ambiente, dos talentos humanos é atitude norteadora de crescimento sustentável de um país. Pessoas conscientes tem visão de longo prazo, e nós sabemos, que o sucesso não acontece do dia para a noite. Seja exemplo!

 11) Cuide da saúde – nosso bem principal é a saúde física e mental; ela é a base para todas as demais atividades que queremos realizar. Não a trate com menos importância, mesmo quando tudo parece estar bem. Prevenção é sempre o melhor caminho. Alimente-se bem – alguns dizem que somos o que comemos. A sabedoria está no equilíbrio entre a necessidade e o prazer. Saia dos extremos. Mexa-se mais – com a tecnologia à nossa disposição, temos ficado mais tempo sentados. Fuja do sedentarismo: pratique um esporte, faça reuniões andando, entre numa aula de dança, faça um curso de atividades circenses, nade na piscina do prédio, leve o cachorro para passear – mesmo se for o pet do vizinho.

 12) Administre bem seu tempo – na realidade é fazer sua auto-gestão – o tempo é igual para todos e você não vai mudar isso. É necessário entender que a produtividade está ligada a alcançar a excelência em tudo o que se faz, mais do que fazer muitas tarefas em pouco tempo. Ser produtivo implica em aproveitamento, gerenciamento, domínio do que se faz. Saber o que colocar na agenda é fator crítico de sucesso. Evite procrastinar. Evite viajar demais com seu pensamento. Divida bem cada área da sua vida e distribua estes temas na sua agenda de forma estratégica e direcionada para atingir seus objetivos. Não adianta só trabalhar o tempo todo, é preciso dedicar tempo para descansar, se divertir, cuidar dos relacionamentos, da vida espiritual, financeira, acadêmica, etc. Seja sábio!

 13) Escolha bem com quem se associa – as boas parcerias te levam à melhores resultados. Os bons conselhos te ajudam a tomar decisões mais sábias. Associe-se com pessoas que te elevem em todos os sentidos. Não precisa deixar de lado amigos de longa data, mas é necessário se desenvolver e incentivar seus amigos também a buscarem novos patamares de excelência na vida pessoal e profissional. Se puderem crescer juntos, ótimo. Caso contrário, inclua novas pessoas em seu relacionamento em 2020.

 14) Pratique um hobby – não importa qual hobby, escolha um e pratique. Ter um passatempo que te faça bem é sair do automático, é um presente para si mesmo. Hobbies desenvolvem habilidades que às vezes nem imaginamos, nos trazem equilíbrio, diminuem o stress, dão prazer. A regularidade da prática gera benefícios inúmeros. São muitas as possibilidades: desde o mais comum de praticar um esporte, tocar um instrumento musical, fazer yoga, dança, fotografia, colecionar algo, pintura, desenho, prática de artes marciais, participar de grupos de teatro, pescar, jogar cartas ou jogos de tabuleiro, cantar em um coral, fazer aulas de gastronomia, explorar locais diferentes, escrever poesias ou um diário, fazer jardinagem, costurar ou bordar, até fazer artesanato, entre tantos outros. Enfim, desfrute!

 15) Seja gentil com os outros – todas as pessoas, mesmo as que você conhece, estão enfrentando batalhas às vezes íntimas e profundas que você não sabe nada a respeito. Na correria do dia a dia, nesse individualismo e narcisismo digital em que vivemos, nem sempre acolhemos a dor do outro ou mesmo a alegria de uma conquista que a pessoa quer compartilhar. Ser empático é no mínimo educado, A gentileza e empatia são curativas, funcionam como recargas de energia natural. Cultive a cultura da gentileza no ambiente de trabalho, no condomínio, na faculdade, na família, aonde estiver. Afinal, a gentileza não é inimiga da prosperidade; ela é importante na vida, nos negócios, no mundo.

 16) Seja gentil com você mesmo – o mundo já é duro demais; e o que dizemos a nós mesmos influencia nosso bem-estar. Aprenda a lidar com seus erros, seus julgamentos; reveja a régua das suas próprias expectativas. O primeiro respeito é com nós mesmos, com nosso corpo, nossa paz, nossas metas e nosso sucesso. Elogie-se mais. Celebre pequenas vitórias. Aprenda a se perdoar e a se amar mais. Deus caprichou tanto quando te criou! E te ama tanto! Lembre-se disso sempre que for duro demais consigo mesmo. J

 17) Família é importante – é nosso porto seguro. Independentemente de como sua família é formada – às vezes a família tradicional de antigamente já não é mais a família dos dias atuais, refiro-me às pessoas que acompanham sua vida por longa data. Família conhece a nossa história, torce por nós. Durante o ano de 2019, várias vezes fomos ensinados que a vida é um mistério, como um vapor que aparece e depois se desvanece. Pessoas famosas, jovens, em diferentes situações, perderam suas vidas de forma inesperada este ano. Nunca sabemos quando vamos encontrar nossos familiares novamente, por isso despeça-se sempre com palavras boas. Dê a eles o que você tem de mais precioso: seu tempo, sua presença, seu amor.

 18) Aproxime-se da Natureza – em tempos de tragédias naturais, preservar a natureza é fundamental, e tudo começa por estar mais perto dela. Saia, aproveite o ar livre, dedique pequenos momentos diários para estar junto a natureza. Desenvolva o hábito da observação seja na praia, campo, um parque na cidade, uma árvore no meio do caminho. Observe as plantas, os animais, os insetos – eu adoro observar as formigas! Aprenda com todos eles. Conectar-se com a natureza é relembrar da nossa humanidade, é reaprender sobre ritmos, sobre beleza, sobre milagres.

 19) Conheça novos lugares – viaje não só para lazer mas para evoluir. Amplie sua visão de mundo, suas perspectivas, seu repertório. Vá a lugares que você nunca foi, experimente comidas que nunca provou, ouça idiomas que nunca ouviu, conheça culturas in loco. Vivencie experiências diferentes, ouse caminhos e trajetos inusitados. Vá acompanhado, vá sozinho. Leve pouca mala, esteja presente física e mentalmente, faça detox digital, se preocupe mais em estar do que registrar.

20) Desenvolva sua Espiritualidade – em anos como este que tudo aconteceu, coisas boas e ruins, fica ainda mais evidente que a nossa relação com o divino é o que nos sustenta para enfrentarmos qualquer situação. Não me refiro a religião, embora considere isto relevante, mas ao sagrado que nos une ao Criador, à busca de significado para a vida, os conceitos que transcendem o tangível bem como aos ensinamentos de práticas e comportamentos saudáveis no relacionamento para com as demais pessoas. Fé e gratidão são motores e alavancas para uma vida feliz.

 Desejo que sejamos protagonistas influenciadores para um 2020 cheio daquelas pequenas realizações conscientes e positivas diárias que vão nos levar a uma vida plena onde nossos propósitos sejam alcançados individual e coletivamente. Que possamos ser a mudança que queremos ver no Brasil, a começar em nós, como exemplos de cidadania, ética e amor ao próximo. Feliz 2020!

Tania Moura

Marco Antonio Ferreira da Costa

Análises | Suprimentos | Business Intelligence (BI) | Supply Chain Management Logística | Lean Manufacturing | Renewable Energy | Financial Planning Excel Avançado | Tableau | Python (básico) | Gestão de Projetos

4 a

The best ever by profit project human

Vera Veiga

Founder and CEO Sustentabilidade e Valor Consultoria. Sustentabilidade- Estratégia-Governança ESG Speaker. Business mentor.

4 a

Bom texto, parabéns! Você faz uma retrospectiva do ano 2019 e um convite para mudanças em 2020. Relata formas e processos de se reinventar nós próximos anos, com temas muito interessantes e de auto ajuda.

Elisangela A. Alves Vieira

Conectar pessoas e melhorar vidas ❤️💛 Gente e Gestão, Recursos Humanos Generalista

4 a

Ao ler o artigo não poderia deixar de passar aqui para agradecer por compartilhar de forma muito clara e simples reflexões e práticas que não podemos nos esquecer nunca!

Joyce Costa

Analista Fiscal Diretos na Mazars no Brasil

4 a

muito bom obrigada pelo conteúdo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos