Emprego novo. Com que roupa eu vou?
Uma amiga me contou que tinha sido aprovada em um processo seletivo e ia começar na nova empresa nos próximos dias. Animada, me pediu sugestões para a roupa adequada para o primeiro dia de trabalho.
Resgatamos dicas de dress code da especialista em moda, Gloria Kalil, falamos sobre a importância do equilíbrio entre formalidade e informalidade ao se vestir em ambiente corporativo, discutimos sobre as diferentes culturas das empresas e suas formas de avaliar a aparência, e tantos outros conceitos. No meio desta boa prosa - que toda mulher gosta, contei para ela uma lenda do Vietnã “O mandarim e o alfaiate”. Conhece? pode ser encontrada em O livro das virtudes, volume 2 - o compasso moral:
“Um dia um homem recebeu a notícia de que acabara de ser nomeado mandarim. Ficou tão eufórico que quase não se conteve.
- Serei um grande homem agora - disse a um amigo. - Preciso de roupas novas imediatamente, roupas que façam jus à minha nova posição na vida.
- Conheço o alfaiate perfeito para você - replicou o amigo. - É um velho sábio que sabe dar a cada cliente o corte perfeito. Vou lhe dar o endereço.
E o novo mandarim foi ao alfaiate, que cuidadosamente tirou suas medidas. Depois de guardar a fita métrica, o homem disse:
- Há mais uma informação que preciso Ter. Há quanto tempo o senhor é mandarim?
- Ora, o que isso tem a ver com a medida do meu manto? - perguntou o cliente surpreso.
- Não posso fazê-lo sem obter essa informação, senhor. É que mandarim recém-nomeado fica tão deslumbrado com o cargo que mantém a cabeça altiva, ergue o nariz e estufa o peito. Assim sendo, tenho que fazer a parte da frente maior que a parte de trás. Anos mais tarde, quando está ocupado com seu trabalho e os transtornos advindos da experiência o tornam sensato, e ele olha adiante para ver o que vem em sua direção e o que precisa ser feito a seguir, aí então eu costuro o manto de modo que a parte da frente e a de trás tenham o mesmo comprimento. E mais tarde, depois que seu corpo está curvado pela idade e pelos anos de trabalho cansativo, sem mencionar a humildade adquirida através de uma vida de esforços, então faço o manto de forma que as costas fiquem mais longas que a frente.
"Portanto, tenho que saber há quanto tempo o senhor está no cargo para que a roupa lhe assente apropriadamente."
O novo mandarim saiu da loja pensando menos no manto e mais no motivo que levara seu amigo a mandá-lo procurar exatamente aquele alfaiate.”
Sensatez e humildade. Ótimos acessórios para qualquer que seja o traje escolhido.
Minha amiga e eu saímos do encontro comemorando seu novo emprego, contentes por refletir sobre o que esta situação representava e reconhecendo os significados que damos ao nosso trabalho e nossas conquistas.
TEDx Speaker, Sócia Fundadora da consultoria Maternidade nas Empresas, Mestra em Parentalidade, Criadora do Pacto pela Parentalidade, Embaixadora Co-Pai e Professora da Academia da Mulher do IVG
5 aQue bacana Tania! Não conhecia essa lenda, adorei! Sensatez e humildade é o novo "pretinho básico". Não tem erro! Beijos e obrigada por compartilhar, Luciana ;)
Top Voice | Facilito o desenvolvimento da Marca Pessoal para Líderes com o Programa "Carreira Brilhante". Ganhe confiança e clareza para ser um líder admirado! | Mentoria | Palestras | Treinamentos | EaaS
5 aAh.. o equilíbrio! Para tudo na vida, não é mesmo? A aparência é mais uma ferramenta para comunicarmos o que desejamos. Que saibamos usá-la!
Consultora - Economia Circular- ESG - Embalagens- Sustentabilidade
5 aSensatez e humildade... excelente texto!
Consultor de Recursos Humanos na Benner
5 aExcelente reflexão!!!
Processos Gerenciais | UNINOVE- Supervisora de Operações III
5 aEu gostei muito do texto, e fez todo sentido com tudo que aprendemos hoje no treinamento na Igreja Batista. Obrigada