Por que se preocupar com conteúdo?
Do blog Marketing B2B, da Intelligenzia
Chet Holmes, especialista em marketing e consultor estratégico, identificou um dado muito interessante referente ao mercado: segundo ele, apenas 3% dos clientes estão comprando no momento da oferta e 6% estão realmente dispostos a ouvir sobre o seu negócio.
Diante deste dado, é impossível não pensar que uma divulgação focada exclusivamente no oferecimento dos produtos e serviços esteja atingindo somente… os 3% dos clientes que estão comprando naquele momento. A tarefa fica ainda mais difícil, se você pensar no contexto B2B – quantas pessoas vão tomar a decisão pela sua empresa em um momento único? Nenhuma – o ciclo de prospecção para B2B dura, em média, seis meses a um ano.
Como fazer para atingir o seu público, os seus prospects, de forma mais efetiva?
É preciso criar estratégias de comunicação com geração de conteúdo útil para o seu potencial cliente, justamente para atingir os que estão fora da zona dos 3%. É preciso apresentar informações interessantes que vão além da divulgação de seus serviços. É preciso, enfim, manter uma conversa permanente com o seu público-alvo, com uma oferta de valor, neste caso, mais conhecimento e soluções para os problemas que o seu cliente encara.
A comunicação com conteúdo garante não só a boa relação com os seus clientes, como também traz oportunidades de novos negócios.
Visitantes podem ser transformados em leads para, a partir daí, ser possível realizar a gestão deste relacionamentos, transformando esses primeiros contatos em oportunidades de negócios, ou seja, em hotleads.
Eu não consigo gerar conteúdo
Claro, seria muito fácil dizer: “Ok, então nos contrate!” É claro que você precisa ter um profissional para construir a forma que esse conteúdo vai tomar, bem como a sua divulgação, mas você, como gestor da sua empresa, precisa também criar uma cultura organizacional para transformar a massa de dados que você usualmente lida em informação interessante.
Certamente, sua empresa conta com especialistas em determinadas áreas, ou com uma massa de dados relevante de onde é possível retirar informações. Ou talvez, sua experiência como gestor ofereça a você insights importantes, que podem construir valor para a sua marca no mercado. Tudo isso é informação e conteúdo de relevância.
Encontrado o assunto, a forma é mais fácil de ser definida. Você pode montar um blog para sua empresa, um white paper sobre o tema, um e-book, um email marketing. Existem hoje inúmeras ferramentas no mercado que dão suporte a uma estratégia bem organizada de marketing de conteúdo.
@MintCestas
10 aParabéns Emilia Bertolli. Muito esclarecedor!