Empreendedorismo é para jovens?
Quando a pulguinha do empreendedorismo me mordeu e excitou sobre a possibilidade de construir um produto e dele extrair um valor tangível, eu tinha 27 anos de idade. Recém-formado após 9 anos entre idas e vindas ao campus, me senti feliz por encontrar algo que me motivasse - trabalhar com TI te deixa acomodado com o tempo, é uma armadilha perigosa.
Para quem entra no mundo das startups perto ou acima dos 30 anos, a impressão que fica é que esse é um mercado dos jovens. Essa impressão é reforçada pela quantidade de listas de empreendedores com menos de 30 anos. O resultado é um desânimo que leva muitos a desistirem.
Acompanhando o feed de notícias da Entrepreneur, deparei-me com a imagem abaixo (em inglês). Nela, informações de qual idade tinham inventores notáveis, profissionais de sucesso e figuras públicas de destaque. É importante sempre deixar claro: uma ideia não tem idade certa para ser tida. Aliás, apesar de tudo começar nela, uma ideia sem execução vale pouco ou quase nada: seria simples ao senho Ando, criador do macarrão instantâneo, apenas reclamar da demora da fila.
Espero que essa lista lhe inspire, da mesma forma que me inspirou!