8 dicas de como se preparar para ser trainee
1 – Planeje-se. Desde o início da faculdade, é fundamental se planejar e saber o que precisa ser feito durante os 4 ou 5 anos de curso.
2 – Tenha foco. O ideal é você já uma ideia da área que deseja seguir carreira. Para com isso, poder investir melhor o tempo com cursos e estágios focados nesta área.
3 – Faça cursos extras. É um diferencial bastante competitivo no currículo, pois mostra que o jovem é interessado em aprender e se especializar constantemente. Não precisa ser necessariamente cursos pagos, tem várias opções gratuitas. O importante é manter-se atualizado.
4 – Invista no inglês e em outra língua estrangeira. A grande maioria dos processos seletivos exige inglês avançado. É obrigação tê-lo. Diferencial é ter uma 2ª língua estrangeira.
5 – Adquira experiência profissional. Um jovem que já trabalhou pode sair na frente dos outros, pois ele fica mais à vontade em um ambiente corporativo do que o outro que nunca tenha cumprido expediente.
6 - Faça trabalho voluntário. É importantíssimo não só para o currículo, mas para o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Na faculdade, existe várias oportunidades de trabalhar voluntariamente e ainda adquirir experiência profissional na área escolhida. Alguns exemplos são a AIESEC e empresa júnior. Eu fiz parte das duas e garanto que vale muito à pena!
7 – Defina que tipo de empresa você deseja atuar. Bens de consumo, indústria, mercado financeiro, construção, etc. É importante já ir pensando nisso, porque as oportunidades são inúmeras. Não adianta se candidatar a todos os processos só porque a empresa tem nome importante no mercado.
8 – Leia frequentemente. Pode ser livros de carreira, revistas como a Você S/A ou EXAME, ou qualquer outra. O importante é manter a mente aberta a novos conteúdos todos os meses.
Especialista em Gestão de Pessoas, Diversidade e Inclusão | Palestrante e empresária.
10 amuito boa dica!