Como construir crenças de marca

Como construir crenças de marca

Já parou para refletir o que leva alguém a acreditar em algo? Sim, a pergunta é ampla e aberta intencionalmente para levar você a pensar, afinal existem uma infinidade de ações que você faz diariamente sem saber; simplesmente por quê você acredita.

Talvez a fábula dos macacos na qual uma experiência científica colocou 5 animais numa jaula e no meio uma escada com um cacho de bananas no alto ilustre como fazemos as coisas simplesmente porque acreditamos. O fato é que quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele. Um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar do incentivo (bananas). Estabilizado o ambiente, os cientistas optaram por substituir um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada, mas foi retirado pelos outros que o surraram. Assim, depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Então um segundo macaco foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro, um quarto e, ao final, o último dos veteranos foi substituído. Acontece que o grupo final mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Este é um exemplo onde a típica resposta a pergunta do porquê do comportamento obteríamos a resposta: 'Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui'.

Em conversa recente com os amigos Sérigo Fausto e Andre Oliveria falávamos sobre a criação de uma nova religião e o fato de que a criação de uma cultura é muito longo - tipo uns 2.000 anos. Por isso, é comum encontrar um grupo de trabalhadores da construção civil no meio de tijolos, cimento brita e areia e ao perguntar o que estão fazendo a grande maioria responder 'estou construindo uma parede', outro grande grupo responderá 'estou construindo um templo' porém, apenas um pequeno grupo responderá 'estou construindo a fé'. Isto é crença.

Acreditar é um processo onde reforços positivos e negativos sobre comportamentos têm uma força incrível na formação de uma cultura. Para os seres humanos o processo de acreditar começa ouvindo de alguém em quem confiamos; por exemplo, um médico. Um grupo de perguntas sobre comportamento, dieta alimentar e algumas informações de peso, altura e pressão sanguínea são o suficiente para o diagnóstico de que uma pessoa acima do peso, com histórico de infartos na família e com péssima dieta alimentar tenha que mudar sua rotina. Algumas pessoas acreditam, outras talvez tenham que ver evidências e portanto irão requerer uma bateria de exames nas quais apontarão o mesmo diagnóstico. Por fim, existe um grupo que tem que experimentar para acreditar ... uma pena, pois nem todas sobreviverão ao infarto.

Abs p/ eles e bjs p/ elas

LE

Bruno Garcia

Gestão de Marketing | Negócios | Planejamento Estratégico de Marketing | Gestão de Produto | Educação

10 a

Muito bom Luiz!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz E. Buccos Silveira (陆毅 · 布科斯)

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos