#21 | Dasa nega avaliação de venda de fatia ou controle - e outras notícias.
📰 Sabemos o quão desafiador pode ser conseguir acompanhar todas as notícias que surgem diariamente sobre o setor de saúde suplementar.
Na edição dessa semana, entenda mais sobre os resultados da saúde, e outras notícias que movimentaram o setor.
Boa leitura!
Na manhã de terça-feira, 30/01, realizamos o primeiro evento do ano, em que o Prof. Adriel Branco, Dr. apresentou o tema RN 518 e Política de Investimentos: a Importância da Governança na Gestão dos Investimentos com a Redução da Selic.
Agradecemos todos que puderam participar conosco.
🎥 Como combinado, a gravação do evento ficará disponível em nosso canal no Youtube.
📺 Ao longo do ano teremos outros eventos importantes e relevantes para o setor, entre no XVI News para receber as atualizações.
📈 Os custos dos planos empresariais de saúde no Brasil superaram a média mundial. A inflação médica foi três vezes maior que a inflação oficial (o IPCA): enquanto os preços em geral aumentaram 4,8% no ano passado, a inflação médica subiu 14,1%. O reajuste nos planos empresariais pode chegar a 25%;
🎯 O Brasil possui a maior população e território da américa latina, o que torna desafios como eficiência operacional e distribuição de recursos mais amplos. A estratégia das operadoras para atrair novos clientes foi a de oferecer planos mais baratos aos donos de empresas que usam CNPJ para contratar “plano empresarial” para sua família.
💰 Estudo encomendado pelo Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS) à Ernst & Young conclui que fraudes e desperdícios levaram a perdas financeiras de até 34 bilhões de reais somente no ano de 2022.
➡️ Falsos pedidos de reembolso, superfaturamento de procedimentos e exames repetidos sem necessidade são exemplos de situações que oneram e colocam em xeque a sustentabilidade das operadoras e dos planos de saúde no Brasil.
📃 O problema reflete-se para todos os lados, incluindo o do usuário que, com frequência, tem de pagar mensalidades mais caras a fim de suprir os rombos crescentes.
📈 Segundo a FenaSaúde, representante das principais operadoras de planos de saúde do país, nos últimos 5 anos, as associadas da entidade abriram mais de 4 mil notícias-crime e ações cíveis contra fraudadores de planos médicos e odontológicos no país. Só em 2023 foram 2.042 casos, o que representa um aumento de 66% em comparação ao ano anterior.
Recomendados pelo LinkedIn
✍️ Para Vera Valente, as práticas fraudulentas comprometem a operação dos planos de saúde e causam impactos financeiros expressivos, exigindo esforços contínuos para preservar a integridade e confiança no setor. Na avaliação da entidade, o problema aumentou a partir da pandemia, impulsionado pela digitalização (os reembolsos foram uma porta significativa para essas práticas).
Receba notícias direto em seu WhatsApp! Sabemos o quão desafiador pode ser acompanhar todas as notícias, atualizações e novidades que surgem diariamente.
Nosso objetivo é compartilhar as perpectivas futuras do setor, e compreender as mudanças, desafios e oportunidades que podem afetar a gestão da sua empresa.
📉 Segundo especialistas, o mercado privado de saúde só deve ter uma retomada mais firme a partir de 2025. Reflexo de 2023, o desempenho desse ano ainda deve ser fraco, com empresas dependendo da maior redução da taxa de juros para reduzir endividamento, em especial hospitais e laboratórios.
➡️ As projeções de mercado indicam que a taxa de emprego terá queda neste ano quando comparada a 2023, o que afeta diretamente o volume de pessoas com plano de saúde. As operadoras movimentaram, até setembro, quase R$235 bilhões - é esse valor que financia a cadeia de saúde, uma vez que cerca de 95% dos procedimentos médicos são realizados via plano de saúde.
🏥 A notícia da Bloomberg de que a Dasa (DASA3) estaria avaliando alternativas estratégicas para seus negócios, incluindo a venda de uma participação ou do controle, pode levar a uma reação positiva do mercado com a visão de desalavancagem financeira para a empresa de saúde. Contudo, muitas dúvidas devem continuar no radar.
📈 A rede de saúde integrada encerrou o terceiro trimestre de 2023 com uma relação entre dívida líquida e Ebitda de 3,8 vezes, ou 5,6 vezes incluindo contas a pagar de fusões e aquisições (M&As) e ex-IFRS16. Desbloquear sinergias podem ser alguns dos atrativos para um negócio.
❗ O Itaú BBA ainda considera que muitos players podem se interessar pelos ativos da Dasa num cenário de venda das partes da operação.
Quer conversar sobre oportunidades para o seu negócio?
Assine para receber essa newsletter toda sexta-feira em seu Linkedin e e-Mail.
Aguardamos vocês na próxima edição.