24.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados

24.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados

Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB

Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o LEMOB consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.

Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.

Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogados

Automóveis

Leapmotor no Salão Automóvel de Bruxelas 2025: Apresentação do C10 com extensor de autonomia. A Leapmotor anuncia uma versão com extensor de alcance do C10. Os pedidos já são possíveis. As entregas começarão em março de 2025. O preço inicial é de 37.600 euros.

O BYD Fangcheng Tai 3 terá um drone incluído no teto. A BYD lançará neste trimestre um SUV elétrico com 500 km de autonomia, que se destacará pelo design, mas principalmente por ter um drone no teto. (ES)

A BYD demonstra uma característica especial do seu primeiro supercarro esportivo totalmente elétrico em um vídeo. O Yangwang U9 pode saltar sobre buracos e outros obstáculos graças ao sistema de suspensão Disus X.

Citroen 2CV pronto para retornar como um carro urbano retrô o “Duck”. A Citroën está considerando reviver o lendário 2CV mais de três décadas depois que o clássico sem frescuras saiu de produção, a Autocar pode revelar com exclusividade. O trabalho de design preliminar em um sucessor para o carro que é amplamente creditado por mobilizar a França do pós-guerra está em andamento, uma fonte sênior confirmou, embora o projeto esteja atualmente em um estágio inicial.

Wuling lança um carro elétrico de € 6.000 que mede o mesmo que um FIAT 500, mas tem mais espaço no porta-malas que um Toyota RAV4. Pequeno por fora, enorme por dentro. Esta frase resume perfeitamente a filosofia do novo Wuling Zhiguang EV, um carro elétrico urbano que custa pouco mais de 6.000 euros em seu país de origem. (ES)

______________________________

Frotas / Caminhões / Ônibus

Exportações de ônibus elétricos na China cresceram 28% em 2024. Em 2024, 15.444 ônibus movidos a novas energias foram exportados da China. Isso corresponde a um crescimento de 28,3% em comparação a 2023. Entre os fabricantes, a BYD está na liderança - assim como no caso dos carros NEV.

Bidfood aumenta para 50 caminhões elétricos da Renault Trucks. Desde 2021, a Bidfood Netherlands vem integrando veículos elétricos da Renault Trucks em sua logística. Atualmente, a empresa opera 25 Renault Trucks E-Tech e agora aumentará esse número para 50. A Renault Trucks produziu seu 2.000º caminhão elétrico. (EN)

Karsan entrega doze micro-ônibus elétricos para Florença. Com este lote, a fabricante turca está aumentando o número de ônibus elétricos entregues pela Karsan para a Itália para 250 unidades, de acordo com a fabricante. (EN)

Nova Bus recebe encomenda de 80 ônibus elétricos. A subsidiária canadense do Grupo Volvo, Nova Bus, recebeu um pedido de 80 ônibus elétricos do município regional de York, que fica na província canadense de Quebec e faz fronteira direta com a cidade de Toronto. As entregas estão programadas para começar em 2026, com os ônibus sendo fabricados na fábrica da Nova Bus em Saint-Eustache (Québec).

______________________________

Infraestrutura / Tópicos de carregamento

Lei, instalação e cobrança: desafios de recarregar carro elétrico no prédio.

______________________________

Bateria / Reciclagem / Lítio

Estudo sobre baterias de estado sólido: produtores estão sob pressão para inovar. A Cátedra de “Engenharia de Produção de Componentes de E-Mobilidade” (PEM) da Universidade RWTH Aachen concluiu com sucesso um estudo de consórcio sobre a futura produção de baterias de estado sólido inovadoras na Europa. A equipe de pesquisa analisou os principais desafios em intercâmbio com muitos parceiros industriais. Ela desenvolveu pontos de venda exclusivos para a produção nacional, bem como uma alternativa europeia à recentemente anunciada “China All-Solid-State Battery Collaborative Innovation Platform” (CASIP). (EN/DE)

Recuperação de matérias-primas críticas de baterias LFP. As baterias LFP (fosfato de ferro e lítio) são cada vez mais usadas em carros elétricos devido a sua segurança, maior vida útil e custos mais baixos. No entanto, reciclar essas baterias é um desafio devido às matérias-primas relativamente baratas. Portanto, a SusPhos e a TNO estão desenvolvendo um processo de reciclagem sustentável e economicamente viável para recuperar materiais críticos, como lítio e fosfato, dessas baterias. Este projeto contribui para as metas europeias de economia circular e reduz a dependência de materiais essenciais. (EN)

Northvolt: Negociações sobre financiamento, fábrica em Heide será construída posteriormente. As negociações sobre o resgate da fabricante sueca de baterias para carros elétricos Northvolt estão em andamento e dizem que há muito interesse. (DE)

Pesquisadores da Universidade de Aachen: Baterias usadas de carros elétricos são adequadas como dispositivos municipais de armazenamento de eletricidade. De acordo com um projeto de pesquisa, os municípios poderiam economizar muito dinheiro usando sistemas descentralizados de armazenamento de energia feitos a partir de baterias de veículos antigas. (DE)

______________________________

Política e Direito

Áustria

A isenção de impostos para carros elétricos na Áustria pode ser abolida. O futuro governo pode querer abolir a isenção fiscal para carros elétricos do imposto de seguro relacionado a veículos automotores. Como parte das negociações governamentais em andamento, foi anunciado em 16 de janeiro de 2025 que a abolição da isenção fiscal para carros elétricos no imposto de seguro relacionado a veículos automotores deverá gerar 65 milhões de euros em receita este ano. Atualmente, esse imposto é baseado no desempenho do motor de combustão e nas emissões de CO2 na estrada (o imposto mínimo é de 86,40 euros por ano). Ainda não foi anunciado como o imposto para veículos elétricos será calculado no futuro. (DE)

União Europeia

UE vai dar apoios para elétricos a todos os países e pede menos ideologia. A União Europeia está preparando uma proposta de incentivos para elétricos, que poderá ser utilizada por todos os países.

______________________________

Mais notícias

A Polestar planeja operar na França. A França foi um território desconhecido para a Polestar por muito tempo devido a uma disputa de marca registrada. Agora isso vai mudar: a marca sueco-chinesa planeja entrar no mercado no verão.

Nissan construirá fábrica de baterias para veículos elétricos em Kitakyushu. A Nissan anunciou planos para construir uma fábrica de baterias para veículos elétricos (VE) em Kitakyushu. A planta produzirá baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que são econômicas porque não usam metais raros. Com início de produção previsto para o ano fiscal de 2028, a fábrica dará suporte à meta da Nissan de equipar veículos elétricos leves com baterias avançadas. (EN)

Chefe da Peugeot: a política deve “estimular” as vendas de carros elétricos. A CEO da Peugeot, Linda Jackson, acredita que os políticos devem encontrar maneiras de estimular o mercado de carros elétricos novos e usados. (EN)

Stellantis atrai revendedores com bônus de vendas de carros elétricos. A Stellantis deve aumentar as vendas de carros elétricos livres de emissões locais devido as metas de CO2 da UE. O comércio em particular deve ajudar nisso. (EN)

A BYD coroou as vendas de EV da Tailândia em 2024 e ultrapassou a Toyota em. Na Tailândia, o número de registros de veículos puramente elétricos em 2024 foi de 70.137 unidades, queda de 8,1% ano a ano, com uma taxa de penetração de mercado de 14,0%. Entre as dez marcas mais vendidas, sete eram marcas chinesas, com a BYD ficando em primeiro lugar em vendas ao longo do ano, reivindicando mais de um terço da participação de mercado. (EN)

_________________________________________

LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.

Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Instituto LEMOB

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos