3ª Restrospectiva NDI: Urbanismo
Ao preparar uma apresentação, precisei recorrer a vários textos das NDIs sobre um assunto, e percebi que se eles estivessem todos reunidos numa só publicação o meu trabalho de busca seria muito menor. Isso me deu a ideia de publicar uma retrospectiva das 13 edições já lançadas. Será um tema de cada vez, em ordem aleatória. Os dois primeiros estão no ar (veja links ao final deste artigo). Espero que um dia isso possa ser útil para alguém! E boa leitura!
- Bernardo Romano anuncia o novo Código de Obras de Salvador, BA, que contou com a contribuição do Instituto Baiano de Direito Imobiliário. (confira)
- Luca Cadalora publicou artigo sobre o Novo Código de Obras de São Paulo, cuja meta, segundo o autor, é desburocratizar e tornar mais eficiente a aprovação de novas construções e reformas. (confira)
- Vinicius Monte Custódio publicou substancioso artigo na Revista do Curso de Direito da Faculdade da Serra Gaúcha, em que explica a diferença entre Direito Urbanístico e Direito do Ordenamento Territorial, distinção que traz importantes consequências práticas no caso do Distrito Federal. (confira)
- Conforme noticia Ricardo Campelo, o Barigui Woodland Park Residence, em Curitiba, foi palco da 9ª reunião de diretoria da Ademi/PR, em que se discutiram os principais temas do II Seminário “Construindo o Direito” realizado pelo Conselho Jurídico da CBIC. (confira)
- Carlos Leite compartilhou artigo do The Global Grid com os 20 melhores websites de planejamento urbano de 2017. (confira)
- Samir Abdu Mansur elogia a escolha da arquiteta Heloisa Proença para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, SP. (confira)
- No programa Academia, da TV Justiça, Fernando José Longo Filho concedeu interessante entrevista, com debate de Osmar Paixão e Diana Meireles da Mota, sobre a região metropolitana, sua gestão por Estados e Municípios, e suas diferenças com a RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento). (confira)
- Em vídeo da Arq.Futuro Brasil, Victor Carvalho Pinto trata da elaboração de Planos Urbanísticos no Brasil e em outros países. (confira)
- Márcia Terlizzi alerta que o Ministério das Cidades lançou caderno técnico sobre Estudo de Impacto de Vizinhança, organizado por Benny Schvarsberg, com orientações sobre elaboração e aplicação do instrumento. (confira). Para baixar a íntegra, clique aqui.
- Prefeitura de São Paulo só vendeu 22% dos CEPACs oferecidos no último leilão, segundo matéria da Folha de SP compartilhada por Alexandre Baldanza. (confira)
- A Saraiva está dando desconto na compra do livro Curso de Direito Urbanístico e das Cidades, de Georges Louis Hage Humbert. (confira)
- Em Portugal, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem o patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direcção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. A iniciativa reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil, e sua 6ª. edição será realizada em abril/2018 na cidade de Braga. (confira)
- O C-40 é uma entidade presidida pela Prefeita de Paris que reúne algumas das maiores cidades do mundo, e que está organizando o Reinventing Cities, um desafio internacional para o desenvolvimento de projetos de parceria público-privada para recuperar e ocupar imóveis degradados ou terrenos subaproveitados. Rio de Janeiro, Salvador e outras 13 metrópoles mundiais estão participando. O link para a reportagem de O Globo é de Flávia Vendittelli. (confira)
- A Cisco anunciou programa de US$ 1 bilhão para cidades inteligentes. (confira)
- Como seria São Paulo se projetos de urbanismo tivessem saído do papel? Para ter uma ideia, veja a reportagem da BBC Brasil compartilhada por José Antônio Apparecido Junior. (confira)
- “Não dá pra copiar e colar” é uma das dicas de Felipe Cavalcante, em sua entrevista concedida à ADIT Brasil, em que fala sobre a importância da aplicação das boas práticas do urbanismo no desenvolvimento urbano e nos empreendimentos planejados. Ele também destaca os principais pontos da 7ª edição do Complan, realizado com sucesso nos dias 17 e 18 deste mês. (confira)
- Na NDI#6 consta link para vídeo com Victor Carvalho Pinto falando da elaboração de planos urbanísticos no Brasil e em outros países. Neste novo vídeo, também produzido pela Arq.Futuro, o consultor do Senado Federal trata brevemente do planejamento urbanístico e da divisão entre União, estados e municípios. (confira)
- Em seu blog do Direito Civil & Imobiliário, Alexandre Junqueira Gomide realizou entrevista com Marcelo Manhães, vice-presidente do Conpresp (órgão municipal que trata dos tombamentos na cidade de São Paulo) e presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP, em que conversaram sobre temas como: (i) o funcionamento do Conpresp; (ii) o papel do advogado para a verificação de restrições administrativas na matrícula do imóvel; e (iii) o Estatudo da Cidade e a Transferência do Direito de Construir. (confira)
- Porque o Ministério das Cidades, a ser ocupado por Alexandre Baldy (confira), é tão cobiçado? Leia a reportagem do Nexo Jornal. (confira)
- José Antonio Apparecido Junior lançou, no último dia 4, seu livro Direito Urbanístico Aplicado. O livro pode ser adquirido no link a seguir. (confira)
- A nova lei de zoneamento de Curitiba, PR, está gerando muitas discussões urbanísticas. Alceu Nascimento divulgou excelente reportagem do Gazeta do Povo que comparou leis de zoneamento de outras cidades do planeta. (confira)
- Em março/2018 o Insper realizará, em São Paulo, SP, sob a coordenação de Danilo Igliori, o curso intensivo Urbanismo, cidades e liderança, com Edward Glaeser, Gesner Oliveira, Priscila Borin Claro, Washington Fajardo, Victor Carvalho Pinto e outros. (confira)
- Flavia Vendittelli compartilhou reportagem de O Globo sobre o fechamento de varandas. (confira)
- No evento Fomenta Rondônia, Alberto Silva falou de sua experiência no Porto Maravilha. (confira)
- Porque o design biofílico é tão importante? Para saber, leia o artigo de Scott West. (confira)
- Bernardo Romano disponibilizou o decreto recém publicado que regulamenta a regularização de edificações em Salvador, BA. A norma é fruto do trabalho conjunto entre a SEDUR, o IBDI e a ANOREG, e visa a impulsionar o desenvolvimento local. (confira)
- Marco Addor mostra o caminho para um portal com mais de 500 livros gratuitos de arquitetura. (confira)
- Complan Tech abre as portas para as novas tecnologias chegarem às empresas do setor imobiliário e urbanístico. (confira)
- A ADIT Brasil já produziu quatro livros: Nimby Wars, Férias Compartilhadas, Comunidades Planejadas e Direito Imobiliário. Se quiser conferir, clique no link a seguir. (confira)
- Confira o artigo de Alberto Silva sobre as PPP, suas oportunidades e desafios para os Município. (confira)
- No Rio de Janeiro, proprietário de apartamento que fechou sua varanda conseguiu decisão judicial reduzindo em 40% a mais-valia. (confira)
- Veja quais foram as Startups vencedoras, anunciadas durante o painel COMPLAN Tech, da ADIT Brasil, que apresentou os projetos de empresas de tecnologia com soluções para os problemas de mobilidade, desenvolvimento urbano, gestão de espaços públicos e comunidades, selecionados por meio de uma chamada pública. (confira)
- Flávia Vendittelli compartilhou a reportagem do RJTV, da Globo, sobre a desocupação recorde de imóveis na Zona Portuária. (confira)
- Soube por Victor Carvalho Pinto que o Banco Interamericano de Desenvolvimento contratou pesquisa em 2015 para avaliar as operações urbanas implementadas em SP. O resultado foi o excelente relatório de Camila Maleronka e Jason Anthony Hobbs, cuja íntegra pode ser obtida no link a seguir. (confira)
- Miriam Leitão, no programa História do Futuro, falou dos desafios das cidades, e entrevistou Carlos Leite em plena Avenida Paulista. (confira)
- Anote na agenda: a próxima Missão Técnica da ADIT Brasil será nos EUA, entre os dias 11 e 15 de maio. (confira)
- Prefeitura de SP quer mudar lei de zoneamento, com apartamentos maiores e mais vagas de garagem ao longo das grandes avenidas e desconto de 30% no valor das contrapartidas pagas pelas construtoras (confira). Para Henrique Gallo, alterações deveriam incluir a extinção da diferença entre área computável e não computável. (confira)
- Arranha-céus de Balneário Camboriú roubam o sol de quem está na praia, e lançamentos prometem torres de 81 andares. A sombra avança e as reclamações também. (confira)
- Cidade compacta, cidade dispersa: entenda, na entrevista de Camila Maleronka, urbanista e pesquisadora do Lincoln Institute of Land Policy, o que é a forma urbana. (confira)
- Arranha-céu giratório? Veja o vídeo do projeto. (confira)
- Veja a demonstração de um interessante modelo 3D animado que permite ver a interação entre veículos, pedestres e construções. (confira)
- Agora é oficial: 15 de dezembro passa a ser, por força de lei, o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. (confira)
- The Dubai Frame: Elisa Rosenthal Tawil listou alguns fatos e compartilhou um vídeo sobre o interessante edifício. (confira)
- O Forum Econômico Mundial listou as 10 tecnologias emergentes em 2017. Uma delas é a revolução no uso de água, lixo e energia, que permita comunidades sustentáveis. Assista ao vídeo compartilhado por João Bosco Capanema Bahia. (confira)
- Hong Kong está tão cara que os arquitetos estão construindo casas tubulares de pouco mais de 9m². (confira)
- Tem um projeto inspirador relacionado com o tema de habitação? Já participou na execução de boas práticas para melhorar o habitat? Participe do concurso “A Habitação no Centro da Nova Agenda Urbana”. (confira)
- José Rocha Filho compartilhou o link para download do “Brazil Builds”, o livro que apresentou a arquitetura brasileira para o mundo, originado da exposição realizada em 1943 no MoMA, em Nova Iorque. (confira)
- Mauro Faustino compartilhou matéria da Tecmundo sobre Barcelona e Amsterdã, dois modelos de cidades inteligentes. (confira)
- Confira, no artigo de Carlos Fernandes, a lista dos 6 maiores projetos que estão em construção pelo mundo. (confira)
- Veja a indicação de leitura de Marcelo Barbaresco sobre a revolução modernista da arquitetura e do mercado imobiliário nos anos 50 e 60. (confira)
- Victor Carvalho Pinto, inspirado, escreveu artigo sobre o subsídio ao setor elétrico e a ocupação de áreas de risco. Não deixe de ler. (confira)
- Assista ao vídeo sobre o Pier 2, um futurístico complexo de apartamentos. (confira)
- O Parachute Hybrids, conjunto residencial a ser construído em Moscou, Rússia, projetado pela Steve Holl Architects, e inspirado no paraquedismo, em homenagem a uma antiga base aérea que funcionava no local, acabou de vencer um concurso internacional de arquitetura. (confira)
- O Interlace é um condomínio residencial situado em Singapura, projetado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, formado por 31 edifícios idênticos de seis pavimentos cada, estruturados em formato hexagonal de planta, onde os blocos se encaixam diagonalmente e formam seis pátios. Confira a curiosa aparência no vídeo a seguir. (confira)
- A Adega da Herdade do Freixo é o “Building of the Year 2018” na categoria de Arquitetura Industrial. (confira)
- Novo prédio da Bloomberg tem a maior nota da história no Building Research Establishment Environmental Assessment Method. (confira)
- O Granja Marileusa foi destaque na reportagem do Jornal da Globo sobre a internet das coisas, compartilhada por Paulo Takito. (confira)
- Uma cidade onde ninguém precise dirigir? Veja a matéria compartilhada por Safira De La Sala. (confira)
- Novos edifícios em SP incluem pontos de recarga para carros elétricos. (confira)
- Colírios urbanos: veja os projetos inovadores de arquitetura em São Paulo. (confira)
- Descobri por Victor Carvalho Pinto: (i) que foi lançado o interessante handbook Finance for City Leaders, que traz uma análise atualizada, abrangente e aprofundada dos desafios colocados pela rápida urbanização e as diversas ferramentas de financiamento que os municípios possuem à sua disposição (confira); e (ii) que foi publicado o sumário executivo da MPV 818/2018, que altera o Estatuto da Metrópole e a Política Nacional de Mobilidade Urbana. (confira)
- Francisco Ribeiro Gago escreveu sobre a Resolução SMUL.SEOC.CPPU/003/2017, que dispõe sobre a inserção de anúncios especiais de lançamentos imobiliários, visíveis de logradouro público, na cidade de São Paulo. (confira)
- José Rocha Filho disponibilizou o link para a matéria do ArchDaily que traz os 26 livros sobre urbanismo que não podem deixar de serem lidos em 2018. (confira)
- A 6ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, em Portugal, deverá registrar um número recorde de inscrições. Concorrem projetos e intervenções de reabilitação urbana concluídos entre 1º de Janeiro de 2016 e 31 de Dezembro de 2017. (confira)
- Marcella Corrêa Martins escreveu artigo explicando as principais alterações na organização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento na Prefeitura de São Paulo. (confira)
- São Paulo rejeita adensamento que poderia deixá-la mais aprazível. (confira)
- The Guardian: Quais são as mais novas cidades do mundo, e porque todas elas parecem iguais? (confira)
- São Paulo: entidades criticam revisão “fora de época” na Lei de Zoneamento (confira), e para alguns, Doria quer “liberar geral” para o mercado imobiliário (confira). As audiências públicas já foram encerradas (confira). Como essa revisão impacta o futuro da cidade? A reportagem foi compartilhada por Angelo Kim (confira). E Juliana Domingos de Lima, após entrevistar Anthony Ling, Flavio Amary, Paula Santoro e Regina Meyer, lista as principais alterações (confira). O Construliga, de Marco Addor, disponibilizou o link para download gratuito da apresentação da Prefeitura de SP sobre o tema. (confira). Como se não bastasse a celeuma, o TJSP, em recente decisão liminar, em ação promovida pelo MP/SP sobre as novas Zonas Especiais de Proteção Ambiental (ZEPAM), suspendeu o direito de protocolo nos projetos da cidade, gerando imensa insegurança jurídica. (confira)
- Ainda em São Paulo: (i) soube por Paulo Oliveira que a cidade terá edifício floresta 100% construído em madeira certificada. (confira); (ii) leia o artigo de Carlos Leite sobre o Projeto de Intervenção Urbana do Novo Entreposto de São Paulo (PIU NESP), e como sua implantação oferece uma oportunidade de reorganizar positivamente a região com medidas compensatórias e estruturadas para que durante os próximos 50 anos os empreendedores consigam construir sustentadamente o entreposto e toda a cadeia produtiva associada. (confira); (iii) Prefeitura lança edital para conceder Ibirapuera e mais 5 parques à iniciativa privada por 35 anos (confira); (iv) está no ar, com captação até 06 de abril, o projeto “Prédios de São Paulo para crianças”, assinado por Tatiana Engelbrecht (confira); (v) assista ao vídeo sobre a Operação Urbana Consorciada Faria Lima (confira); e (vi) Prefeitura espera “ganhar” R$ 1,6 bilhões com concessão do Ibirapuera (confira).
- A Jeddah Tower, em construção na Arábia Saudita, deve ficar pronta em 2020, e será o primeiro edifício com mais de 1km de altura. Leia os comentários de João Bosco Capanema Bahia e assista ao vídeo. (confira).
- Rio de Janeiro: (i) veja na reportagem compartilhada por Claudio Andre Padilha que Castro que projeto aprovado na Câmara permite que casario do Largo do Boticário, no Cosme Velho, seja usado em atividades econômicas, como restaurantes e hotéis, desde que mantidas as características arquitetônicas (confira); e (ii) incorporadoras trocam obrigação de construir colégios por áreas verdes (confira).
- Na Espanha, o Coordenador Geral de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Mobilidade de Madrid, e o presidente do Espacio Caleido, colocaram esta manhã a primeira pedra de Caleido, o novo projeto imobiliário da capital, a ser inaugurado em 2020. O projeto conterá um edifício multiuso, com espaço de educação, cultura, saúde e lazer. (confira)
Retrospectivas anteriores
- 2ª Retrospectiva: condomínio e locação. (confira)
- 1ª Retrospectiva: alienação fiduciária e garantias. (confira)
Perdeu a última NDI?
Leia a NDI#13! (confira)
TITULAR REGISTRADOR DE IMÓVEIS
6 aSimplesmente fantástico. Muitas novidades. Em especial os "Blocos-casas" em Hong Kong. Maravilha. Haja inventividade. Abraços Dr. André.