3 atitudes mentais para nos ajudar a sentir que a vida está valendo a pena.

3 atitudes mentais para nos ajudar a sentir que a vida está valendo a pena.

O desenvolvimento da tecnologia através da computação expandiu nossas conexões, possibilidades e facilidades.

Estamos na sociedade on demand, onde diversas opções estão a apenas um ou alguns clicks de distância. Queremos comer? iFood. Assistir algo? Netflix. Conhecer uma nova pessoa? Tinder. Informação? Google.

São muitas possibilidades. Não surpreendente, é comum ouvirmos piadas sobre o quanto de tempo gastamos para escolher um filme ou série nos serviços de streaming, por exemplo.

Resolver nossos problemas e conseguir facilidades não deve ser algo ruim. Mas, nos últimos tempos, parece que a insatisfação humana anda aumentando. 

Como podemos nos sentir mais satisfeitos?

Para explicar, o psicólogo humanista Abraham Maslow desenvolveu a Hierarquia das Necessidades Humanas. A teoria diz que devemos satisfazer cinco níveis de necessidade - fisiológicas, de segurança, amor/relacionamento, estima e realização pessoal - para que alcancemos uma vida com maior significado.

E se na vida estamos desenvolvendo uma série de facilidades e expandindo nossas opções, como é que ainda nos sentimos tão frustrados e ansiosos?

Bem, acho que primeiro devemos adquirir uma visão mais realista da vida. É o que também defende Mark Manson, autor do livro A Sutil Arte de Ligar o F*da-se.

Naturalmente, a raiz da vida é termos problemas para resolver. São eles quem nos trazem aprendizado e crescimento. E tudo o que escolhemos fazer, trará um problema inerente que precisa ser resolvido.

Porém, ao mesmo tempo que devemos ter problemas, nosso instinto procura sempre nos guiar para um caminho de menor esforço. A ciência explica isso e Charles Duhigg comenta perfeitamente no O Poder do Hábito.

O grande número de opções e possibilidades nos faz ter uma sensação de que, independente da nossa escolha, sempre restará a dúvida por termos deixado de lado uma outra opção considerável.

Estamos caminhando para uma era onde tudo acontece de maneira rápida e prática. Mas como estamos lidando com as emoções e sentimentos que essas tantas opções nos trazem?

Precisamos treinar nossa mente. Buscar melhor entendimento dos nossos processos individuais

Queremos equilíbrio, work-life balance, vida plena e tudo o que nos é de direito. Buscamos aquele sentimento de que está valendo a pena viver a vida.

E nessa busca, me deparei com 3 mindsets que tem me ajudado muito a entender o que podemos fazer para enfrentar as dificuldades com aquele sentimento de que está valendo a pena. São eles:

A tradução literal do mindset é “mentalidade”, ou seja, é a forma como você educa sua mente a pensar. Também gosto muito de traduzir como “atitude mental”, que traz a ideia de uma prática reiterada e constante, demandando um posicionamento ativo da pessoa.

Como sabemos que estamos suscetíveis a diversos pensamentos, negativos e positivos, a ideia é que podemos educar nossa mente para bons pensamentos através da persistência.

A vida não tem receita pronta. Nossos desafios são diários. Nos sentir bem é o desafio. A ansiedade estará presente em diferentes níveis, por isso, precisamos aprender a lidar com ela através da nossa atitude mental.

Nos próximos artigos, vamos aprofundar um pouco mais em cada uma dessas atitudes mentais!

No alt text provided for this image

Referências:

Desenho Gráfico: Isadora Cavalcanti

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos