3 destaques de maio
Maio é o mês da mães, das noivas e dos casamentos e da Feira Hospitalar em Saúde. Este ano também tivemos o show da Madonna no Rio de Janeiro (sim, parece que já faz um tempão).
Com tantos compromissos não foi fácil acompanhar as novidades da IA na saúde, as notícias do mercado de saúde e participar de um treinamento de geração de evidência em Buenos Aires.
Se você perdeu algo que aconteceu este mês fique por dentro de tudo com os destaques de maio!
1. IA continua a pedir passagem
Todo mês vemos uma enxurrada de novidades de IA em saúde. Este mês fiz um post sobre o potencial da IA para reduzir filas no pronto socorro.
Mas o que chama a atenção é a dificuldade de comprovação científica e clínica do benefício de IA no setor de saúde. Um artigo de revisão chamou atenção para o problema e foi destacado nesta publicação.
Mas o que achei mais importante no mês foi este estudo controlado que demonstrou benefício clínico relevante do uso de IA para alertar cardiologistas sobre arritmias em seus pacientes. Very cool!
Outro destaque sobre IA foi o avanço que a regulamentação vem tendo na União Européia desde março e o projeto de lei aqui no Brasil que foi bem retratado neste artigo do Futuro da Saúde.
Tem curiosidade de como aprender mais sobre IA em saúde? Estes cursos podem te ajudar.
Recomendados pelo LinkedIn
2. No mercado da saúde gigantes se movem e operadoras ficaram expostas em meio a rescisão dos planos
Depois de divulgarem novo prejuízo ano passado, as operadoras de saúde foram capa de jornal, tiveram destaque internacional e causaram barulho nas mídias sociais por rescindirem contratos de usuários unilateralmente. Este artigo do Rafael Machado pode te ajudar a entender melhor a situação.
Ao mesmo tempo gigantes do mercado foram destaque na mídia. A DASA pela possibilidade de aporte da família controladora para reduzir as dívidas e a Rede Dor pelo anúncio de joint venture com a Bradesco Saúde.
3- RWE, RWD, geração de evidências e curadoria médica foram destaque
Estive em Buenos Aires para um treinamento sobre geração de evidência na indústria farmacêutica e destaquei alguns conceitos neste post. Os dados de vida real para gerarem evidência são fundamentais e alguns conceitos sobre RWD e RWE foram explorados nesta publicação.
Com o avanço do conhecimento científico e a proliferação de canais e formatos de atualização para o profissional da saúde, chamei a atenção para a necessidade de uma rotina de estudo e a ajuda que serviços de curadoria podem ter no nosso dia-a-dia.
Esperamos que junho venha cheio de novidades boas para o setor de saúde!
#Saúde #trends #maio24