Nvidia e suas operações em saúde
Tradicionalmente conhecida por design gráfico na indústria de games, a Nvidia lidera globalmente a revolução em inteligência artificial (IA) e com isto ganha um peso enorme para o setor de saúde.
Cuidados de saúde exige podem computacional para satisfazer a necessidade de medicina personalizada, aos hospitais da próxima geração e a melhor qualidade de cuidados e avanços na investigação biomédica para tratar e curar doenças. Com a NVIDIA, as instituições de saúde podem aproveitar o poder da IA e da computação de alto desempenho para definir o futuro da medicina
Site da empresa
Este artigo descreve alguns investimentos da californiana no setor de saúde.
A empresa tem foco em saúde, com investimentos na descoberta de medicamentos, em genômica, em robótica/devices e em imagem médica.
Descoberta de medicamentos
Em 2020, a Nvidia investiu no computador mais avançado da Inglaterra. Na Universidade de Cambridge ele é um aliado do sistema de saúde britânico para soluções de problemas complexos em saúde e para o design de novos medicamentos.
A Nvidia também investiu nos projetos de descoberta de medicamentos da empresa Recursion. Esta empresa insere dados biológicos de doença e de moléculas de medicamentos na nuvem para treinar modelos de IA. Já existe colaboração com a indústrica farmacêutica para o desenvolvimento de novos medicamentos com a Genentech e com a Astra Zeneca.
A capacidade computacional combinada ao histórico de dados, pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, além do conhecimento das universidades e laboratórios, está acelerando rapidamente o desenvolvimento de medicamentos. Onde antes se investia até 5 anos para organizar uma base de dados e avançar em testes pré-clínicos, agora este tempo foi reduzido para meses. Esta tendência da indústria adotar essas tecnologias só tende a crescer, tornando-as cada vez mais maduras e ampliando sua escala, tornando os testes clínicos mais direcionados, curtos e possivelmente mais com um barateamento do desenvolvimento de novas moléculas.
Genômica
Em 2021, a Nvidia anunciou parceria com Harvard para o desenho de uma plataforma genômica. A nova ferramenta faz sequenciamento genético em menos de 30 minutos.
A Nvidia investe pesadamente em ferramentas de sequenciamento, na análise do Genoma e em modelos de linguagem que possam melhor interpretar os achados atuais, bem como desenhar modelos de probabilidade para o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos.
Robótica e devices
Recomendados pelo LinkedIn
Em março de 2024, a empresa anunciou o lançamento de novas ferramentas voltadas para a saúde, chamados de agentes de saúde, que são atendentes baseadas em IA. O maior barulho veio da colaboração com a Hippocratic AI.
Os agentes de saúde são projetados para aprimorar tarefas como orientação sobre medicamentos, check-ins de pacientes e identificação de riscos à saúde.
Outra linha de ação da empresa é desenvolver poder computacional e ferramentas para a integração das tecnologias robóticas, prontuários eletrônicos e outros dados relevantes do cuidado do paciente para dar suporte a equipes de pesquisadores e aos profissionais da saúde.
Imagem Médica
Em 2018, junto com a Clara AI, lançou uma plataforma para lidar com imagens médicas. Recentemente, a empresa expandiu suas parcerias da Clara AI para Rx através de parceria com a Carestream Health. O último passo foi uma parceria com a GE para aumentar a capacidade de leitura da IA nos softwares da empresa.
Talvez a área médica onde mais tenhamos "ferramentaria" disponível para uso dos profissionais da saúde seja a radiologia. O poder computacional e os chips da Nvidia são desenhados para que exista maior integração e velocidade de processamento destes sistemas.
A Nvidia investe no nosso país
No Brasil, a Nvidia tem parcerias com centros e universidades locais para impulsionar a pesquisa. A Universidade Federal de Goiás foi pioneira e também há parcerias com o Instituto Mauá de Tecnologia e o SiDi. Existem planos para testes dos agentes de saúde em triagens de serviços de saúde no país e possível colaboração com o governo federal.
Conclusão
Ao diversificar suas parceiras e investir em áreas-chave para a medicina do futuro, a Nvidia se posiciona como um player importantíssimo no setor de saúde. A Nvidia não propõe repensar modelos de atendimento ou reinventar o setor de saúde, mas traz novas ferramentas que se tornarão imprescindíveis para a medicina do amanhã
#saúde #IA #Nvidia