3 DICAS PARA AUMENTAR JÁ AS SUAS VENDAS

3 DICAS PARA AUMENTAR JÁ AS SUAS VENDAS

Não se assuste com tamanho deste texto. Leva apenas 2 minutinhos para ler até o final e eu garanto que você vai gostar... Confira!

A primeira coisa que eu faço, quando inicio um novo trabalho de consultoria para a criação e apresentação de um programa de reciclagem técnico-comportamental de uma equipe de vendas, é convidar os profissionais participantes a fazer 3 exercícios de ‘aquecimento’:

·        Apuração dos níveis de motivação e comprometimento

·        Afinação do discurso “O que eu vendo”

·        “Só prescreva depois de diagnosticar”

Na positiva expectativa de que esses 3 exercícios possam ser úteis para também melhorar ainda mais a performance da sua equipe de vendas apresento um resumo de suas aplicações:

 Exercício 1: Apuração dos níveis de motivação e comprometimento

 Após combinar um mútuo compromisso de absoluta confidencialidade aplico uma ferramenta de apuração da atual motivação para o trabalho de cada profissional e o seu nível de comprometimento.

 O uso desta ferramenta tem nos ajudado a identificar se e como a gestão comercial tem colaborado, ou não, para a motivação e o nível de comprometimento da equipe de vendas.

 Se você quiser conhecer essa excelente ferramenta e os proveitosos resultados que ela propicia, entre em contato e eu lhe envio gratuitamente uma cópia e as suas instruções de uso (prospecta@prospectaconsultores.com.br).

  Exercício 2: Afinação do discurso “O que eu vendo”

 9 entre 10 vendedores, ao serem perguntados sobre o que vendem, praticam aquilo que eu chamo de “incontinência verbo-comercial”. Ou seja: descrevem, nos mínimos detalhes e com eloquentes autoelogios, as virtudes do seu produto/serviço, mas se esquecem de descrever e comprovar, em rápidas palavras, como o produto/serviço contribui para elevar a produtividade do processo de trabalho onde ele será utilizado e, assim, elevar a rentabilidade do usuário a partir da consequente redução do custo daquele processo.

  Exercício 3: “Só prescreva depois de diagnosticar”

 Uma das frases mais aplicáveis ao ofício de vender consultivamente é “A pressa é inimiga da perfeição”.

 Explico: no afã de obter a empatia e o ‘sim’ do seu interlocutor o vendedor comete um sério (e fatal) deslize contra a máxima “Só prescreva depois de diagnosticar”.

 Daí a minha ênfase na recomendação que sempre faço aos profissionais que assessoro: somente sugira uma solução e/ou realce as positivas e, espero, imbatíveis características competitivas do seu produto/serviço e como elas podem ser úteis para seu prospect após conhecer qual é a opinião do seu interlocutor sobre este ‘comparativo’.

 Ou seja: a característica competitiva mais valorizada pelo seu prospect é aquela que ele declarar como tal e que servirá de base para seu ‘discurso’ !!!

Que tal? Essas 3 dicas foram úteis?

Espero, sinceramente, que sim e que elas possam, por exemplo, ajudar sua equipe a elevar a taxa de conversão das 1as visitas em 1as vendas e também a melhor blindar seus clientes contra investidas da concorrência.

Se você achar oportuno e conveniente trocarmos mais ideias sobre como aplicar essas 3 e outras ferramentas que já utilizei na potencialização das habilidades de mais de 300 equipes de vendas e mais de 12.000 vendedores... entre em contato! Terei muito prazer em compartilhar várias sugestões práticas com você.

 Um abraço,

 Carlos Alberto Borgneth

 Gostou? Dê seu like e, se tiver um tempinho, comente e compartilhe!

 

Rodrigo Hogera

Conselheiro Consultivo | Consultor & Mentor Empresarial | Diretor Comercial no ramo Imobiliário | Liderança | Maratonista 42Km | Especialista em Vendas, Riscos, Contratos | Produtor de Conteúdos | +177mil Seguidores

1 m

Boa boa Carlos Alberto Borgneth 👏👏🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos