3 dicas para mulheres em cargo de gestão (e para as que querem chegar lá)
Recentemente me deparei com o dado de que apenas 23 empresas das 500 listadas pela Revista Fortune são lideradas por CEOs mulheres e fiquei me perguntando porque ainda existe esse disparidade tão grande no topo das companhias? Acredito que gênero não deveria ser um fato decisivo sobre a capacidade que uma pessoa têm em ascender em sua carreira, e sim, as habilidades técnicas e comportamentais - coisas que já vi de sobre em muitas mulheres com as quais tive a sorte e o privilégio de trabalhar.
A realidade é que em muitas organizações as mulheres não são incentivadas a assumir papéis de gestão com a mesma frequência com os homens, o que contribui para esse desequilíbrio. Esse é um problema real, que para além da qualificação individual das profissionais mulheres, dependo muito das políticas corporativas e de que essas questões sejam levantadas no ambiente de trabalho.
Eu vejo que as mulheres podem dar uma contribuição incrível em cargos de liderança. Não quero aqui fazer uma generalização, mas observo que enquanto a maioria dos homens é orientado para carreira e ao retorno financeiro, as mulheres têm um olhar muito mais holístico para as suas carreiras. Agem de forma autoreflexiva, valorizam o significado e o propósito do trabalho, além das relações interpessoais com os colegas... Fatores que ajudam muito em uma boa gestão de equipe.
Como uma mulher jovem que há alguns anos trabalha coordenando equipes, resolvi compartilhar algumas das coisas que me ajudaram ao longo desse tempo:
- Determinação: Os desafios existem e, às vezes, apesar do nosso esforço as coisas não saem como o planejado. Se você quer crescer na carreira e acredita que está no lugar certo para isso, cultive a determinação e persista com resiliência, autoconsciência e flexibilidade.
- Capacidade de ser multitarefa: Uma vez me pediram para que eu escrevesse a descrição do meu cargo e foi um desafio, sou responsável por realizar a gerenciar uma série de processos. Mas percebo que lidar bem com isso me ajuda muito no dia-a-dia.
- Empatia: Essa soft skill nos ajuda a compreender de forma mais profunda as pessoas que nos cercam e trabalhar melhor com as necessidades e potencialidades dos nossos times. Leia mais sobre o assunto, conheça dinâmicas e exercícios que podem ajudar a desenvolver essa competência. Vale a pena.
Como trabalho com saúde e no mês de outubro falamos muito sobre as especificidades da saúde física das mulheres, achei que seria interessante trazer um pouco também sobre as especificidades de carreira que nos afetam. O que você pensa sobre isso? Gostaria de acrescentar mais alguma dica à minha lista? Comente. :)